Comentário Bíblico
Adventista
Príncipe - (cba)
Daniel 10:13
Do heb. sar, palavra que ocorre 420 vezes no AT, mas nunca com o significado de "rei". Ela se refere aos principais servos de um rei (Gênesis 40:2, traduzida como "chefe"), a governadores locais (1 Reis 22:26, "governador"), aos subordinados de Moisés (Êxodo 18:21, "chefes"), aos nobres e ofici ais e e Israel (1 Crônicas 22:17; Jeremias 34:21, "príncipes") e, principalmente, a comandantes militares (1 Reis 1:25; 1 Crônicas 12:21, "capitães"). Com este último sentido, ela ocorre na expressão sar hatsava', "comandante do exército" (a mesma expressão traduzida como "príncipe do exército", em Daniel 8:11), numa dos óstracos de Laquis, uma carta escrita por um oficial judeu ao seu superior, provavelmente no momento da conquista de Judá por Nabucodonosor, em 588-586 a.C., na época em que Daniel já estava em Babilônia (ver vol. 2, p. 81, 82; ver Jeremias 34:7).
- 2 Pelo que se indignou Faraó contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor; Gênesis 40:2 26 Então disse o rei de Israel: Tomai Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei, 1 Reis 22:26 21 Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; Êxodo 18:21 17 Também Davi deu ordem a todos os chefes de Israel que ajudassem a Salomão, seu filho, dizendo: 1 Crônicas 22:17 21 E a Zedequias, rei de Judá, e seus príncipes entregarei na mão de seus inimigos e na mão dos que procuram a sua morte, e na mão do exército do rei de Babilônia, os quais já se retiraram de vós. Jeremias 34:21 25 Pois ele hoje desceu, e matou bois, animais cevados e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, e aos chefes do exército, e ao sacerdote Abiatar; e eis que comem e bebem perante ele, e dizem: Viva o rei Adonias! 1 Reis 1:25 21 E estes ajudaram a Davi contra a tropa de saqueadores, pois todos eles eram heróis valentes, e foram chefes no exército. 1 Crônicas 12:21 11 Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. Daniel 8:11 7 quando o exército do rei de Babilônia pelejava contra Jerusalém, e contra todas as cidades de Judá, que ficaram de resto, contra Laquis e contra Azeca; porque dentre as cidades de Judá, só estas haviam ficado como cidades fortificadas. Jeremias 34:7
O ser celestial que apareceu a Josué, em Jericó, é chamado de "o príncipe [heb. sar] do exército do SENHOR" (Josué 5:14,15). Daniel usa esta palavra com frequência para se referir a seres sobrenaturais (Daniel 8:11,25; Daniel 10:13,21; Daniel 12:1). Com base nessas observações, alguns conjecturam que sar indica um ser sobrenatural que, naquele tempo, se opunha aos anjos de Deus e que estava tentando dirigir as resoluções do reino da Pérsia contra os interesses do povo de Deus. Satanás sempre esteve ansioso por se declarar príncipe deste mundo. A questão básica era o bem-estar do povo de Deus em luta contra seus vizinhos pagãos. Visto que Miguel é declarado como "príncipe [sar], o defensor dos filhos do teu povo" (Daniel 12:1), não parece irrazoável considerar o "príncipe do reino da Pérsia" como um falso "anjo guardião" desse reino, um pertencente às hostes do adversário. Está claro que o conflito era contra os poderes das trevas: "Durante três semanas Gabriel se empenhou em luta com os poderes das trevas, procurando conter as influências em operação na mente de Ciro. [ .. . ] Tudo que o Céu podia fazer em favor do povo de Deus foi feito. A vitória foi finalmente ganha; as forças do inimigo foram contidas todos os dias de Ciro e todos os dias de seu filho Cambises" (PR, 572).
- 14 Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? 15 Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez: Josué 5:14,15 11 Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. 25 Pela sua sutileza fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o príncipe dos príncipes; mas será quebrado sem intervir mão de homem. Daniel 8:11,25 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:13,21 1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1
Por outro lado, sar pode ser usado no sentido comum de "governante" e, nesse sentido, se referiria a Ciro, rei da Pérsia. Compreendida dessa forma, veem-se os anjos do Céu lutando com o rei, para que desse um vereditu favorável aos judeus.
