Comentário Bíblico
Adventista
Como foi o primeiro homem, o terreno - (cba)
1 Coríntios 15:48
Isto é, Adão. Todos os descendentes de Adão partilham sua natureza pecaminosa. Eles são frágeis, mortais e sujeitos a corrupção e morte.
Celestial - (cba)
1 Coríntios 15:48
Na ressurreição, o corpo dos santos será transformado, e o novo corpo será “igual ao corpo da Sua [de Cristo] glória” (Filipenses 3:20,21).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um exemplo da ressurreição final
1 Coríntios 15:20,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52
Ver 1 Coríntios 13:12; Romanos 8:11. A ressurreição de Jesus foi um exemplo da ressurreição final de todos os que dormem Nele. O corpo ressuscitado do Salvador, Sua conduta, os acentos de Sua fala eram todos familiares a Seus seguidores. Da mesma maneira, aqueles que dormem em Jesus ressuscitarão. Conheceremos nossos amigos assim como os discípulos conheceram Jesus. Embora eles possam ter sido deformados, doentes ou desfigurados nesta vida mortal, ainda em seu corpo ressuscitado e glorificado, sua identidade individual será perfeitamente preservada, e devemos reconhecer, no rosto radiante com a luz que brilha do rosto de Jesus, os lineamentos daqueles que amamos ( The Spirit of Prophecy 3: 219 ).
- 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11
Personalidade preservada em um novo corpo
1 Coríntios 15:42-52
Nossa identidade pessoal é preservada na ressurreição, embora não as mesmas partículas de matéria ou substância material que foram para a sepultura. As maravilhosas obras de Deus são um mistério para o homem. O espírito, o caráter do homem, é devolvido a Deus, para ser preservado. Na ressurreição, cada homem terá seu próprio caráter. Deus, em Seu próprio tempo, chamará os mortos, dando novamente o fôlego da vida e ordenando que os ossos secos vivam. A mesma forma surgirá, mas estará livre de doenças e de todos os defeitos. Vive de novo com a mesma individualidade de características, para que amigo reconheça amigo. Não existe nenhuma lei de Deus na natureza que mostre que Deus devolve as mesmas partículas idênticas de matéria que compunham o corpo antes da morte. Deus dará aos justos mortos um corpo que O agradará.
Paulo ilustra esse assunto com o grão de grão semeado no campo. O grão plantado se decompõe, mas surge um novo grão. A substância natural no grão que se decompõe nunca é cultivada como antes, mas Deus lhe dá um corpo como Lhe aprouve. Um material muito mais fino irá compor o corpo humano, pois é uma nova criação, um novo nascimento. É semeado um corpo natural, é ressuscitado um corpo espiritual ( Manuscrito 76, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:35-50
Observe:
1. Como os mortos ressuscitarão, isto é, por que meios? Como podem ressuscitar?
2. Quanto aos corpos que ressuscitarão, terão a mesma forma, estatura, membros e qualidades?
A primeira objeção é daqueles que se opõem à doutrina; a segunda, dos curiosos.
A resposta para a primeira é: será efetuada pelo poder divino; esse poder que todos vêem absoluto parecido, ano após ano, na morte e no reviver do trigo. É néscio questionar o absoluto poder de Deus para ressuscitar os mortos, quando o vemos diariamente vivificando e fazendo reviver coisas que estão mortas. A resposta para a segunda pergunta é: os grãos sofrem uma grande transformação, e assim será com os mortos, quando forem levantados e viverem outra vez. A semente morre, ainda que uma parte dela brote para a vida nova; porém, não podemos entender como isto acontece. As obras da criação e da providência nos ensinam diariamente a ser humildes, e a admirarmos a sabedoria e a bondade do Criador. Há uma grande variedade entre os outros corpos, como há entre as plantas. Há uma variedade de glória entre os corpos celestes. Os corpos dos mortos, quando forem levantados, serão adequados para o estado celestial; e haverá uma variedade de glória entre eles.
Enterrar aos mortos é como entregar a semente à terra, para que brote dela outra vez. Nada é mais aborrecível que um còrpo morto. Porém, na ressurreição, os crentes terão corpos preparados para estarem unidos para sempre a espíritos que se tornaram perfeitos. Todas as coisas são possíveis para Deus. Ele é o Autor e a Fonte da vida espiritual e da santidade para todo o seu povo, pela provisão de seu Espírito Santo para a alma; também vivificará e transformará o corpo por obra de seu espírito. Os mortos em Cristo não serão somente ressuscitados, mas ressuscitarão gloriosamente transformados. Os corpos dos santos serão transformados quando ressuscitarem. Então, serão corpos gloriosos e espirituais, aptos para o mundo celestial e para o estado celestial, onde viverão para sempre e eternamente. O corpo humano, em sua forma presente e com suas necessidades e fraquezas, não pode entrar no reino de Deus nem desfrutar dele. Então, não semeemos para carne, da qual só podemos colher corrupção. O corpo segue o estado da alma. Portanto, aquele que se descuida da vida da alma, expulsa o seu bem presente; aquele que se recusa a viver para Deus, desperdiça tudo o que tem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 1 Coríntios 15:21,22 3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. Gênesis 5:3 4 Quem do imundo tirará o puro? Ninguém. Jó 14:4 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. 13 Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abund muitos. 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:12-21 20 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas. Filipenses 3:20,21