Comentário Bíblico
Adventista
Sangue e carne - (cba)
Efésios 6:12
Sequência oposta em relação a Mateus 16:17; 1 Coríntios 15:50; e Gálatas 1:16. Paulo não quis dizer que os cristãos não encontram inimigos entre os seres humanos, pois a igreja sempre sofreu nas mãos de homens maus.
- 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:17 50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. 1 Coríntios 15:50 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, Gálatas 1:16
Ele se refere a esses espíritos e poderes superiores aos seres humanos em inteligência, bem como em astúcia maligna, as forças satânicas dispostas em rebelião aberta contra Deus e contra Seus filhos. O conflito entre Cristo e Satanás não é de dimensões locais ou terrenas; é de dimensão cósmica, abrangendo todo o universo de Deus.
Principados (...) potestades - (cba)
Efésios 6:12
Ver com. de Romanos 8:38; Efésios 1:21; Efésios 3:10; Colossenses 2:15.
- 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, Romanos 8:38 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:21 10 para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, Efésios 3:10 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. Colossenses 2:15
Dominadores deste mundo - (cba)
Efésios 6:12
Literalmente, "governantes do mundo das trevas deste século". Evidências textuais apoiam a variante "governantes mundiais desta escuridão" (ver com. de Romanos 8:38). É evidente que Paulo se refere aos espíritos malignos, que exercem certo grau de autoridade sobre o mundo (ver sobre o "príncipe deste mundo”, em João 12:31; João 14:30; João 16:11). A natureza pessoal do diabo também era evidente para o autor do Apocalipse (Apocalipse 2:10; Apocalipse 12:10).
- 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, Romanos 8:38 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; João 14:30 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:11 10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10 10 Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. Apocalipse 12:10
Forças espirituais do mal - (cba)
Efésios 6:12
Ou, "forças espirituais da maldade".
Nas regiões celestes - (cba)
Efésios 6:12
Ver com. de Efésios 1:3. Evidências textuais apoiam a omissão destas palavras.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Lutando com poderes invisíveis
Efésios 6:10-12
Ver 2 Coríntios 11:14; Apocalipse 12:17. Na Palavra de Deus estão representados duas partes em conflito que influenciam e controlam as agências humanas em nosso mundo. Constantemente essas festas estão trabalhando com cada ser humano. Os que estão sob o controle de Deus e são influenciados pelos anjos celestiais, serão capazes de discernir a astuta operação dos poderes invisíveis das trevas. Os que desejam estar em harmonia com os instrumentos celestiais devem estar intensamente empenhados em fazer a vontade de Deus. Eles não devem dar lugar a Satanás e seus anjos.
- 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17
Mas, a menos que estejamos constantemente em guarda, seremos vencidos pelo inimigo. Embora uma revelação solene da vontade de Deus a nosso respeito tenha sido revelada a todos, o conhecimento de Sua vontade não descarta a necessidade de oferecer súplicas fervorosas a Ele por ajuda, e de buscar diligentemente cooperar com Ele em responder às orações feitas. Ele realiza Seus propósitos por meio de instrumentos humanos ( Manuscrito 95, 1903 ).
A couraça da justiça
Efésios 6:11-17
Devemos vestir todas as peças da armadura e permanecer firmes. O Senhor nos honrou ao nos escolher como Seus soldados. Vamos lutar bravamente por Ele, mantendo o que é certo em cada transação. A retidão em todas as coisas é essencial para o bem-estar da alma. À medida que você se esforça pela vitória sobre suas próprias inclinações, Ele o ajudará, por Seu Espírito Santo, a ser prudente em cada ação, para que você não dê oportunidade para que o inimigo fale mal da verdade. Vista como sua couraça aquela justiça divinamente protegida que é privilégio de todos usarem. Isso protegerá sua vida espiritual ( The Youth's Instructor, 12 de setembro de 1901 ).
Anjos próximos para nos proteger
Efésios 6:11-17
Se usarmos a armadura celestial, descobriremos que os assaltos do inimigo não terão poder sobre nós. Anjos de Deus estarão ao nosso redor para nos proteger ( The Review and Herald, 25 de maio de 1905 ).
Uma batalha contra principados e potestades
Efésios 6:12
Ver Ezequiel 28:17; Apocalipse 12:7-9; Daniel 10:13; 2 Coríntios 2:11; Gálatas 5:17; Apocalipse 16:13-16. Pudessem os seres humanos saber o número dos anjos maus, pudessem eles conhecer seus artifícios e suas atividades, haveria muito menos orgulho e frivolidade. Satanás é o príncipe dos demônios. Os anjos maus sobre os quais ele governa cumprem suas ordens. Por meio deles, ele multiplica suas agências em todo o mundo. Ele instiga todo o mal que existe em nosso mundo.
