Comentário Bíblico
Adventista
Arcanjo - (cba)
Judas 1:9
Do gr. archaggelos (ver com. de 1 Tessalonicenses 4:16). Anjos são seres criados; Cristo é o seu Criador (ver Colossenses 1:16,17). Cristo é o verdadeiro Deus (ver com. de João 1:1-3), e os anjos devem adorá-Lo (ver com. de Hebreus 1:3,4,5,6,7,8,13,14).
- 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1:16,17 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:3,4,5,6,7,8,13,14
Miguel - (cba)
Judas 1:9
Este Comentário apoia o ponto de vista de que “Miguel" é um dos nomes de Cristo (ver com. de Daniel 10:13; 1 Tessalonicenses 4:16; Apocalipse 12:7), não como o anjo-chefe, mas como o governante dos anjos.
- 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10:13 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Apocalipse 12:7
Quando contendia - (cba)
Judas 1:9
Pedro não se refere ao incidente que Judas menciona aqui (cf. com. de 2 Pedro 2:11), mas fala de um modo geral da conduta reverente dos anjos na presença do Senhor. Judas é mais específico e cita um exemplo mais crucial no encontro pessoal entre Miguel e o diabo.
Diabo - (cba)
Judas 1:9
Do gr. diabolos (ver com. de Mateus 4:1; Efésios 4:27).
- 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Mateus 4:1 27 nem deis lugar ao Diabo. Efésios 4:27
Corpo de Moisés - (cba)
Judas 1:9
Além do relato de Judas, a única referência bíblica ao sepultamento de Moisés está em Deuteronômio 34:5,6, em que há registro de que o Senhor sepultou Seu servo fiel e que o local de seu túmulo é desconhecido aos homens. Judas, então, revela que o corpo foi objeto de disputa entre Cristo e Satanás. O fato de Moisés ter aparecido com Elias no monte da transfiguração leva à conclusão de que o Senhor triunfou na disputa com o diabo e ressuscitou Moisés de sua sepultura, fazendo dele a primeira pessoa conhecida a provar o poder vivificador de Cristo (ver com. de Deuteronômio 34:6; Mateus 17:3; ver PP, 478, 479).
- 5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor, 6 que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Deuteronômio 34:5,6 6 que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Deuteronômio 34:6 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Mateus 17:3
Não se atreveu - (cba)
Judas 1:9
Do gr. toltnaõ, "ousar”, "presumir”, “fazer algo por conta própria”. Não estava de acordo com o caráter divino caluniar alguém, nem mesmo o diabo, e Cristo não Se atreveria a fazer qualquer coisa contrária à Sua própria natureza e ao caráter perfeito de Deus. Cristo não traria contra ele [o diabo] um "juízo infamatório” como acusação de mentira ou roubo. Satanás é o grande “acusador” (Apocalipse 12:10), o grande caluniador (ver com. de Zacarias 3:1,2), e Cristo jamais usaria as mesmas armas de guerra do diabo.
- 10 Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. Apocalipse 12:10 1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. 2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3:1,2
Juízo infamatório - (cba)
Judas 1:9
Literalmente, “juízo de maldição”.
O Senhor te repreenda - (cba)
Judas 1:9
Comparar com Zacarias 3:2, em que o Senhor repreende o diabo. Não pode haver condenação mais forte do que ser repreendido pelo Senhor (comparar com o com. de 2 Pedro 2:11).
- 2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3:2 11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 2 Pedro 2:11
Clemente de Alexandria, Orígenes e Dídimo afirmam que Judas 9 é uma citação de uma passagem da obra pseudoepígrafa A Ascensão de Moisés. Esse trabalho foi preservado apenas na forma fragmentária, e as porções existentes não contêm a passagem em questão. No entanto, os estudiosos estão geralmente de acordo de que não há nenhuma razão para duvidar da afirmação desses primeiros pais da igreja. A afirmação de que Judas cita A Ascensão de Moisés não nos obriga a aceitar a obra como inspirada. Se Judas a citou, ele estava simplesmente fazendo uso de certos elementos reais contidos nela (cf. com. do Judas 1:14).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
quando [...] disputava a respeito do corpo de Moisés
Judas 1:9
Esta luta pelo corpo de Moisés é uma provável referência a uma obra não canônica da época chamada Assunção de Moisés (ver Introdução, "Uso de literatura não canônica em Judas").
