Comentário Bíblico
Adventista
Então - (cba)
1 Coríntios 15:24
Do gr. eita, “seguinte”, “depois” (ver com. de 1 Coríntios 15:23). Eita nunca significa “ao mesmo tempo”. Em Marcos 4:17,28, as palavras “logo”, “depois”, “por fim” [eita] são usadas para indicar sequência cronológica. Portanto, não se diz que o evento seguinte ocorre ao mesmo tempo em que a ressurreição dos justos. Em vez disso, eita introduz uma nova época, que segue um intervalo de tempo.
- 23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 1 Coríntios 15:23 17 mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 28 A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. Marcos 4:17,28
Virá o fim - (cba)
1 Coríntios 15:24
O significado de “o fim” poderia ser questionado se Paulo não o tivesse explicado na sequência. Ele se referiu à grande controvérsia que traz dor e sofrimento ao universo. Não se pode ir além disso com segurança, visto que as Escrituras não dão luz específica sobre o assunto.
Quando - (cba)
1 Coríntios 15:24
Do gr. hotan, “no tempo que”, usado frequentemente em referência a acontecimentos dos quais o autor está certo, mas cujo tempo não se atreve a estabelecer.
Reino - (cba)
1 Coríntios 15:24
É difícil estabelecer o significado exato da palavra “reino” neste contexto, mas ela pode ser considerada legitimamente a partir dos seguintes pontos de vista: (1) O reino deste mundo se rebelou contra Deus. Cristo veio restaurá-lo ao governo de Deus e, quando Sua tarefa estiver completa, Ele entregará, por assim dizer, o reino restaurado ao Pai. (2) O Salvador veio estabelecer “o reino dos céus” (ver com. de Mateus 3:2; Mateus 4:17; Marcos 1:15) e, quando esta obra estiver finalmente concluída, Ele dará esse reino ao Pai. Isso se harmoniza a todo o teor da vida de Cristo, pois Ele viveu para glorificar a Deus (Lucas 2:49; João 4:34; João 6:38; João 17:4). Assim que isso acontecer, o Pai receberá novamente a completa soberania, pois toda a oposição terá sido vencida, e a unidade reinará em todo o universo (GC, 678).
- 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:2 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17 15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:15 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? Lucas 2:49 34 Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. João 4:34 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38 4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. João 17:4
Quando houver destruído - (cba)
1 Coríntios 15:24
Ou, “assim que tiver abolido”.
Principado - (cba)
1 Coríntios 15:24
Do gr. archê, “soberania”, “governo”. O plural, archai, é traduzido como “principados” (Romanos 8:38; ver com. ali).
Potestade - (cba)
1 Coríntios 15:24
Do gr. exousia-, ver com. de Romanos 13:1.
Poder - (cba)
1 Coríntios 15:24
Do gr. dynamis, “governo”, “autoridade”, neste caso, descreve os poderes que se opõem a Deus, tanto terrestres quanto celestiais (cf. com. de Efésios 1:21; Efésios 6:12).
- 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:21 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Efésios 6:12
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:20-34
Àqueles que por fé se unem a Cristo, por sua ressurreição, é assegurado a sua própria ressurreição. Por causa do pecado do primeiro Adão, todos os homens se tornaram mortais, porque todos passaram a ter a sua mesma natureza pecaminosa. Assim, por meio da ressurreição de Cristo, todos se tornaram participantes do Espírito, e da natureza espiritual; ressuscitaremos e viveremos para sempre.
Haverá uma ordem na ressurreição. O próprio Cristo foi o primeiro; em sua vinda ressuscitará o seu povo redimido antes das demais pessoas; ao final, os ímpios também serão ressuscitados. Então, será o fim do presente estado das coisas. Se queremos triunfar nessa solene e importante ocasião, detemos submetermo-nos agora ao seu reinado, aceitar a sua salvação, e viver para a sua glória. Então, nos regozijaremos ao concluir-se a sua obra, para que Deus receba toda a glória de nossa salvação, o sirvamos para sempre e desfrutemos o seu favor.
O que farão aqueles que se batizam pelos monos, se de modo algum os mortos ressuscitam? Provavelmente aqui o batismo seja usado como uma figura de aflições, sofrimentos e martírio, como em Mateus 20.22,23. O que é, ou o que será daqueles que sofreram muitos danos graves e até perderam a sua vida por causa desta doutrina da ressurreição, se os mortos de modo nenhum ressuscitam?
Qualquer que seja o significado, sem dúvida os coríntios entendiam o argumento do apóstolo. Para nós é evidente que o cristianismo seria uma confissão néscia, se não nos propusesse esperanças para mais além desta vida, ao menos em tempos de perigo, como nos primeiros tempos, e muitas vezes desde então.
É lícito e adequado que os cristãos saibam que possuem benefícios para si mesmos por sua fidelidade a Deus; e que dêem fruto para a santidade, e que o nosso fim seja a vida eterna. Porém, não devemos viver como animais porque não morremos como eles. Deve ser a ignorância sobre Deus o que leva alguém a não crer na ressurreição e na vida futura. Aqueles que reconhecem que existe um Deus e uma providência, e observam quão injustas são as coisas na vida, e quão frequentemente vai muito mal aos melhores homens, não podem duvidar de um estado futuro onde tudo será corrigido com justiça. Não nos juntemos aos ímpios, mas advirtamos a todos os que nos rodeiam, especialmente às crianças e aos jovens, para que os evitem, como evitariam uma peste. Despertemos para a justiça e não pequemos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. 9 Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim. 13 Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias. Daniel 12:4,9,13 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 10:22 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mateus 13:39,40 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:13 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 1 Pedro 4:7 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:7 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. 27 O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Daniel 7:14,27 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mateus 11:27 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mateus 28:18 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Lucas 10:22 35 O Pai ama ao Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. João 3:35 3 Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, João 13:3 15 a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; 1 Timóteo 6:15 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre. Daniel 2:44 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 1:11 20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 5:20 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, Romanos 8:38