Mas o príncipe [ ... ] me resistiu - (cba)
Daniel 10:13
O profeta dá um vislumbre da grande luta entre as forças do bem e do mal. Pode-se perguntar: por que o Senhor permitiu que os poderes do mal lutassem pelo controle da mente de Ciro por 21 dias, enquanto Daniel continuava em pranto e súplica? Essa pergunta deve ser respondida tendo-se em mente o fato de que esses eventos devem ser entendidos à luz do "propósito ainda mais vasto e profundo" do plano da redenção, que era "reivindicar o caráter de Deus perante o universo". E que, "perante todo o universo, [a morte de Cristo] justificaria a Deus e Seu Filho, em Seu trato com a rebelião de Satanás" (PP, 68, 69; cf. DTN, 625). "Todavia, Satanás não foi então destruído [na morte de Cristo]. Os anjos não perceberam, nem mesmo aí, tudo quanto se achava envolvido no grande conflito. Os princípios em jogo deviam ser mais plenamente revelados" (DTN, 761; ver com. de Daniel 4:17).
A fim de refutar a declaração de Satanás de que Deus é um tirano, o Pai celestial considerou conveniente reter Sua mão e permitir ao adversário uma oportunidade de demonstrar seus métodos e buscar ganhar homens para sua causa. Deus não força a vontade das pessoas. Ele permite a Satanás um grau de liberdade, enquanto, por meio de Seu Espírito e Seus a njos, insta com os seres humanos para que resistam o mal e sigam o bem. Dessa forma, Deus demonstra ao universo expectante que Ele é um Deus de amor, e não o que Satanás O acusa de ser. Foi por essa razão que a oração de Daniel não foi respondida de imediato. A resposta se demorou até que o rei da Pérsia escolheu o bem, por sua própria vontade.
Aqui se revela a verdadeira filosofia da história. Deus estabeleceu o objetivo último, que certamente será alcançado. Por meio de Seu Espírito, Ele trabalha no coração do ser humano para que coopere com Ele a fim de que o objetivo seja alcançado. No enta nto, a decisão sobre qual caminho deve seguir está totalmente nas mãos de cada um. Assim, os eventos da história são influenciados pela ação de agentes sobrenaturais e pela livre escolha humana. O resultado final, porém, vem de Deus. Neste capítulo, como talvez em nenhum outro na Bíblia, se descortinao véu que separa o Céu da Terra, e é revelada a luta entre os poderes da luz e das trevas.
Miguel - (cba)
Daniel 10:13
Do heb. Milw'el, literalmente, "quem [é] como Deus?" Ele é descrito como "um dos príncipes principais [heb. sarim]". Mais tarde, Ele é descrito como o protetor particular de Israel (Daniel 12:1). Sua identidade não é definida de forma definitiva, mas uma comparação com outras passagens O identifica com Cristo. Judas 9 o chama de "o arcanjo". De acordo com 1 Tessalonicenses 4:16, a "voz do arcanjo" está associada à ressurreição dos santos, na segunda vinda de Jesus. Cristo declarou que os mortos se levantarão de seus túmulos quando ouvirem a voz do Filho do Homem (João 5:28). Portanto, parece claro que Miguel é o próprio Senhor Jesus (ver PE, 164; cf. DTN, 421).
- 1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: João 5:28
Miguel, como o nome de um ser celestial, ocorre na Bíblia apenas em passagens apocalípticas (Daniel 10:13,21; Daniel 12:1; Judas 1:9; Apocalipse 12:7), em casos em que Cristo está em conflito direto com Satanás. O nome em hebraico, cujo significado é "quem é como Deus?", é tanto uma pergunta quanto um desafio. Tendo em vista que a rebelião de Satanás é basicamente uma tentativa de se colocar no trono de Deus e ser "semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14:14), o nome Miguel é muito apropriado para Aquele que assumiu a tarefa de vindicar o caráter de Deus e refutar as pretensões de Satanás.
- 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:13,21 1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1 9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda Judas 1:9 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Apocalipse 12:7 14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:14
Eu obtive vitória - (cba)
Daniel 10:13
A ARC diz "eu fiquei ali". A LXX, seguida por Teodócio, diz: "e eu o [Miguel] deixei ali". Essa tradução é adotada por várias versões modernas, sem dúvida, porque não pareceu claro por que o anjo diria que ele foi deixado (ver ARC) com os reis da Pérsia quando Miguel tinha vindo em seu auxílio. Essa tradução pode se comparar com a declaração: "Porém, Miguel veio em seu auxílio e, então, permaneceu com os reis da Pérsia" (Ellen G. White, Material Suplementar sobre Daniel 10:12,13).
