Comentário Bíblico
Adventista
Tragada foi a morte - (cba)
1 Coríntios 15:54
A citação é de Isaías 25:8, embora não concorde exatamente com o hebraico nem com a LXX. Quando, por ocasião da volta de Cristo, ocorrer a transformação da mortalidade para a imortalidade, tanto nos justos mortos como nos que vivem, o grande inimigo não mais perturbará os remidos. O último pensamento que lhes ocupava a mente à medida que a sombra da morte os envolveu foi o do sono que se aproximava, seu último sentimento foi o da dor da morte. Ao verem que Cristo voltou e lhes concede o dom da imortalidade, a primeira sensação será de grande regozijo, pois jamais sucumbirão ao poder da morte (ver GC, 550).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O toque final da imortalidade
1 Coríntios 15:51-55
Ver Isaías 65:17; Mateus 25:21; 1 Tessalonicenses 4:16,17; Apocalipse 5:12; Apocalipse 21:4. Temos um Salvador vivo e ressurreto. Ele rompeu os grilhões da tumba depois de ter ficado ali três dias, e em triunfo. Ele proclamou sobre o sepulcro rasgado de José: “Eu sou a ressurreição e a vida”. E Ele está vindo. Estamos nos preparando para Ele? Estamos prontos para que, se adormecermos, possamos fazê-lo com esperança em Jesus Cristo? Você está trabalhando pela salvação de seus irmãos e irmãs? O Doador da vida logo virá. O Doador da vida está vindo para quebrar os grilhões da tumba. Ele deve trazer os cativos e proclamar: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Lá está o anfitrião ressuscitado. O último pensamento foi sobre a morte e suas dores. Os últimos pensamentos que tiveram foram sobre o túmulo e o túmulo, mas agora eles proclamam: “Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó túmulo, onde está a tua vitória? " As dores da morte foram as últimas coisas que sentiram. “Ó morte, onde está o teu aguilhão? " A última coisa que reconheceram foi a dor da morte. Quando eles acordam, a dor desaparece ....
- 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Isaías 65:17 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Apocalipse 5:12 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4
Aqui estão eles, e o toque final da imortalidade é colocado sobre eles, e eles sobem para encontrar seu Senhor nos ares. Os portões da cidade de Deus balançam em seus gonzos, e as nações que guardam a verdade entram. Há colunas de anjos de cada lado, e os resgatados de Deus entram por entre querubins e serafins. Cristo lhes dá as boas-vindas e coloca sobre eles Sua bênção. “Muito bem, servo bom e fiel: ... entra no gozo do teu Senhor.” Que alegria é essa? Ele vê o trabalho de Sua alma e fica satisfeito.
É para isso que trabalhamos. Aqui está alguém que, durante a noite, suplicamos a Deus por ele. Há um com quem conversamos em seu leito de morte, e ele pendurou sua alma indefesa em Jesus. Aqui está alguém que era um pobre bêbado. Tentamos fixar seus olhos naquele que é poderoso para salvar e dissemos que Cristo poderia lhe dar a vitória. Há coroas de glória imortal sobre suas cabeças, e então os remidos lançam suas coroas resplandecentes aos pés de Jesus; e então o coro angelical dá a nota de vitória, e os anjos nas duas colunas iniciam a canção, e a hoste redimida se junta como se tivesse cantado a canção na terra, e assim o fizeram.
Oh, que música! Não há uma nota desarmoniosa. Cada voz proclama: “Digno é o Cordeiro que foi morto”. Ele vê o trabalho de Sua alma e fica satisfeito. Você acha que alguém lá gastará tempo para contar sobre suas provações e terríveis dificuldades? "O primeiro não será lembrado, nem virá à mente." “Deus enxugará de seus olhos todas as lágrimas” ( Manuscrito 18, 1894 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:51-58
Nem todos os santos morrerão, porém todos serão transformados. Muitas verdades do Evangelho que estavam ocultas em mistérios serão reveladas. A morte nunca aparecerá nas regiões às quais o nosso Senhor levará os seus santos ressuscitados. Portanto, procuremos a plena segurança da fé e da esperança, para que em meio à dor, e na expectativa da morte, possamos pensar com calma nos horrores da sepultura, certos de que apenas os nossos corpos dormirão ali, enquanto as nossas almas estarão presentes com o Redentor.
O pecado dá à morte todo o seu poder nocivo. O aguilhão da morte é o pecado, porém Cristo ao morrer, tirou este aguilhão; Ele fez expiação pelo pecado; ele obteve a remissão dos pecados.
A força do pecado é a lei. Ninguém pode responder às suas exigências, suportar a sua maldição ou acabar com as suas transgressões. Daí vem o terror e a angústia. Por isso a morte é terrível para o incrédulo e impenitente. A morte pode surpreender o crente, mas não pode retê-lo em seu poder. Quantos mananciais de gozo para os santos, e de gratidão a Deus, foram abertos pela morte e ressurreição, pelos sofrimentos e pelas conquistas do Redentor!
No versículo 58, temos uma exortação a que os crentes sejam firmes e constantes na fé neste Evangelho que foi pregado pelo apóstolo, e que eles receberam. Além disso, são exortados a permanecerem inabaláveis em sua esperança e expectativa deste grande privilégio de ressuscitar incorruptível e imortal, para abundar na obra do Senhor, fazendo sempre a sua obra, e obedecendo os seus mandamentos. Que Cristo nos dê a fé, e aumente a nossa fé, para que não somente estejamos a salvo, mas também alegres e triunfantes.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 321

O Grande Conflito, Pág. 550

Conselhos aos Idosos, Pág. 156

Para Conhece-lo, Pág. 360

Nos Lugares Celestiais, Pág. 364
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; Romanos 2:7 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; Romanos 6:12 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:11 10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 2 Tessalonicenses 1:10 8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo; porque o Senhor o disse. Isaías 25:8 36 porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. Lucas 20:36 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. Hebreus 2:14,15 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:14 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 321

O Grande Conflito, Pág. 550

Conselhos aos Idosos, Pág. 156

Para Conhece-lo, Pág. 360

Nos Lugares Celestiais, Pág. 364