Comentário Bíblico
Adventista
Muitos corpos - (cba)
Mateus 27:52
Apenas Mateus registra este incidente relacionado com a crucifixão e a ressurreição de Jesus (comparar com Salmos 68:18; Efésios 4:8). Deve-se notar que, embora os túmulos tenham sido abertos no momento da morte de Cristo, os santos não ressuscitaram até o momento de Sua ressurreição (Mateus 27:53). Quão apropriado foi que Cristo trouxesse consigo do túmido alguns dos prisioneiros a quem Satanás havia mantido no cárcere da morte. Esses mártires saíram com Jesus imortalizados e, depois, subiram com Ele para o Céu (ver DTN, 786).
- 18 Tu subiste ao alto, levando os teus cativos; recebeste dons dentre os homens, e até dentre os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles. Salmos 68:18 8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Efésios 4:8 53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. Mateus 27:53
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ressurreição conhecida pelos sacerdotes e governantes
Mateus 27:52-53
Ver Mateus 28:2-4. Os cativos trazidos dos túmulos na época da ressurreição de Jesus eram Seus troféus como Príncipe conquistador. Assim, Ele atestou Sua vitória sobre a morte e a sepultura; assim, Ele fez uma promessa e um penhor da ressurreição de todos os justos mortos. Aqueles que foram chamados de seus túmulos foram para a cidade, e apareceram a muitos em suas formas ressuscitadas, e testificaram que Jesus havia de fato ressuscitado dentre os mortos, e que eles ressuscitaram com Ele ....
Era bem conhecido dos sacerdotes e principais que certas pessoas que estavam mortas haviam ressuscitado na ressurreição de Jesus. Relatos autênticos foram trazidos a eles de diferentes pessoas que viram e conversaram com esses ressuscitados, e ouviram seu testemunho de que Jesus, o Príncipe da vida, a quem os sacerdotes e governantes haviam matado, ressuscitou dos mortos ( O Espírito de Profecia 3 : 223 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 27:51-56
O fato de o véu ter se rasgado, significa que Cristo, através de sua morte, abriu o caminho a Deus. Agora temos o caminho aberto por Cristo até o trono de graça, o trono de misericórdia e ao trono de glória que está mais além. Quando consideramos devidamente a morte de Cristo, nossos duros e empedernidos corações deveriam rasgarse; o coração e não a roupa. o coração que não se rende, nem se derrete, onde se apresenta claramente Jesus Cristo crucificado, é mais duro que uma rocha. os sepulcros se abriram e muitos corpos dos santos que dormiam se levantaram. Não nos foi dito a quem eles apareceram e nem como desapareceram; e não devemos desejar saber mais do que está escrito.
As aparições aterradoras de Deus em sua providência, às vezes são realizadas de modo estranho para a convicção e o despertamento dos pecadores. Isto foi expresso no terror que caiu sobre o centurião e os soldados romanos. Podemos refletir, para nosso consolo, nos abundantes testemunhos dados sobre o caráter de Jesus; e procurando não causar ofensas e deixar nas mãos do Senhor que absolva o nosso caráter, se vivermos para Ele. Com os olhos da fé contemplemos a Cristo, e este crucificado, e sejamos contagiados com o grande amor com que nos amou. Mas seus amigos não puderam fazer mais do que contemplá-lo; eles o viram, mas não puderam ajudá-lo. Nunca foram divulgados de forma tão tremenda a natureza e os horríveis efeitos do pecado, quanto naquele dia em que o amado Filho do Pai foi pendurado na cruz, sofrendo pelo pecado, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. Rendamo-nos voluntariamente a seu serviço.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo; porque o Senhor o disse. Isaías 25:8 19 Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair. Isaías 26:19 14 Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos. Oséias 13:14 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. João 5:25-29 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:20 2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:2 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem. 1 Coríntios 11:30 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 1 Coríntios 15:51 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 1 Tessalonicenses 4:14 10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 1 Tessalonicenses 5:10 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:60