Comentário Bíblico
Adventista
Tendo feito sair a todos - (cba)
Atos 9:40
Ao proceder assim, Pedro seguiu o exemplo do Senhor na ressurreição da filha de Jairo (ver com. de Marcos 5:39,40), que ele testemunhara. Havia barulho de grande lamento (Atos 9:39) no cômodo onde se encontrava o corpo de Dorcas. Pedro sentiu necessidade de silêncio, a fim de entrar em comunhão com Deus. Isso lembra a atitude de Elias ao ressuscitar o filho da viúva (1 Reis 17:17-23) e o procedimento de Eliseu ao ressuscitar o filho da sunamita (2 Reis 4:33). Os servos de Deus não ostentam demonstrações de poder.
- 39 E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme. 40 E riam-se dele; porém ele, tendo feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele vieram, e entrou onde a menina estava. Marcos 5:39,40 39 Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáulo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. Atos 9:39 17 Depois destas coisas aconteceu adoecer o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou tanto, que nele não ficou mais fôlego. 18 Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares meu filho? 19 Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama. 20 E, clamando ao Senhor, disse: Ó Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho? 21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele. 22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. 23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: 1 Reis 17:17-23 33 Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. 2 Reis 4:33
Orou - (cba)
Atos 9:40
Pedro se ajoelhou e fez uma oração fervorosa, reconhecendo que somente o poder de Deus seria capaz de realizar o milagre. Mais uma vez, a oração demonstra ser o canal usado pela igreja apostólica para obter poder (ver com. de Atos 1:14,24; Atos 6:4,6; Atos 8:15; Atos 9:11; Atos 10:2). A natureza sincera, humilde e piedosa de Pedro é claramente revelada neste episódio (ver com. de Atos 3:1).
- 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. 24 E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido Atos 1:14,24 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 6 e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos. Atos 6:4,6 15 os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Atos 8:15 11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; Atos 9:11 2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, Atos 10:2 1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. Atos 3:1
Voltando-se - (cba)
Atos 9:40
Depois de orar, ele teve a certeza de que sua oração fora ouvida. Pedro reconhecia sua total dependência do poder divino c, quando teve certeza de que este estava em operação, não hesitou em agir.
Corpo - (cba)
Atos 9:40
Este versículo não deixa dúvida a respeito da natureza do milagre que se seguiu. Dorcas estava morta (ver com. de Atos 9:37). Pedro se voltou para seu corpo sem vida.
Levanta-te - (cba)
Atos 9:40
A brevidade desta ordem demonstra sua firme crença de que a oração seria respondida positivamente.
Sentou-se - (cba)
Atos 9:40
Do gr. anakathizõ, “sentar-se”. O termo é usado por escritores médicos e por Lucas no evangelho (Lucas 7:15) para descrever um paciente que estava deitado na cama e que conseguia se assentar. O breve relato da ressurreição de Dorcas é vivido. Seus olhos se abrem, como se, antes, estivesse dormindo; ela tem uma visão inesperada de Pedro, a quem não deveria conhecer. Depois, o momento culminante em que aquela que estivera morta se assenta. Esses detalhes revelam os interesses médicos de Lucas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:36-43
Muitos daqueles que estão cheios de boas palavras estão vazios e estéreis de boas obras; porém, Tabita era uma grande trabalhadora, não uma grande conversadora. Os cristãos que não possuem propriedades para dar como caridade podem realizar outras obras de caridade, trabalhando com as suas mãos, ou indo com os seus pés, para o bem do próximo. São certamente mais elogiados aqueles cujas obras os elogiam, não importando se as palavras dos demais o façam ou não. São ingratos os que não reconhecem o bem que lhes é feito, nem a bondade que lhes é mostrada.
Enquanto vivermos a plenitude de Cristo para nossa plena salvação, devemos desejar estar cheios de boas obras para a glória do seu nome e para benefício de seus santos. Pessoas com o caráter de Dorcas são úteis onde quer que morem, porque mostram a excelência da Palavra da verdade por meio de suas vidas. Quão vis são as preocupações de tantas mulheres que não procuram ser distintas, senão no ornamento exterior, e desperdiçam as suas vidas na frívola busca de vestidos e vaidades!
O poder uniu-se à Palavra, e Dorcas voltou à vida. Assim é a ressurreição das almas mortas à vida espiritual: o primeiro sinal de vida é abrir os olhos da mente. Aqui vemos que o Senhor pode compensar toda perda, que Ele governa cada acontecimento para o bem daqueles que confiam nEle, e para a glória do seu nome.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 132

E Recebereis Poder, Pág. 278

Profetas e Reis, Pág. 48

Filhas de Deus, Pág. 53
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 40 E riam-se dele; porém ele, tendo feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele vieram, e entrou onde a menina estava. Marcos 5:40 25 E Jesus, vendo que a multidão, correndo, se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele. Marcos 9:25 54 Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te. Lucas 8:54 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:60 36 Havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. Atos 20:36 5 Depois de passarmos ali aqueles dias, saímos e seguimos a nossa viagem, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos, até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos, Atos 21:5 19 Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama. 20 E, clamando ao Senhor, disse: Ó Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho? 21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele. 22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. 23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: 1 Reis 17:19-23 32 Quando Eliseu chegou à casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. 33 Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. 34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu. 35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. 36 Eliseu chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou. Quando ela se lhe apresentou, disse ele :Toma o teu filho. 2 Reis 4:32-36 25 Tendo-se feito sair o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Mateus 9:25 41 E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. 42 Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto. Marcos 5:41,42 43 E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. João 11:43,44 41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava, Lucas 22:41