Alguns veem outro significado possível no texto hebraico. A luta descrita era basicamente entre os anjos de Deus e "os poderes das trevas, procurando conter as influências em operação na mente de Ciro" (ver PR, 572). Quando Miguel, o Filho de Deus, entrou na luta, os poderes do Céu obtiveram vitória, e o mal foi forçado a recuar. A palavra traduzida como "fiquei" (ARC) também é usada no sentido de "permanecer" quando outros se foram ou se distanciaram. Assim, usa-se esse verbo no caso de Jacó, quando permaneceu no ribeiro de Jaboque (Gênesis 32:24), e dos pagãos, que Israel permitiu que permanecessem no país (1 Reis 9:20,21). Também é a palavra usada por Elias para se referir a si mesmo quando acreditou que todos os demais tinham se desviado da adoração verdadeira a Yahweh: "e eu fiquei só" (1 Reis 19:10,14). Na forma como o anjo usou essa palavra, poderia significar que, com a vinda de Miguel, o anjo mal foi forçado a se retirar, e o anjo de Deus ficou "ali com os reis da Pérsia". "A vitória foi finalmente ganha; as forças do inimigo foram contidas" (PR, 572). Duas traduções que sugerem essa mesma ideia são as de Lutero: "ali ganhei a vitória com os reis da Pérsia", e Knox: "a ali, na corte da Pérsia, me tornei dono do campo".
- 24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. Gênesis 32:24 20 Quanto a todo o povo que restou dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus, que não eram dos filhos de Israel, 21 a seus filhos, que restaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não puderam destruir totalmente, Salomão lhes impôs tributo de trabalho forçado, até hoje. 1 Reis 9:20,21 10 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. 14 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. 1 Reis 19:10,14
Reis da Pérsia - (cba)
Daniel 10:13
Dois manuscritos hebraicos dizem "reino da Pérsia". As versões antigas dizem "rei da Pérsia".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
príncipe do reino da Pérsia
Daniel 10:13
Existe a hipótese de ser uma referência a Cambisses, filho de Ciro (559-530 a.C.), que pode ter resistido à decisão divina de restaurar o povo. No entanto, o fato de um anjo de Deus precisar lutar contra este "príncipe" (Daniel 10:20) sugere uma batalha espiritual contra um ser sobrenatural perverso (comparar com Efésios 6:12). Se este for o caso, deve haver demônios (anjos maus) lutando para influenciar e contolar governos humanos (comparar com Daniel 10:20 - "príncipe da Grécia"; João 12:31 - "o seu príncipe [deste mundo]") a fim de contrariar os propósitos divinos. O Senhor revelou esta batalha entre o bem e o mal perto do início do reinado dos persas, cuja religião zoroástrica enfatizava o conflito entre forças sobrenaturais boas e más.
- 20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Daniel 10:20 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Efésios 6:12 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31
Miguel, um dos primeiros príncipes
Daniel 10:13
Miguel (que significa "Quem é como Deus?") foi o nome de vários homens do AT ("Micael" - Números 13:13; 1 Crônicas 5:13, etc). Contudo, é também o nome de uma pessoa celestial exaltada, o Príncipe-Chefe (Dn. 10:13). Em outros textos, ele é apresentado como o grande guardião de Daniel e de seu povo (Daniel 10:21; Daniel 12:1), "o arcanjo" que disputou com o diabo (Judas 1:9) e o comandante dos anjos do Senhor, que derrotou Satanás e seus anjos, expulsando-os do Céu (Apocalipse 12:7-9). Portanto, parece que este Miguel é o "príncipe do exército", ou seja, Cristo (ver nota sobre Daniel 8:11). O próprio Cristo poderia atuar como mensageiro, não necessariamente um ser criado (comparar com nota sobre Juízes 6:11 - "o Anjo do SENHOR" é o próprio Senhor).
- 13 da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; Números 13:13 13 e seus irmãos, segundo as suas casas paternas: Micael, Mesulão, Sebá, Jorai, Jacã, Ziá e Eber, sete. 1 Crônicas 5:13 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:21 1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1 9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda Judas 1:9 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9 11 Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. Daniel 8:11 11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas. Juízes 6:11
Referências Cruzadas
Daniel 10:13
Daniel 10:20,21; Daniel 12:1; Judas 1:9; Apocalipse 12:7.
- 20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:20,21 1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1 9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda Judas 1:9 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Apocalipse 12:7
Conselho Certo Versus Conselho Mal
Daniel 10:12-13
Por isso, vemos que os agentes celestiais têm que lutar com obstáculos antes que o propósito de Deus seja cumprido em seu tempo. O rei da Pérsia era controlado pelo maior de todos os anjos maus. Ele se recusou, como o fez Faraó, a obedecer à palavra do Senhor. Gabriel declarou: Ele resistiu a mim por vinte e um dias com suas representações contra os judeus. Mas Miguel veio em seu auxílio e então permaneceu com os reis da Pérsia, controlando os poderes, dando o conselho correto contra os maus conselhos. Anjos bons e maus estão participando do planejamento de Deus em Seu reino terreno. É o propósito de Deus levar avante Sua obra de maneira correta, de maneira que aumente Sua glória. Mas Satanás está sempre tentando contrariar o propósito de Deus. Somente humilhando-se diante de Deus os servos de Deus podem levar avante Sua obra.Carta 201, 1899 ).
