Comentário Bíblico
Adventista
E ainda - (cba)
1 Coríntios 15:18
Paulo apresenta outra consequência inevitável de se negar a ressurreição.
Dormiram - (cba)
1 Coríntios 15:18
Ver com. de 1 Coríntios 15:6.
Em Cristo - (cba)
1 Coríntios 15:18
Para os coríntios, isto se referia em primeiro lugar aos cristãos mortos, mas num sentido mais amplo, refere-se a todos que, desde Adão até o final da história humana, morreram crendo que a confissão dos pecados e a fé no sangue expiatório do Salvador lhes assegurariam perdão e vida eterna.
Pereceram - (cba)
1 Coríntios 15:18
Se não há ressurreição, então os que morreram permanecem mortos, as perspectivas defendidas pelo cristianismo são um engano cruel, e todos os justos mortos estão condenados a permanecer em seus túmulos. Nenhuín cristão pode aceitar conclusões que destruam sua esperança. Assim, o raciocínio de Paulo outra vez enfatiza a posição vital da ressurreição na doutrina cristã (ver com. de 1 Coríntios 15:16).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:12-19
Havendo mostrado que Cristo havia ressuscitado, o apóstolo responde aos que diziam que não há ressurreição. Não haveria justificação nem salvação se Cristo não tivesse ressuscitado. se Cristo ainda estivesse entre os mortos, a fé em Cristo não seria vã e inútil? O que prova a ressurreição do corpo é a ressurreição do nosso Senhor. Até os que morreram na fé teriam perecido em seus pecados se Cristo não tivesse ressuscitado. Todos os que crêem em Cristo têm esperança nEle, como Redentor; esperança de redenção e salvação por Ele. Porém, se não existisse ressurreição ou recompensa futura, a esperança deles nEle seria somente para esta vida. Estariam em pior condição que o restante da humanidade, especialmente na época e circunstâncias em que o apóstolo escreveu, porque naquela ocasião, os cristãos eram odiados e perseguidos por todos os homens. Porém, na realidade não é assim; estes, dentre todos os homens, desfrutam bênçãos firmes em meio a todas as suas dificuldades e provas, mesmo nos tempos das maiores perseguições.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 320

O Grande Conflito, Pág. 546
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 1 Coríntios 15:6 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 1 Tessalonicenses 4:13,14 13 Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16