Comentário Bíblico
Adventista
Portanto - (cba)
1 Coríntios 15:11
Paulo encerra a comparação entre ele e os outros apóstolos (1 Coríntios 15:9,10), e conclui: visto que todo poder de um testemunho cristão válido vem de Deus, a identidade e personalidade do agente humano é insignificante.
Assim pregamos - (cba)
1 Coríntios 15:11
Que corajosa afirmação quanto à unidade do testemunho apostólico! Todos os apóstolos davam o mesmo testemunho sobre a ressurreição de Cristo. Portanto, não importava qual deles tinha levado a mensagem aos coríntios. Esse princípio tem aplicação universal e pode ser sempre útil na igreja. O agente humano é meramente um porta-voz usado pelo Espírito Santo para transmitir a verdade às pessoas; c, se o êxito coroa seus esforços, o crédito pertence a Deus (cf. 1 Coríntios 3:6).
Assim crestes - (cba)
1 Coríntios 15:11
Paulo recorda os coríntios de terem aceitado sua doutrina, a mesma de todos os apóstolos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:1-11
A palavra ressurreição indica habitualmente a nossa existência além da sepultura. Não encontramos nenhum traço da doutrina do apóstolo em todos os ensinos dos filósofos. A doutrina da morte e ressurreição de Cristo é o fundamento do cristianismo. se for tirada, imediatamente perecerão todas as nossas esperanças de eternidade. Por sustentar esta verdade com firmeza, os cristãos suportam as tribulações e se mantêm fiéis a Deus. Cremos em vão, a menos que nos mantenhamos na fé do Evangelho. Esta verdade é confirmada pelas profecias do Antigo Testamento; muitos viram a Cristo depois que Ele ressuscitou. Este apóstolo foi altamente favorecido, porém, sempre teve uma modesta opinião sobre si mesmo e a expressava. Quando os pecadores são santificados pela graça divina, Deus faz com que as lembranças de pecados anteriores os torne humildes, diligentes e fiéis. Atribui à graça divina tudo o que era valioso nele. Mesmo que os crentes verdadeiros não ignorem o que o Senhor tem feito por eles, neles e por meio deles, quando olham para toda a sua conduta e obrigações, são levados a sentir que ninguém é tão indigno quanto eles. Todos os cristãos verdadeiros crêem que Jesus Cristo, e este crucificado e ressuscitado dentre os mortos, é a surtia e a essência do cristianismo. Todos os apóstolos concordam neste testemunho; por esta fé viveram e nesta fé morreram.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 1 Coríntios 15:3,4 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 1 Coríntios 2:2