Comentário Bíblico
Adventista
Portanto - (cba)
Efésios 6:13
Isto é, devido ü natureza do conflito descrito em Efésios 6:12.
Tomai - (cba)
Efésios 6:13
Toda a armadura de Deus está disponível, e Paulo aconselha todo cristão a usá-la. Assim como um exército deve estar equipado antes de entrar em campo, o cristão também deve estar preparado com todas as defesas espirituais antes de entrar em batalha contra o diabo, pois, do contrário, será derrotado.
Toda a armadura - (cba)
Efésios 6:13
Ver com. de Efésios 6:11. Um soldado protegido só com a metade da armadura pode pagar muito caro por seu descuido e temeridade. Ele sai com uma falsa sensação de segurança, e o inimigo vai procurar suas partes desprotegidas. O cristão é vulnerável em muitos pontos e, muitas vezes, a característica que ele considera a mais forte, sob a tentação, pode ser a mais fraca. Assim como uma corrente não é mais forte do que seu elo mais fraco, o cristão não é mais lorte que seu traço de caráter mais fraco, fendo em vista a variedade de inimigos que devem ser enfrentados e as várias fraquezas da carne, unicamente a armadura espiritual completa será suficiente.
Dia mau - (cba)
Efésios 6:13
Alguns têm aplicado isso ao último grande conflito da igreja contra as forças do mal. O artigo definido sustenta essa ideia. ()utros aplicam o termo “dia mau em âmbito mais geral, a qualquer dia em que a batalha seja intensa.
Depois de terdes vencido tudo - (cba)
Efésios 6:13
Provavelmente se refere a ter feito todos os preparativos para enfrentar o conflito. Alguns aplicam este texto ao fato de o cristão ler feito seu melhor durante a batalha. A confiança em Deus nunca retira de alguém o privilégio de exercer ao máximo seus próprios poderes dados por Deus. Embora seja verdade que a batalha nunca será vencida sem a armadura e o poder de Deus, também não será vencida sem a cooperação do humano com o divino (ver MDC, 142).
Permanecer - (cba)
Efésios 6:13
O cristão, depois de ter leito seu melhor pela graça de Deus, pode sentir-se seguro.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A couraça da justiça
Efésios 6:11-17
Devemos vestir todas as peças da armadura e permanecer firmes. O Senhor nos honrou ao nos escolher como Seus soldados. Vamos lutar bravamente por Ele, mantendo o que é certo em cada transação. A retidão em todas as coisas é essencial para o bem-estar da alma. À medida que você se esforça pela vitória sobre suas próprias inclinações, Ele o ajudará, por Seu Espírito Santo, a ser prudente em cada ação, para que você não dê oportunidade para que o inimigo fale mal da verdade. Vista como sua couraça aquela justiça divinamente protegida que é privilégio de todos usarem. Isso protegerá sua vida espiritual ( The Youth's Instructor, 12 de setembro de 1901 ).
Anjos próximos para nos proteger
Efésios 6:11-17
Se usarmos a armadura celestial, descobriremos que os assaltos do inimigo não terão poder sobre nós. Anjos de Deus estarão ao nosso redor para nos proteger ( The Review and Herald, 25 de maio de 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 6:10-18
A força e a coragem espiritual são necessários para a nossa guerra e sofrimento espiritual. Aqueles que desejam demonstrar que têm a verdadeira graça consigo devem indicar toda a graça; e vestirem-se de toda a armadura de Deus, que Ele mesmo prepara e concede. A armadura cristã foi feita para que seja utilizada, e não é possível deixar a armadura até que tenhamos terminado a nossa guerra e finalizado a nossa carreira. O combate não é tão-somente contra inimigos humanos, nem contra a nossa natureza corrupta; temos que vê-lo como um inimigo que possui milhares de maneiras para enganar as almas que são instáveis. Os demônios procuram nos assaltar nas coisas que estão relacionadas à nossa alma e esforçam-se para apagar a imagem celestial de nossos corações. Devemos decidir, pela graça de Deus, a não nos rendermos a Satanás. Devemos resistir, e este fugirá de nós. Se cedermos, ele se apoderará do terreno. Se não confiarmos em nossa causa, em nosso Líder, ou em nossa armadura, daremos vantagem ao nosso inimigo.
Aqui são descritas as diferentes partes da armadura dos soldados bem armados, que têm de resistir aos assaltos mais ferozes do inimigo. Não há nada para as costas; nada que defenda aqueles que se retiram da guerra cristã.
A verdade ou a sinceridade é o cinto. Este rodeia todas as outras partes da armadura e são mencionadas em primeiro lugar. Não pode existir religião sem sinceridade.
A justiça de Cristo, que nos é imputada, é uma couraça contra os dardos da ira divina. A justiça de Cristo, implantada em nós, fortifica o coração contra os ataques de Satanás.
