Comentário Bíblico
Adventista
Mistério - (cba)
1 Coríntios 15:51
Ver com. de Romanos 11:25.
Nem todos dormiremos - (cba)
1 Coríntios 15:51
Sobre o sono como metáfora da morte, ver com. de João 11:11. Paulo chama atenção para o fato de que alguns não morrerão, mas serão transladados do estado físico imperfeito para o estado celestial perfeito. Essa mudança instantânea os fará como os santos ressuscitados (ver GC, 322, 323; HR, 411, 412).
Transformados seremos todos - (cba)
1 Coríntios 15:51
A expressão “todos” inclui os que estiverem vivos quando Jesus voltar e os que morreram. Os primeiros terão o corpo mortal transformado em corpo imortal instantaneamente; os últimos serão ressuscitados com corpo imortal (cf. com. de 2 Coríntios 5:1-4).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um exemplo da ressurreição final
1 Coríntios 15:20,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52
Ver 1 Coríntios 13:12; Romanos 8:11. A ressurreição de Jesus foi um exemplo da ressurreição final de todos os que dormem Nele. O corpo ressuscitado do Salvador, Sua conduta, os acentos de Sua fala eram todos familiares a Seus seguidores. Da mesma maneira, aqueles que dormem em Jesus ressuscitarão. Conheceremos nossos amigos assim como os discípulos conheceram Jesus. Embora eles possam ter sido deformados, doentes ou desfigurados nesta vida mortal, ainda em seu corpo ressuscitado e glorificado, sua identidade individual será perfeitamente preservada, e devemos reconhecer, no rosto radiante com a luz que brilha do rosto de Jesus, os lineamentos daqueles que amamos ( The Spirit of Prophecy 3: 219 ).
- 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11
Personalidade preservada em um novo corpo
1 Coríntios 15:42-52
Nossa identidade pessoal é preservada na ressurreição, embora não as mesmas partículas de matéria ou substância material que foram para a sepultura. As maravilhosas obras de Deus são um mistério para o homem. O espírito, o caráter do homem, é devolvido a Deus, para ser preservado. Na ressurreição, cada homem terá seu próprio caráter. Deus, em Seu próprio tempo, chamará os mortos, dando novamente o fôlego da vida e ordenando que os ossos secos vivam. A mesma forma surgirá, mas estará livre de doenças e de todos os defeitos. Vive de novo com a mesma individualidade de características, para que amigo reconheça amigo. Não existe nenhuma lei de Deus na natureza que mostre que Deus devolve as mesmas partículas idênticas de matéria que compunham o corpo antes da morte. Deus dará aos justos mortos um corpo que O agradará.
Paulo ilustra esse assunto com o grão de grão semeado no campo. O grão plantado se decompõe, mas surge um novo grão. A substância natural no grão que se decompõe nunca é cultivada como antes, mas Deus lhe dá um corpo como Lhe aprouve. Um material muito mais fino irá compor o corpo humano, pois é uma nova criação, um novo nascimento. É semeado um corpo natural, é ressuscitado um corpo espiritual ( Manuscrito 76, 1900 ).
O toque final da imortalidade
1 Coríntios 15:51-55
Ver Isaías 65:17; Mateus 25:21; 1 Tessalonicenses 4:16,17; Apocalipse 5:12; Apocalipse 21:4. Temos um Salvador vivo e ressurreto. Ele rompeu os grilhões da tumba depois de ter ficado ali três dias, e em triunfo. Ele proclamou sobre o sepulcro rasgado de José: “Eu sou a ressurreição e a vida”. E Ele está vindo. Estamos nos preparando para Ele? Estamos prontos para que, se adormecermos, possamos fazê-lo com esperança em Jesus Cristo? Você está trabalhando pela salvação de seus irmãos e irmãs? O Doador da vida logo virá. O Doador da vida está vindo para quebrar os grilhões da tumba. Ele deve trazer os cativos e proclamar: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Lá está o anfitrião ressuscitado. O último pensamento foi sobre a morte e suas dores. Os últimos pensamentos que tiveram foram sobre o túmulo e o túmulo, mas agora eles proclamam: “Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó túmulo, onde está a tua vitória? " As dores da morte foram as últimas coisas que sentiram. “Ó morte, onde está o teu aguilhão? " A última coisa que reconheceram foi a dor da morte. Quando eles acordam, a dor desaparece ....
- 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Isaías 65:17 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Apocalipse 5:12 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4
