Comentário Bíblico
Adventista
Ó morte - (cba)
1 Coríntios 15:55
Alusão a Oséias 13:14 (ver com. ali). Neste clamor feliz e vitorioso, tanto a morte quanto a sepultura são personificadas, e as palavras são-lhes dirigidas, provavelmente por todos os santos triunfantes, que estarão libertos para sempre do sofrimento e da separação impostos pela morte. O domínio que esse inimigo exerce sobre todos desde a queda de Adão será para sempre removido dos remidos na segunda vinda de Cristo.
Aguilhão - (cba)
1 Coríntios 15:55
Do gr. kentron, “ponta aguda”, “um ferrão [como de abelha, vespa e escorpião]”.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O toque final da imortalidade
1 Coríntios 15:51-55
Ver Isaías 65:17; Mateus 25:21; 1 Tessalonicenses 4:16,17; Apocalipse 5:12; Apocalipse 21:4. Temos um Salvador vivo e ressurreto. Ele rompeu os grilhões da tumba depois de ter ficado ali três dias, e em triunfo. Ele proclamou sobre o sepulcro rasgado de José: “Eu sou a ressurreição e a vida”. E Ele está vindo. Estamos nos preparando para Ele? Estamos prontos para que, se adormecermos, possamos fazê-lo com esperança em Jesus Cristo? Você está trabalhando pela salvação de seus irmãos e irmãs? O Doador da vida logo virá. O Doador da vida está vindo para quebrar os grilhões da tumba. Ele deve trazer os cativos e proclamar: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Lá está o anfitrião ressuscitado. O último pensamento foi sobre a morte e suas dores. Os últimos pensamentos que tiveram foram sobre o túmulo e o túmulo, mas agora eles proclamam: “Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó túmulo, onde está a tua vitória? " As dores da morte foram as últimas coisas que sentiram. “Ó morte, onde está o teu aguilhão? " A última coisa que reconheceram foi a dor da morte. Quando eles acordam, a dor desaparece ....
- 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Isaías 65:17 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Apocalipse 5:12 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4
Aqui estão eles, e o toque final da imortalidade é colocado sobre eles, e eles sobem para encontrar seu Senhor nos ares. Os portões da cidade de Deus balançam em seus gonzos, e as nações que guardam a verdade entram. Há colunas de anjos de cada lado, e os resgatados de Deus entram por entre querubins e serafins. Cristo lhes dá as boas-vindas e coloca sobre eles Sua bênção. “Muito bem, servo bom e fiel: ... entra no gozo do teu Senhor.” Que alegria é essa? Ele vê o trabalho de Sua alma e fica satisfeito.
É para isso que trabalhamos. Aqui está alguém que, durante a noite, suplicamos a Deus por ele. Há um com quem conversamos em seu leito de morte, e ele pendurou sua alma indefesa em Jesus. Aqui está alguém que era um pobre bêbado. Tentamos fixar seus olhos naquele que é poderoso para salvar e dissemos que Cristo poderia lhe dar a vitória. Há coroas de glória imortal sobre suas cabeças, e então os remidos lançam suas coroas resplandecentes aos pés de Jesus; e então o coro angelical dá a nota de vitória, e os anjos nas duas colunas iniciam a canção, e a hoste redimida se junta como se tivesse cantado a canção na terra, e assim o fizeram.
Oh, que música! Não há uma nota desarmoniosa. Cada voz proclama: “Digno é o Cordeiro que foi morto”. Ele vê o trabalho de Sua alma e fica satisfeito. Você acha que alguém lá gastará tempo para contar sobre suas provações e terríveis dificuldades? "O primeiro não será lembrado, nem virá à mente." “Deus enxugará de seus olhos todas as lágrimas” ( Manuscrito 18, 1894 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:51-58
Nem todos os santos morrerão, porém todos serão transformados. Muitas verdades do Evangelho que estavam ocultas em mistérios serão reveladas. A morte nunca aparecerá nas regiões às quais o nosso Senhor levará os seus santos ressuscitados. Portanto, procuremos a plena segurança da fé e da esperança, para que em meio à dor, e na expectativa da morte, possamos pensar com calma nos horrores da sepultura, certos de que apenas os nossos corpos dormirão ali, enquanto as nossas almas estarão presentes com o Redentor.
O pecado dá à morte todo o seu poder nocivo. O aguilhão da morte é o pecado, porém Cristo ao morrer, tirou este aguilhão; Ele fez expiação pelo pecado; ele obteve a remissão dos pecados.
A força do pecado é a lei. Ninguém pode responder às suas exigências, suportar a sua maldição ou acabar com as suas transgressões. Daí vem o terror e a angústia. Por isso a morte é terrível para o incrédulo e impenitente. A morte pode surpreender o crente, mas não pode retê-lo em seu poder. Quantos mananciais de gozo para os santos, e de gratidão a Deus, foram abertos pela morte e ressurreição, pelos sofrimentos e pelas conquistas do Redentor!
