Comentário Bíblico
Adventista
Quanto ao mais - (cba)
Efésios 6:10
Ou, “quanto aos demais", ou "em relação ao rest ante" (cf. Filipenses 3:1; Filipenses 4:8; 2 Tessalonicenses 3:1). Paulo está para concluir sua epístola. Ele indicou a base teológica e espiritual para a unidade de todos, e deu instruções sobre o resultado prático dessa unidade nas relações da igreja, da família e da sociedade. Então, ele se dispõe a responder à pergunta que surge natural mente quanto à possibilidade de se viver de acordo com essa convicção e como se podem alcançar essas virtudes.
- 1 Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança. Filipenses 3:1 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada. como também o é entre vós, 2 Tessalonicenses 3:1
Meus irmãos - (cba)
Efésios 6:10
Evidências textuais favorecem a omissão destas palavras.
No Senhor - (cba)
Efésios 6:10
Esta expressào-tema ocorre de várias formas cerca de 30 vezes na epístola (ver com. de Efésios 1:1). Este é o segredo da vitória. Se não permanecermos nEle, nossa força se debilitará (João 15:4-7); porém. Sua graça nos basta (2 Coríntios 12:9).
- 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Efésios 1:1 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. João 15:4-7 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9
Poder - (cba)
Efésios 6:10
O apóstolo imagina vastos exércitos do mal preparados para esmagar a igreja. O confronto é desigual, com todas as vantagens do lado do inimigo, a não ser que a igreja busque, por meio da lé, os recursos da Onipotência.
Toda a armadura - (cba)
Efésios 6:10
Do gr. jxmoplia, “armadura completa". No NT, esta palavra é usada apenas em Efésios 6:13 e em Lucas 11:22. Um paralelo com o pensamento de Paulo é encontrado em Isaías 59:16,17. Alguns sugerem que essa passagem de Isaías pode ter sido a fonte de sua figura de linguagem. Outros apontam para seu conhecimento da armadura do soldado romano, porque Paulo esteve acorrentado a um deles por anos. A armadura é de Deus, porque Ele é o único que fornece cada equipamento em particular (Efésios 6:14-17). O cristão é convidado a se revestir dela e lutar bravamente na batalha. Aquele que fez a armadura garante sua eficácia.
- 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Efésios 6:13 22 mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Lucas 11:22 16 E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve; 17 vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto. Isaías 59:16,17 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:14-17
Poderdes - (cba)
Efésios 6:10
Em qualquer armadura, a não ser a divina, não seríamos capazes de "licar firmes".
Ciladas - (cba)
Efésios 6:10
Do gr. methodeiai, "ardis", “enganos”.
Do diabo - (cba)
Efésios 6:10
Do gr. diabolos (ver com. de Efésios 4:27). Se o conflito fosse apenas com seres humanos, a necessidade da armadura não seria tão evidente, mas é preciso enfrentar as artimanhas e astúcias do diabo. As tentações que Cristo sofreu revelam as sutilezas dos métodos do diabo, sempre dirigidos para os pontos mais frágeis da pessoa (Ml 4.1-11; cf. 2 Coríntios 2:11; Efésios 2:2; Efésios 4:27; 1 Pedro 2:11; 1 Pedro 5:8).
- 27 nem deis lugar ao Diabo. Efésios 4:27 11 porque não ignoramos as suas maquinações. 2 Coríntios 2:11 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, Efésios 2:2 11 Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
E muito mais fácil lidar com a hostilidade aberta do que com a fraude. A armadura de Deus é planejada para defender contra os ataques cheios de astúcia que, de outra maneira, destruiriam o guerreiro cristão.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Lutando com poderes invisíveis
Efésios 6:10-12
Ver 2 Coríntios 11:14; Apocalipse 12:17. Na Palavra de Deus estão representados duas partes em conflito que influenciam e controlam as agências humanas em nosso mundo. Constantemente essas festas estão trabalhando com cada ser humano. Os que estão sob o controle de Deus e são influenciados pelos anjos celestiais, serão capazes de discernir a astuta operação dos poderes invisíveis das trevas. Os que desejam estar em harmonia com os instrumentos celestiais devem estar intensamente empenhados em fazer a vontade de Deus. Eles não devem dar lugar a Satanás e seus anjos.
- 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17
Mas, a menos que estejamos constantemente em guarda, seremos vencidos pelo inimigo. Embora uma revelação solene da vontade de Deus a nosso respeito tenha sido revelada a todos, o conhecimento de Sua vontade não descarta a necessidade de oferecer súplicas fervorosas a Ele por ajuda, e de buscar diligentemente cooperar com Ele em responder às orações feitas. Ele realiza Seus propósitos por meio de instrumentos humanos ( Manuscrito 95, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 6:10-18
