Comentário Bíblico
Adventista
Quem és Tu, Senhor? - (cba)
Atos 9:5
Saulo dificilmente estaria usando a palavra “Senhor” com seu significado pleno do NT. Era uma declaração natural de deslumbramento e respeito (ver com. de João 1:38). Ele devia ter uma vaga sensibilidade à presença divina e demonstrou isso ao dizer “Senhor”.
Jesus - (cba)
Atos 9:5
Evidências textuais apoiam a variante "Jesus de Nazaré” ou “Jesus, o Nazareno”. Contudo, é provável que isso seja uma inserção de Atos 22:8, em que a expressão completa ocorre numa narrativa do próprio Paulo. Jesus, o Nazareno, foi o título usado em tom de zombaria pelos acusadores de Estêvão (Atos 6:14), o nome que levara Saulo a acusar homens e mulheres de blasfêmia (Atos 26:11;at:9:9@). Ao usar este nome, o Ser celestial Se identifica como Cristo. O perseguidor se rende. A percepção de que Jesus é o Cristo marca o momento da conversão de Saulo e o fim de sua fúria perseguidora. Ele reconhece aquilo que seu mestre Gamaliel, sugerira no passado: que perseguir Jesus era lutar “contra Deus” (Atos 5:39; ver com. de Atos 22:8; Atos 26:15).
- 8 Eu respondi: Quem és tu, Senhor? Disse-me: Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu persegues. Atos 22:8 14 porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu. Atos 6:14 11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras. Atos 26:11 39 mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus. Atos 5:39 15 Disse eu: Quem és, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Atos 26:15
A quem tu persegues - (cba)
Atos 9:5
O pronome “tu” é enfático no texto grego, assim como o pronome anterior, “Eu”. Isso coloca Cristo, em Seu amor, poder e em Sua glória, em contraste com Saulo, perseguidor, mas então prostrado e temeroso.
Duro é (ARC) - (cba)
Atos 9:5
Evidências textuais apoiam a omissão das palavras: “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” (ARC). Contudo, há bases textuais para a inclusão das mesmas em Atos 26:14. Embora elas sejam encontradas em muitos textos latinos de Atos 9:5, não ocorrem em nenhum manuscrito grego. Sua ocorrência na Bíblia grega, que deu origem a algumas versões atuais que a incluem, se deve a Erasmo. Ao preparar sua edição impressa do NT em grego, ele as traduziu do latim para o grego e as acrescentou a seu texto (sobre estas palavras, ver com. de Atos 26:14).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Atos 9:3-6
Ver 1 Coríntios 2:1-5.
Cego para que ele pudesse ver
Atos 9:3-9
Que humilhação foi para Paulo saber que o tempo todo ele estava usando suas forças contra a verdade, pensando que estava fazendo o serviço de Deus, estava perseguindo a Cristo. Quando o Salvador se revelou a Paulo nos raios brilhantes de Sua glória, ele ficou cheio de repulsa por sua obra e por si mesmo. O poder da glória de Cristo pode tê-lo destruído, mas Paulo era um prisioneiro de esperança. Ele foi tornado fisicamente cego pela glória da presença dAquele a quem havia blasfemado, mas era para que ele pudesse ter visão espiritual, que ele pudesse ser despertado da letargia que havia entorpecido e amortecido suas percepções. Sua consciência, despertada, agora trabalhava com uma energia de autoacusação. O zelo de sua obra, sua sincera resistência à luz que brilha sobre ele por meio dos mensageiros de Deus, agora trouxe condenação sobre sua alma, e ele se encheu de amargo remorso. Ele não se via mais como justo, mas condenado pela lei em pensamento, espírito e ações. Ele se viu um pecador, totalmente perdido, sem o Salvador que ele vinha perseguindo. Nos dias e noites de sua cegueira, ele teve tempo para refletir e se lançou todo desamparado e sem esperança sobre Cristo, o único que poderia perdoá-lo e revesti-lo de justiça (Manuscrito 23, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:1-9
Saulo estava tão mal informado, que pensava ter de fazer o que pudesse contra o nome de Cristo, e que com isso fazia um serviço a Deus; parece que ele se fundamentava nisto. Não percamos a esperança da graça renovadora para a conversão dos piores pecadores, nem permitamos que estes percam a esperança na misericórdia de Deus, que perdoa os maiores pecados. É um sinal do favor divino, por meio da obra interior de sua graça ou pelas ações exteriores de sua providência, impedir-nos de continuar ou executar objetivos pecaminosos. Saulo viu o Justo (Atos 22:14 e Atos 26:13).
- 14 Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Atos 22:14 13 ao meio-dia, ó rei vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. Atos 26:13
Quão próximo de nós está o mundo invisível! Se Deus descortina o véu, os objetos se apresentam à vista, comparados com os quais, tudo o que mais se admira na terra será vil e desprezível. Saulo submeteu-se sem reservas, desejoso de saber o que o Senhor Jesus queria que ele fizesse. As revelações de Cristo às pobres almas são humilhantes; as abatem profundamente com pobres pensamentos sobre si mesmas.
Saulo não comeu durante três dias, e Deus se agradou em deixá-lo sem alívio durante esse tempo. Agora seus pecados foram colocados de modo ordenado diante dele; estava em trevas em relação ao seu próprio estado espiritual, e o seu espírito estava ferido pelo pecado. Quando o pecador é levado a uma percepção adequada de seu estado e conduta, lança-se totalmente à misericórdia do Salvador, perguntando-lhe: O que desejas que eu faça, Senhor? Deus dirige o pecador humilhado, e ainda que não costume levar os transgressores ao gozo e à paz de crer sem dor, nem intranquilidade de consciência, sob os quais a alma é profundamente comprometida com as coisas eternas, de qualquer modo, bem-aventurados são aqueles que semeiam com lágrimas, porque eles colherão com gozo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 114

Atos dos Apóstolos, Pág. 117
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. 5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. 9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar. 10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. 1 Samuel 3:4-10 13 ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; 1 Timóteo 1:13 9 Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno; Atos 26:9 39 mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus. Atos 5:39 15 E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. Deuteronômio 32:15 4 Ele é sábio de coração e poderoso em forças; quem se endureceu contra ele, e ficou seguro? Jó 9:4 9 Ou tens braço como Deus; ou podes trovejar com uma voz como a dele? 10 Orna-te, pois, de excelência e dignidade, e veste-te de glória e de esplendor. Jó 40:9,10 12 Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. Salmos 2:12 9 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou dirá a tua obra: Não tens mãos? Isaías 45:9 22 Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele? 1 Coríntios 10:22