- 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Ezequiel 28:17 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10:13 11 porque não ignoramos as suas maquinações. 2 Coríntios 2:11 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. 15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.) 16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom. Apocalipse 16:13-16
Mas embora os principados e potestades das trevas sejam numerosos e incessantes em atividade, o cristão nunca deve se sentir desesperado ou desanimado. Ele pode não ter esperança de escapar da tentação por falta de eficiência satânica. Aquele que enviou uma legião para torturar um ser humano não pode ser repelido apenas pela sabedoria humana ou pelo poder.
Falando de Satanás, o Senhor declara que ele não permaneceu na verdade. Ele já foi lindo, radiante em luz. Mas a Palavra de Deus declara a respeito dele: “O teu coração exaltou-se por causa da tua formosura”.
Satanás instigou outros a se rebelarem e, depois que foram expulsos do céu, ele os uniu em uma confederação para fazer todo o mal possível ao homem, como único meio de golpear a Deus. Excluído do céu, ele resolveu ser vingado prejudicando a obra de Deus. Em torno do estandarte de rebelião que ele plantou, trabalhadores malignos de todas as gerações se reuniram. Os anjos maus uniram-se aos homens maus na guerra contra o reino de Cristo.
O objetivo de Satanás era reproduzir seu próprio caráter nos seres humanos. Assim que o homem foi criado, Satanás resolveu apagar nele a imagem de Deus e colocar sua marca onde Deus deveria estar. E ele conseguiu instilar no coração do homem o espírito de inveja, de ódio e de ambição. Neste mundo, ele estabeleceu um reino das trevas, do qual ele, o líder da culpa, é o príncipe. Ele desejava usurpar o trono de Deus. Fracassando nisso, ele trabalhou nas trevas, na desonestidade, no engano, para usurpar seu lugar no coração dos homens. Ele estabeleceu seu trono entre Deus e o homem, para se apropriar da adoração que pertence somente a Deus ( Manuscrito 33, 1911 ).
Sob o controle de quem?
Efésios 6:12
Ver Hebreus 1:14. Eu quero que você considere que tipo de posição seríamos deixados se não tivéssemos o ministério de santos anjos ... “Nós não lutamos contra carne e sangue.” Nós encontramos ooposição dos homens, mas há alguém por trás dessa oposição. É o príncipe das potestades das trevas com seus anjos maus que estão constantemente trabalhando, e queremos considerar, todos nós, que nossa guerra é “contra principados, contra potestades, contra os governantes das trevas deste mundo. ”
Quem é que está governando o mundo hoje, e quem é que escolheu ficar sob a bandeira do príncipe das trevas? Ora, é quase todo o mundo em geral. Todo o mundo que não aceitou Jesus Cristo escolheu como seu líder o príncipe das trevas; e assim que eles se colocam sob sua bandeira, eles têm conexão com os anjos maus. Tanto os anjos maus quanto os anjos de Deus estão controlando as mentes dos homens. Nossa mente está entregue ao controle de Deus, ou ao controle dos poderes das trevas; e será bom perguntarmos onde estamos hoje - se sob a bandeira manchada de sangue do Príncipe Emanuel, ou sob a bandeira negra dos poderes das trevas.
Devemos fazer todos os preparativos ao nosso alcance para resistir ao inimigo das almas. Cada provisão foi feita; tudo no plano de Deus foi arranjado para que o homem não seja deixado aos seus próprios impulsos, aos seus próprios poderes finitos, para continuar a guerra contra os poderes das trevas em sua própria força finita; porque ele certamente falharia se fosse assim deixado por si mesmo (MS 1, 1890).
Sentinelas fiéis em guarda
Efésios 6:12
Ver Salmos 34:7. Há anjos bons e anjos maus. Satanás está sempre alerta para enganar e enganar. Ele está usando todo encantamento para atrair os homens para o largo caminho da desobediência. Ele está trabalhando para confundir os sentidos com sentimentos errôneos e remover os marcos, colocando sua falsa inscrição nas placas de sinalização que Deus estabeleceu para apontar o caminho certo. É porque esses agentes malignos estão se esforçando para eclipsar cada raio de luz da alma que os seres celestiais são designados para fazer sua obra ministerial, para guiar, guardar e controlar aqueles que serão herdeiros da salvação. Ninguém precisa se desesperar por causa das tendências herdadas para o mal, mas quando o Espírito de Deus convence do pecado, o transgressor deve se arrepender, confessar e abandonar o mal. Sentinelas fiéis estão em guarda para direcionar as almas no caminho certo ( Manuscrito 8, 1900)
Guerra constante dos anjos
Efésios 6:12
Se a cortina pudesse ser puxada, e cada um pudesse discernir as atividades constantes da família celestial para preservar os habitantes da terra dos ardis sedutores de Satanás, para que em sua atitude descuidada não fossem desviados através do satânico estratégia, eles perderiam um grande grau de sua autoconfiança e autoconfiança. Eles veriam que os exércitos do céu estão em guerra contínua com os agentes satânicos, para obter vitórias em favor daqueles que não percebem seu perigo e que estão passando em uma indiferença inconsciente ( Manuscrito 32, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 6:10-18