O direito de Cristo de libertar os cativos
Judas 1:9
Ver Isaías 49:24,25. Que direito tinha Cristo de tirar os cativos das mãos do inimigo? - o direito de ter feito um sacrifício que satisfaça os princípios de justiça pelos quais o reino dos céus é governado. Ele veio a esta Terra como o Redentor da raça perdida, para vencer o astuto inimigo e, por Sua inabalável fidelidade ao direito, para salvar todos os que O aceitam como seu Salvador. Na cruz do Calvário, Ele pagou o preço de redenção da raça. E assim Ele ganhou o direito de tirar os cativos das garras do grande enganador, que, por uma mentira formulada contra o governo de Deus, causou a queda do homem, e assim perdeu toda a pretensão de ser chamado de súdito leal do glorioso reino eterno de Deus ( The Signs of the Times, 30 de setembro de 1903 ).
As falsas afirmações de Satanás
Judas 1:9
Satanás , o rebelde e apóstata, opera por todos os artifícios possíveis para derrotar o propósito de Deus. Porque os homens pecaram, ele afirma que eles caíram sob seu domínio, e que os instrumentos celestiais, anjos que se destacam em poder, não devem tirar seus súditos de seu controle. Se os homens receberem o poder divino, ele sabe que não pode prevalecer contra eles e operar sua vontade com crueldade sobre o corpo e a mente; portanto, ele os acusa diante de Deus, e afirma que o poder de Deus não será comunicado a eles ( The Review and Herald, 20 de junho de 1893 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Judas 1:8-16
Os falsos mestres são sonhadores; ofendem e ferem penosamente a alma. Estes mestres têm as suas mentes perturbadas e espíritos sediciosos; esquecem-se que as potestades que existem têm sido ordenadas por Deus (Romanos 13:1).
Quanto à disputa pelo corpo de Moisés, parece que Satanás desejava tornar conhecido o lugar de seu sepulcro aos israelitas, para tentá-los a adorá-lo, porém foi impedido e descarregou seu furor com blasfêmias desesperadas. Isto deve fazer com que todos os que discutem lembrem-se que nunca devem fazer acusações com linguagem ofensiva. Além disto, daqui devemos aprender que devemos defender aqueles a quem Deus reconhece. Difícil, se não impossível, é encontrar inimigos da religião cristã que não vivam nem têm vivido em aberta ou secreta oposição aos princípios da religião natural. Aqui são comparados com os animais, ainda que muitas vezes gabem-se de ser os mais sábios da humanidade. Eles se corrompem nas coisas mais simples e abertas. A falta reside não em seus entendimentos, mas em suas vontades depravadas e apetites e afetos desordenados.
Grande afronta para a fé, mesmo que injusta, é que aqueles que a confessam se oponham a ela de coração e vida. A seu tempo e a seu modo, o Senhor remediará isto, não da maneira cega dos homens, que arrancam as espigas de trigo junto com o joio. É triste ver que os homens que começam no Espírito muitas vezes terminem na carne. Duas vezes mortos: eles estiveram mortos em seu estado natural caído, e agora estão novamente mortos pelas evidentes provas de sua hipocrisia.
Árvores mortas, porque sobrecarregam o solo! Que sejam lançados ao fogo! As ondas que bramam são o terror dos passageiros que navegam, porém, quando chegam ao porto, o ruído e o terror terminam. Os falsos mestres devem esperar o pior castigo neste mundo e no vindouro. Brilham como meteoros ou estrelas errantes que caem, e logo se submergem na negrura das trevas para sempre.