No versículo 58, temos uma exortação a que os crentes sejam firmes e constantes na fé neste Evangelho que foi pregado pelo apóstolo, e que eles receberam. Além disso, são exortados a permanecerem inabaláveis em sua esperança e expectativa deste grande privilégio de ressuscitar incorruptível e imortal, para abundar na obra do Senhor, fazendo sempre a sua obra, e obedecendo os seus mandamentos. Que Cristo nos dê a fé, e aumente a nossa fé, para que não somente estejamos a salvo, mas também alegres e triunfantes.
- Veja também Chamado a Mais Elevada Norma 15:51-57
Atos dos Apóstolos, Pág. 321
Não no carro de fogo, 11 de Agosto 15:55Vidas Que Falam, Pág. 229
A volta de Cristo 15:55Eventos Finais, Pág. 276
A ressurreição geral dos justos, 18 de Outubro 15:55Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 303
A vitória dos santos que dormem, 19 de Outubro 15:55Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 304
O céu: veraneio do cristão, 26 de Outubro 15:55Cuidado de Deus, Pág. 308
Vitória sobre a morte, 11 de Dezembro 15:55Minha Consagração Hoje, Pág. 327
O céu: veraneio do cristão, 24 de Outubro 15:55Olhando para o Alto, Pág. 345
Os fiéis da terra serão salvos, 17 de Dezembro 15:55Filhos e Filhas de Deus, Pág. 358
Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, 18 de Dezembro 15:55Filhos e Filhas de Deus, Pág. 359
Vitória sobre a morte, 15 de Dezembro 15:55A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 361
A ressurreição geral dos justos, 24 de Dezembro 15:55Cuidado de Deus, Pág. 374
É o Homem Imortal? 15:55O Grande Conflito, Pág. 550
O Apocalipse 15:55Atos dos Apóstolos, Pág. 590
O Livramento dos Justos 15:55O Grande Conflito, Pág. 644
|
- Análise em Cadeia 14 Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos. Oséias 13:14 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Atos 9:5 10 Tinham caudas com ferrões, semelhantes às caudas dos escorpiões; e nas suas caudas estava o seu poder para fazer dano aos homens por cinco meses. Apocalipse 9:10 23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. Lucas 16:23 27 pois não deixarás a minha alma no hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; Atos 2:27 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:13,14 13 São devorados os membros do seu corpo; sim, o primogênito da morte devora os seus membros. 14 Arrancado da sua tenda, em que confiava, é levado ao rei dos terrores. Jó 18:13,14 8 (pois a redenção da sua vida é caríssima, de sorte que os seus recursos não dariam;) 9 para que continuasse a viver para sempre, e não visse a cova. 10 Sim, ele verá que até os sábios morrem, que perecem igualmente o néscio e o estúpido, e deixam a outros os seus bens. 11 O pensamento íntimo deles é que as suas casas são perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. 12 Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece; antes é como os animais que perecem. 13 Este é o destino dos que confiam em si mesmos; o fim dos que se satisfazem com as suas próprias palavras. 14 Como ovelhas são arrebanhados ao Seol; a morte os pastoreia; ao romper do dia os retos terão domínio sobre eles; e a sua formosura se consumirá no Seol, que lhes será por habitação. 15 Mas Deus remirá a minha alma do poder do Seol, pois me receberá. Salmos 49:8-15 48 Que homem há que viva e não veja a morte? ou que se livre do poder do Seol? Salmos 89:48 15 Pelo que eu disse no meu coração: Como acontece ao estulto, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria; Então respondi a mim mesmo que também isso era vaidade. 16 Pois do sábio, bem como do estulto, a memória não durará para sempre; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o estulto! Eclesiastes 2:15,16 19 Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade. Eclesiastes 3:19 8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem que tenha poder sobre o dia da morte; nem há licença em tempo de guerra; nem tampouco a impiedade livrará aquele que a ela está entregue. Eclesiastes 8:8 5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. 6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9:5,6 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também Chamado a Mais Elevada Norma 15:51-57
Atos dos Apóstolos, Pág. 321
Não no carro de fogo, 11 de Agosto 15:55Vidas Que Falam, Pág. 229
A volta de Cristo 15:55Eventos Finais, Pág. 276
A ressurreição geral dos justos, 18 de Outubro 15:55Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 303
A vitória dos santos que dormem, 19 de Outubro 15:55Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 304
O céu: veraneio do cristão, 26 de Outubro 15:55Cuidado de Deus, Pág. 308
Vitória sobre a morte, 11 de Dezembro 15:55Minha Consagração Hoje, Pág. 327
O céu: veraneio do cristão, 24 de Outubro 15:55Olhando para o Alto, Pág. 345
Os fiéis da terra serão salvos, 17 de Dezembro 15:55Filhos e Filhas de Deus, Pág. 358
Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, 18 de Dezembro 15:55Filhos e Filhas de Deus, Pág. 359
Vitória sobre a morte, 15 de Dezembro 15:55A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 361
A ressurreição geral dos justos, 24 de Dezembro 15:55Cuidado de Deus, Pág. 374
É o Homem Imortal? 15:55O Grande Conflito, Pág. 550
O Apocalipse 15:55Atos dos Apóstolos, Pág. 590
O Livramento dos Justos 15:55O Grande Conflito, Pág. 644