A força e a coragem espiritual são necessários para a nossa guerra e sofrimento espiritual. Aqueles que desejam demonstrar que têm a verdadeira graça consigo devem indicar toda a graça; e vestirem-se de toda a armadura de Deus, que Ele mesmo prepara e concede. A armadura cristã foi feita para que seja utilizada, e não é possível deixar a armadura até que tenhamos terminado a nossa guerra e finalizado a nossa carreira. O combate não é tão-somente contra inimigos humanos, nem contra a nossa natureza corrupta; temos que vê-lo como um inimigo que possui milhares de maneiras para enganar as almas que são instáveis. Os demônios procuram nos assaltar nas coisas que estão relacionadas à nossa alma e esforçam-se para apagar a imagem celestial de nossos corações. Devemos decidir, pela graça de Deus, a não nos rendermos a Satanás. Devemos resistir, e este fugirá de nós. Se cedermos, ele se apoderará do terreno. Se não confiarmos em nossa causa, em nosso Líder, ou em nossa armadura, daremos vantagem ao nosso inimigo.
Aqui são descritas as diferentes partes da armadura dos soldados bem armados, que têm de resistir aos assaltos mais ferozes do inimigo. Não há nada para as costas; nada que defenda aqueles que se retiram da guerra cristã.
A verdade ou a sinceridade é o cinto. Este rodeia todas as outras partes da armadura e são mencionadas em primeiro lugar. Não pode existir religião sem sinceridade.
A justiça de Cristo, que nos é imputada, é uma couraça contra os dardos da ira divina. A justiça de Cristo, implantada em nós, fortifica o coração contra os ataques de Satanás.
A resolução deve ser como as peças da armadura para resguardar as partes dianteiras das pernas, e para firmar-se nos terrenos ou caminhar pelas veredas íngremes. Os pés devem estar protegidos com a preparação do Evangelho da paz. Os motivos para obedecerem em meio às provas devem ser extraídos do conhecimento claro do Evangelho.
A fé é tudo em todos na hora da tentação. A fé, que consiste em ter a certeza daquilo que não se vê, como receber a Cristo e os benefícios da redenção, e deste modo derivar graça dEle, é como um escudo, e de todo modo uma defesa. O Diabo é o mal. As violentas tentações, pelas quais a alma se abrasa com fogo do inferno, são dardos que Satanás lança sobre cada um de nós. Além do mais, o inimigo procura colocar em nossa mente maus pensamentos em relação a Deus e a nós mesmos. A fé que é aplicada pela Palavra de Deus e pela graça de Cristo, é aquela que apaga os dardos da tentação.
A salvação deve ser o nosso capacete. A boa esperança de salvação, e a expectativa bíblica da vitória, purificam a alma e impedem que esta seja contaminada por Satanás.
O apóstolo recomenda ao cristão que esteja armado para a sua própria defesa na batalha, e que tenha somente uma arma de ataque, a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; ela é suficiente. Esta é capaz de sujeitar e mortificar os maus desejos e os pensamentos blasfemos, à medida que surgirem no interior de cada cristão. E responde à incredulidade e ao terror, à medida que avançam a partir do lado de fora. Um único texto bem entendido e retamente aplicado, destrói de uma só vez a tentação ou a objeção e sujeita o adversário mais formidável.
A oração deve assegurar todas as demais partes de nossa armadura cristã. Há outros deveres da religião e de nossa posição no mundo, mas devemos manter o tempo que dedicamos à oração. Mesmo que a oração solene e estável possa não ser factível quando houver outros deveres a cumprir, de todos os modos, as orações piedosas e curtas que se fizerem serão sempre como dardos.
Devemos dar lugar aos pensamentos santos em nossa vida cotidiana. O coração fútil também será vão para orar. Devemos orar com todos os tipos de orações: pública e secreta; comunitária e solitária; solene e súbita. Também devemos orar de modo que mencionemos todas as partes da oração: confissão de pecados, petições de misericórdias e ação de graças pelos favores recebidos. E devemos fazê-lo pela graça do Deus Espírito Santo, dependendo de seu ensino e conforme este. Devemos perseverar em nossas petições particulares, apesar do desânimo. Devemos orar não somente em nosso próprio favor, mas também por todos os nossos irmãos santificados. Os nossos inimigos são fortes e não temos forças, mas o nosso Redentor é o Todo-Poderoso, e no poder de sua força nós podemos vencer. Por esta razão devemos animarmo-nos a nós mesmos. Não temos deixado de responder muitas vezes a Deus quando Ele nos tem chamado? Pensemos nestas coisas e continuemos orando com paciência.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 111