Não há menção da profecia de Enoque em qualquer outra parte da Escritura; contudo, um texto claro da Escritura prova qualquer ponto no qual devamos crer. Deste descobrimos que a vinda de Cristo para julgar foi profetizada tanto no princípio quanto nos tempos anteriores ao dilúvio. O Senhor ;em: que dia glorioso será!
Note quão frequentemente a palavra "ímpio" é repetida. Hoje muitos não se referem aos vocábulos pio ou ímpio, a menos que seja para zombar das palavras, mas isto não acontece com a linguagem que o Espírito Santo nos ensina. As palavras rudes que ditamos para os outros, especialmente as mal fundamentadas, certamente serão levadas em conta no dia do juízo.
Os homens maus e sedutores se iram com tudo que acontece, e nunca estão contentes com seu próprio estado e condição. A vontade e as fantasias deles são as suas únicas regras e lei. Aqueles que satisfazem os seus apetites pecaminosos têm maior propensão a render-se às paixões ingovernáveis. Os homens de Deus, desde o princípio do mundo, têm declarado a condenação que lhes foi determinada. Evitemos os tais. Devemos seguir somente aos homens que seguem a Cristo.
- Veja também

Cristo Triunfante, Pág. 139

Olhando para o Alto, Pág. 297

Refletindo a Cristo, Pág. 62
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:13,21 1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. Daniel 12:1 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Apocalipse 12:7 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16 6 que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Deuteronômio 34:6 28 Aos juízes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo. Êxodo 22:28 13 Então Rabsaqué se pôs em pé, e clamou em alta voz na língua judaica, e disse: Ouvi as palavras do grande rei, do rei da Assíria. 14 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar. 15 Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no Senhor, dizendo: Infalivelmente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria. 16 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Fazei as vossas pazes comigo, e saí a mim; e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna; 17 até que eu venha, e vos leve para uma terra semelhante à vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas. 18 Guardai-vos, para que não vos engane Ezequias, dizendo: O Senhor nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria? 19 Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? onde estão os deuses de Sefarvaim? porventura livraram eles a Samária da minha mão? 20 Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor possa livrar a Jerusalém das minhas mãos? 21 Eles, porém, se calaram e não lhe responderam palavra; porque havia mandado do rei, dizendo: Não lhe respondais. Isaías 36:13-21 29 E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas. Marcos 15:29 39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. 40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? Lucas 23:39,40 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 1 Pedro 3:9 11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 2 Pedro 2:11 17 Davi saiu-lhes ao encontro e lhes disse: Se viestes a mim pacificamente para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém se é para me entregar aos meus inimigos, sem que haja mal nas minhas mãos, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda. 1 Crônicas 12:17 3 para lhe dizerem: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia e de vitupérios, e de blasfêmias, porque chegados são os filhos ao parto, e força não há para os dar à luz. 4 Porventura o Senhor teu Deus terá ouvido as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o rei da Assíria, seu amo, para afrontar o Deus vivo, e para o vituperar com as palavras que o Senhor teu Deus tem ouvido; faze oração pelo resto que ficou. 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. 11 Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e serás tu livrado? 12 Porventura as livraram os deuses das nações que meus pais destruíram: Gozã, e Harã, e Rezefe, e os filhos de Edem que estavam em Telassar? 13 Onde está o rei de Hamate, e o rei de Arpade, e o rei da cidade de Sefarvaim, Hena e Iva? 14 Recebendo pois Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor. 15 E orou Ezequias ao Senhor, dizendo: 16 O Senhor dos exércitos, Deus de Israel, tu que estás sentado sobre os querubins; tu, só tu, és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. 17 Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele mandou para afrontar o Deus vivo. 18 Verdade é, Senhor, que os reis da Assíria têm assolado todos os países, e suas terras, 19 e lançado no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. 20 Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor. Isaías 37:3,4,10-20 2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3:2