A força e a coragem espiritual são necessários para a nossa guerra e sofrimento espiritual. Aqueles que desejam demonstrar que têm a verdadeira graça consigo devem indicar toda a graça; e vestirem-se de toda a armadura de Deus, que Ele mesmo prepara e concede. A armadura cristã foi feita para que seja utilizada, e não é possível deixar a armadura até que tenhamos terminado a nossa guerra e finalizado a nossa carreira. O combate não é tão-somente contra inimigos humanos, nem contra a nossa natureza corrupta; temos que vê-lo como um inimigo que possui milhares de maneiras para enganar as almas que são instáveis. Os demônios procuram nos assaltar nas coisas que estão relacionadas à nossa alma e esforçam-se para apagar a imagem celestial de nossos corações. Devemos decidir, pela graça de Deus, a não nos rendermos a Satanás. Devemos resistir, e este fugirá de nós. Se cedermos, ele se apoderará do terreno. Se não confiarmos em nossa causa, em nosso Líder, ou em nossa armadura, daremos vantagem ao nosso inimigo.
Aqui são descritas as diferentes partes da armadura dos soldados bem armados, que têm de resistir aos assaltos mais ferozes do inimigo. Não há nada para as costas; nada que defenda aqueles que se retiram da guerra cristã.
A verdade ou a sinceridade é o cinto. Este rodeia todas as outras partes da armadura e são mencionadas em primeiro lugar. Não pode existir religião sem sinceridade.
A justiça de Cristo, que nos é imputada, é uma couraça contra os dardos da ira divina. A justiça de Cristo, implantada em nós, fortifica o coração contra os ataques de Satanás.
A resolução deve ser como as peças da armadura para resguardar as partes dianteiras das pernas, e para firmar-se nos terrenos ou caminhar pelas veredas íngremes. Os pés devem estar protegidos com a preparação do Evangelho da paz. Os motivos para obedecerem em meio às provas devem ser extraídos do conhecimento claro do Evangelho.
A fé é tudo em todos na hora da tentação. A fé, que consiste em ter a certeza daquilo que não se vê, como receber a Cristo e os benefícios da redenção, e deste modo derivar graça dEle, é como um escudo, e de todo modo uma defesa. O Diabo é o mal. As violentas tentações, pelas quais a alma se abrasa com fogo do inferno, são dardos que Satanás lança sobre cada um de nós. Além do mais, o inimigo procura colocar em nossa mente maus pensamentos em relação a Deus e a nós mesmos. A fé que é aplicada pela Palavra de Deus e pela graça de Cristo, é aquela que apaga os dardos da tentação.
A salvação deve ser o nosso capacete. A boa esperança de salvação, e a expectativa bíblica da vitória, purificam a alma e impedem que esta seja contaminada por Satanás.
O apóstolo recomenda ao cristão que esteja armado para a sua própria defesa na batalha, e que tenha somente uma arma de ataque, a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; ela é suficiente. Esta é capaz de sujeitar e mortificar os maus desejos e os pensamentos blasfemos, à medida que surgirem no interior de cada cristão. E responde à incredulidade e ao terror, à medida que avançam a partir do lado de fora. Um único texto bem entendido e retamente aplicado, destrói de uma só vez a tentação ou a objeção e sujeita o adversário mais formidável.
A oração deve assegurar todas as demais partes de nossa armadura cristã. Há outros deveres da religião e de nossa posição no mundo, mas devemos manter o tempo que dedicamos à oração. Mesmo que a oração solene e estável possa não ser factível quando houver outros deveres a cumprir, de todos os modos, as orações piedosas e curtas que se fizerem serão sempre como dardos.
Devemos dar lugar aos pensamentos santos em nossa vida cotidiana. O coração fútil também será vão para orar. Devemos orar com todos os tipos de orações: pública e secreta; comunitária e solitária; solene e súbita. Também devemos orar de modo que mencionemos todas as partes da oração: confissão de pecados, petições de misericórdias e ação de graças pelos favores recebidos. E devemos fazê-lo pela graça do Deus Espírito Santo, dependendo de seu ensino e conforme este. Devemos perseverar em nossas petições particulares, apesar do desânimo. Devemos orar não somente em nosso próprio favor, mas também por todos os nossos irmãos santificados. Os nossos inimigos são fortes e não temos forças, mas o nosso Redentor é o Todo-Poderoso, e no poder de sua força nós podemos vencer. Por esta razão devemos animarmo-nos a nós mesmos. Não temos deixado de responder muitas vezes a Deus quando Ele nos tem chamado? Pensemos nestas coisas e continuemos orando com paciência.
- Veja também