Aqui estão eles, e o toque final da imortalidade é colocado sobre eles, e eles sobem para encontrar seu Senhor nos ares. Os portões da cidade de Deus balançam em seus gonzos, e as nações que guardam a verdade entram. Há colunas de anjos de cada lado, e os resgatados de Deus entram por entre querubins e serafins. Cristo lhes dá as boas-vindas e coloca sobre eles Sua bênção. “Muito bem, servo bom e fiel: ... entra no gozo do teu Senhor.” Que alegria é essa? Ele vê o trabalho de Sua alma e fica satisfeito.
É para isso que trabalhamos. Aqui está alguém que, durante a noite, suplicamos a Deus por ele. Há um com quem conversamos em seu leito de morte, e ele pendurou sua alma indefesa em Jesus. Aqui está alguém que era um pobre bêbado. Tentamos fixar seus olhos naquele que é poderoso para salvar e dissemos que Cristo poderia lhe dar a vitória. Há coroas de glória imortal sobre suas cabeças, e então os remidos lançam suas coroas resplandecentes aos pés de Jesus; e então o coro angelical dá a nota de vitória, e os anjos nas duas colunas iniciam a canção, e a hoste redimida se junta como se tivesse cantado a canção na terra, e assim o fizeram.
Oh, que música! Não há uma nota desarmoniosa. Cada voz proclama: “Digno é o Cordeiro que foi morto”. Ele vê o trabalho de Sua alma e fica satisfeito. Você acha que alguém lá gastará tempo para contar sobre suas provações e terríveis dificuldades? "O primeiro não será lembrado, nem virá à mente." “Deus enxugará de seus olhos todas as lágrimas” ( Manuscrito 18, 1894 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:51-58
Nem todos os santos morrerão, porém todos serão transformados. Muitas verdades do Evangelho que estavam ocultas em mistérios serão reveladas. A morte nunca aparecerá nas regiões às quais o nosso Senhor levará os seus santos ressuscitados. Portanto, procuremos a plena segurança da fé e da esperança, para que em meio à dor, e na expectativa da morte, possamos pensar com calma nos horrores da sepultura, certos de que apenas os nossos corpos dormirão ali, enquanto as nossas almas estarão presentes com o Redentor.
O pecado dá à morte todo o seu poder nocivo. O aguilhão da morte é o pecado, porém Cristo ao morrer, tirou este aguilhão; Ele fez expiação pelo pecado; ele obteve a remissão dos pecados.
A força do pecado é a lei. Ninguém pode responder às suas exigências, suportar a sua maldição ou acabar com as suas transgressões. Daí vem o terror e a angústia. Por isso a morte é terrível para o incrédulo e impenitente. A morte pode surpreender o crente, mas não pode retê-lo em seu poder. Quantos mananciais de gozo para os santos, e de gratidão a Deus, foram abertos pela morte e ressurreição, pelos sofrimentos e pelas conquistas do Redentor!
No versículo 58, temos uma exortação a que os crentes sejam firmes e constantes na fé neste Evangelho que foi pregado pelo apóstolo, e que eles receberam. Além disso, são exortados a permanecerem inabaláveis em sua esperança e expectativa deste grande privilégio de ressuscitar incorruptível e imortal, para abundar na obra do Senhor, fazendo sempre a sua obra, e obedecendo os seus mandamentos. Que Cristo nos dê a fé, e aumente a nossa fé, para que não somente estejamos a salvo, mas também alegres e triunfantes.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 227

Patriarcas e Profetas, Pág. 89

O Grande Conflito, Pág. 322

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 422

Atos dos Apóstolos, Pág. 321

Vidas Que Falam, Pág. 223
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; 1 Coríntios 2:7 1 Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 1 Coríntios 4:1 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2 9 fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs Efésios 1:9 3 como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, Efésios 3:3 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. Efésios 5:32 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:6,18,20 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:14-17 21 que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas. Filipenses 3:21 2 Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu, 4 Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 2 Coríntios 5:2,4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 227

Patriarcas e Profetas, Pág. 89

O Grande Conflito, Pág. 322

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 422

Atos dos Apóstolos, Pág. 321

Vidas Que Falam, Pág. 223