Conselhos sobre a Educação, Pág. 126

A Ciência do Bom Viver, Pág. 131

E Recebereis Poder, Pág. 151

Vidas Que Falam, Pág. 175

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 194

Cuidado de Deus, Pág. 197

Atos dos Apóstolos, Pág. 219

Conselhos para a Igreja, Pág. 247

Vidas Que Falam, Pág. 249

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 257

Nos Lugares Celestiais, Pág. 259

Nos Lugares Celestiais, Pág. 265

Minha Consagração Hoje, Pág. 289

Atos dos Apóstolos, Pág. 29

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 29

Cristo Triunfante, Pág. 307

Este Dia com Deus, Pág. 31

E Recebereis Poder, Pág. 344

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 352

Testemunhos Seletos 2, Pág. 356

Nossa Alta Vocação, Pág. 358

Testemunhos Seletos 2, Pág. 35

Cristo Triunfante, Pág. 367

Profetas e Reis, Pág. 489

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 509

O Grande Conflito, Pág. 510

Testemunhos Seletos 1, Pág. 61

Minha Consagração Hoje, Pág. 71

Olhando para o Alto, Pág. 79

Nossa Alta Vocação, Pág. 87

Refletindo a Cristo, Pág. 91

Patriarcas e Profetas, Pág. de Davi
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13:24 25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. 26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:25-27 5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente. 2 Timóteo 2:5 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 4 Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; Hebreus 12:1,4 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:17 50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. 1 Coríntios 15:50 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, Gálatas 1:16 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:21 10 para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, Efésios 3:10 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, Romanos 8:38 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. Colossenses 2:15 22 que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades. 1 Pedro 3:22 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, Efésios 2:2 2 Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Jó 2:2 53 Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas. Lucas 22:53 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; João 14:30 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:11 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:18 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; Colossenses 1:13 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; Efésios 1:3
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 111

Conselhos sobre a Educação, Pág. 126

A Ciência do Bom Viver, Pág. 131

E Recebereis Poder, Pág. 151

Vidas Que Falam, Pág. 175

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 194

Cuidado de Deus, Pág. 197

Atos dos Apóstolos, Pág. 219

Conselhos para a Igreja, Pág. 247

Vidas Que Falam, Pág. 249

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 257

Nos Lugares Celestiais, Pág. 259

Nos Lugares Celestiais, Pág. 265

Minha Consagração Hoje, Pág. 289

Atos dos Apóstolos, Pág. 29

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 29

Cristo Triunfante, Pág. 307

Este Dia com Deus, Pág. 31

E Recebereis Poder, Pág. 344

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 352

Testemunhos Seletos 2, Pág. 356

Nossa Alta Vocação, Pág. 358

Testemunhos Seletos 2, Pág. 35

Cristo Triunfante, Pág. 367

Profetas e Reis, Pág. 489

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 509

O Grande Conflito, Pág. 510

Testemunhos Seletos 1, Pág. 61

Minha Consagração Hoje, Pág. 71

Olhando para o Alto, Pág. 79

Nossa Alta Vocação, Pág. 87

Refletindo a Cristo, Pág. 91

Patriarcas e Profetas, Pág. de Davi