Olhando para o Alto, Pág. 189

Vida e Ensinos, Pág. 230

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 260

Nos Lugares Celestiais, Pág. 265

Cuidado de Deus, Pág. 295

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 328

Para Conhece-lo, Pág. 343

Conselhos para a Igreja, Pág. 347

E Recebereis Poder, Pág. 349

Cristo Triunfante, Pág. 393

Vida e Ensinos, Pág. 78

Este Dia com Deus, Pág. 94
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. 2 Coríntios 13:11 1 Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança. Filipenses 3:1 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 1 Pedro 3:8 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Efésios 1:19 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; Efésios 3:16 3 e lhe dirá: Ouvi, é Israel; vós estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles; 4 pois e Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar. Deuteronômio 20:3,4 23 E ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, dizendo: sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, com juramento, lhes prometi; e eu serei contigo. Deuteronômio 31:23 6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Josué 1:6,7,9 16 Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi ter com Davi em Hores, e o confortou em Deus; 1 Samuel 23:16 10 Agora toma cuidado, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra. 20 Disse, pois, Davi a seu filho Salomão: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te desalentes, pois o Senhor Deus, meu Deus, é contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que seja acabada toda a obra para o serviço da casa do Senhor. 1 Crônicas 28:10,20 7 Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa. 2 Crônicas 15:7 3 No dia em que eu clamei, atendeste-me; alentaste-me, fortalecendo a minha alma. Salmos 138:3 3 Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. 4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Isaías 35:3,4 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. 31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. Isaías 40:28,31 4 Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos, Ageu 2:4 9 Assim diz o Senhor dos exércitos: Sejam fortes as vossas mãos, ó vós, que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos profetas, que estiveram no dia em que foi posto o fundamento da casa do Senhor dos exércitos, a fim de que o templo fosse edificado. 13 E há de suceder, ó casa de Judá, e ó casa de Israel, que, assim como éreis uma maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, mas sejam fortes as vossas mãos. Zacarias 8:9,13 13 Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes. 1 Coríntios 16:13 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:9,10 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:13 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; Colossenses 1:11 1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; 2 Timóteo 2:1 17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão, 2 Timóteo 4:17 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. 1 Pedro 5:10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Olhando para o Alto, Pág. 189

Vida e Ensinos, Pág. 230

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 260

Nos Lugares Celestiais, Pág. 265

Cuidado de Deus, Pág. 295

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 328

Para Conhece-lo, Pág. 343

Conselhos para a Igreja, Pág. 347

E Recebereis Poder, Pág. 349

Cristo Triunfante, Pág. 393

Vida e Ensinos, Pág. 78

Este Dia com Deus, Pág. 94