Uma luta invisível
Daniel 10:13
Temos diante de nós na Palavra de Deus exemplos de agentes celestiais atuando na mente de reis e governantes, ao mesmo tempo que agentes satânicos também atuavam em suas mentes. Nenhuma eloqüência humana, em opiniões humanas fortemente estabelecidas, pode mudar o funcionamento de instrumentos satânicos. Satanás procura continuamente bloquear o caminho, de modo que a verdade seja limitada pelos planos humanos; e os que possuem luz e conhecimento correm o maior perigo, a menos que constantemente se consagrem a Deus, humilhando-se e reconhecendo o perigo dos tempos.
Os seres celestiais são designados para responder às orações daqueles que trabalham abnegadamente pelos interesses da causa de Deus. Os mais elevados anjos nas cortes celestiais são designados para realizar as orações que ascendem a Deus para o avanço da causa de Deus. Cada anjo tem seu posto de dever particular, que não pode deixar para nenhum outro lugar. Se ele partisse, os poderes das trevas ganhariam uma vantagem ...
Dia após dia, o conflito entre o bem e o mal continua. Por que aqueles que tiveram tantas oportunidades e vantagens não percebem a intensidade desse trabalho? Eles devem ser inteligentes a respeito disso. Deus é o governante. Por Seu poder supremo, Ele mantém em xeque e controla os potentados terrenos. Por meio de Suas agências, realiza a obra que foi ordenada antes da fundação do mundo.
Como povo, não entendemos como deveríamos o grande conflito que está ocorrendo entre agências invisíveis, a controvérsia entre anjos leais e desleais. Os anjos maus estão constantemente trabalhando, planejando sua linha de ataque, controlando como comandantes, reis e governantes, as forças humanas desleais. ... Peço aos ministros de Cristo que pressionem com atenção a compreensão de todos os que estão ao alcance de sua voz, a verdade da ministração dos anjos. Não se deixe levar por especulações fantasiosas. A palavra escrita é nossa única segurança. Devemos orar como fez Daniel, para que sejamos protegidos por seres celestiais. Como espíritos ministradores, anjos são enviados para ministrar àqueles que serão herdeiros da salvação. Ore, meus irmãos, ore como você nunca orou antes. Não estamos preparados para a vinda do Senhor.Carta 201, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 10:10-21
Cada vez que temos comunhão com Deus, devemos sentir, de modo apropriado, a distância infinita que existe entre nós e o Deus Santo. Como é que nós, que somos pó e cinza, poderemos falar com o Senhor da glória? Nada é mais provável e efetivo para fazer reviver o espírito desfalecido de cada santo, do que receberem a certeza do amor de Deus por eles. Desde o primeiro dia em que começamos a contemplar a Deus no caminho do dever, Ele está preparado para encontrar-se conosco no caminho da misericórdia. Assim, pois, Deus está pronto para ouvir as nossas orações.
Quando o anjo relatou ao profeta os fatos que estavam por acontecer, teria que regressar e fazer oposição aos decretos dos reis persas contra os judeus. Os anjos são empregados como ministradores de Deus (Hebreus 1:14). Muito foi feito contra os judeus por parte dos reis da Pérsia, com permissão de Deus; entretanto, teriam lhes feito muito pior se Deus não os tivesse impedido. Agora mostrará plenamente quais eram os propósitos de Deus, dos quais as profecias são um esboço. E nos interessa estudar aquilo que consta nestas fiéis Escrituras, porque estão relacionadas à nossa'eterna paz. Enquanto Satanás e os seus demónios, e os maus conselheiros, alvoroçam os príncipes para que façam o mal contra a Igreja, podemos nos regozijar de que Cristo, o nosso Príncipe, e todos os seus anjos poderosos agem contra os nossos inimigos. Porém, não devemos esperar que muitos nos favoreçam neste mundo mau. Todo o conselho de Deus será estabelecido; e que cada um de nós ore da seguinte maneira: Senhor Jesus, seja a nossa justiça no presente, e a nossa confiança eterna, tanto na vida quanto na morte, no dia do juízo e para todo o sempre.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Daniel 10:20 4 Então o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e os inquietava, impedindo-os de edificar; 5 e assalariaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, por todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia. 6 No reinado de Assuero, no princípio do seu reino, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém. 24 Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém, ficando interrompida até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia. Esdras 4:4-6,24 1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. 2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3:1,2 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Efésios 6:12 18 pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu. 1 Tessalonicenses 2:18 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:21 1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1 9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda Judas 1:9 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Apocalipse 12:7 10 e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade, Colossenses 2:10 22 que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades. 1 Pedro 3:22