A resolução deve ser como as peças da armadura para resguardar as partes dianteiras das pernas, e para firmar-se nos terrenos ou caminhar pelas veredas íngremes. Os pés devem estar protegidos com a preparação do Evangelho da paz. Os motivos para obedecerem em meio às provas devem ser extraídos do conhecimento claro do Evangelho.
A fé é tudo em todos na hora da tentação. A fé, que consiste em ter a certeza daquilo que não se vê, como receber a Cristo e os benefícios da redenção, e deste modo derivar graça dEle, é como um escudo, e de todo modo uma defesa. O Diabo é o mal. As violentas tentações, pelas quais a alma se abrasa com fogo do inferno, são dardos que Satanás lança sobre cada um de nós. Além do mais, o inimigo procura colocar em nossa mente maus pensamentos em relação a Deus e a nós mesmos. A fé que é aplicada pela Palavra de Deus e pela graça de Cristo, é aquela que apaga os dardos da tentação.
A salvação deve ser o nosso capacete. A boa esperança de salvação, e a expectativa bíblica da vitória, purificam a alma e impedem que esta seja contaminada por Satanás.
O apóstolo recomenda ao cristão que esteja armado para a sua própria defesa na batalha, e que tenha somente uma arma de ataque, a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; ela é suficiente. Esta é capaz de sujeitar e mortificar os maus desejos e os pensamentos blasfemos, à medida que surgirem no interior de cada cristão. E responde à incredulidade e ao terror, à medida que avançam a partir do lado de fora. Um único texto bem entendido e retamente aplicado, destrói de uma só vez a tentação ou a objeção e sujeita o adversário mais formidável.
A oração deve assegurar todas as demais partes de nossa armadura cristã. Há outros deveres da religião e de nossa posição no mundo, mas devemos manter o tempo que dedicamos à oração. Mesmo que a oração solene e estável possa não ser factível quando houver outros deveres a cumprir, de todos os modos, as orações piedosas e curtas que se fizerem serão sempre como dardos.
Devemos dar lugar aos pensamentos santos em nossa vida cotidiana. O coração fútil também será vão para orar. Devemos orar com todos os tipos de orações: pública e secreta; comunitária e solitária; solene e súbita. Também devemos orar de modo que mencionemos todas as partes da oração: confissão de pecados, petições de misericórdias e ação de graças pelos favores recebidos. E devemos fazê-lo pela graça do Deus Espírito Santo, dependendo de seu ensino e conforme este. Devemos perseverar em nossas petições particulares, apesar do desânimo. Devemos orar não somente em nosso próprio favor, mas também por todos os nossos irmãos santificados. Os nossos inimigos são fortes e não temos forças, mas o nosso Redentor é o Todo-Poderoso, e no poder de sua força nós podemos vencer. Por esta razão devemos animarmo-nos a nós mesmos. Não temos deixado de responder muitas vezes a Deus quando Ele nos tem chamado? Pensemos nestas coisas e continuemos orando com paciência.
- Veja também

Olhando para o Alto, Pág. 215

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 22

Nos Lugares Celestiais, Pág. 265

Olhando para o Alto, Pág. 275

Minha Consagração Hoje, Pág. 290

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 328

Para Conhece-lo, Pág. 343

Refletindo a Cristo, Pág. 344

E Recebereis Poder, Pág. 345
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:11-17 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 2 Coríntios 10:4 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Efésios 5:6,16 1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; Eclesiastes 12:1 3 ó vós que afastais o dia mau e fazeis que se aproxime o assento da violência. Amós 6:3 13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. Lucas 8:13 10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. Apocalipse 3:10 2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros; Malaquias 3:2 36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. Lucas 21:36 12 Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus, e que sempre luta por vós nas suas orações, para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus. Colossenses 4:12 17 porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6:17 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Olhando para o Alto, Pág. 215

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 22

Nos Lugares Celestiais, Pág. 265

Olhando para o Alto, Pág. 275

Minha Consagração Hoje, Pág. 290

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 328

Para Conhece-lo, Pág. 343

Refletindo a Cristo, Pág. 344

E Recebereis Poder, Pág. 345