Comentário Bíblico
Adventista
Ao conhecimento dos irmãos - (cba)
Atos 9:30
Eles conheciam Saulo e a conspiração que lora feita contra ele. Tal conhecimento os despertou para ação imediata. Desceram com ele para o litoral, de onde poderia fugir.
Cesareia - (cba)
Atos 9:30
Não Cesareia de Filipe (ao pé do monte Hermom), mas um porto marítimo que ficava cerca de 100 km a noroeste de Jerusalém. Dali seria fácil chegar a Tarso pelo mar, ou usando a estrada que seguia para o norte, pela costa da Síria. Em Cesareia, é provável que ele tenha se encontrado com Filipe. Os dois, um amigo e um ex-adversário de Estêvão, se veriam face a face como irmãos (ver com. de Atos 8:40).
Enviaram - (cba)
Atos 9:30
Do gr. exapostellõ, literalmente, “enviar para fora de”. Isto parece sugerir que os discípulos mandaram Saulo de navio para Tarso. Não há conflito irreconciliável entre isto e a declaração de Paulo: “Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia” (Gálatas 1:21). Juntas, a Síria e a Cilícia formavam uma província romana na época e, ao ir para Tarso, Saulo entrou nessa região. Há duas interpretações alternativas: (1) sua embarcação parou em portos sírios a caminho de Tarso, na Cilícia; ou (2) Paulo foi primeiramente para Tarsc e depois fez viagens missionárias em territórios próximos na Cilícia e na Síria. A última sugestão pode explicar a presençs de igrejas cristãs na região, que devem tei sido fundadas sem ligação com a primeira viagem missionária de Paulo (ver com. de Atos 15:36,41).
- 21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia. Gálatas 1:21 36 Decorridos alguns dias, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar os irmãos por todas as cidades em que temos anunciado a palavra do Senhor, para ver como vão. 41 E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas. Atos 15:36,41
Tarso - (cba)
Atos 9:30
É possível que a cidade natal de Saulo (ver com. de Atos 9:11) não fosse o refugie mais confortável para o apóstolo. A declara ção de Cristo de que “um profeta não ten honras na sua própria terra” (João 4:44) deve ter sido dolorosamente verdadeira no case de Saulo. Ele não estava apenas voltande para sua terra natal, mas o fazia como um judeu renegado, um apóstata da fé de seus pais, líder da seita desprezada e perseguida dos cristãos. Pode-se imaginar como foi su; recepção e talvez isso explique seu silêncio em relação à própria família. Nesse ponto,; narrativa deixa de se concentrar em Saulo até Barnabé procurá-lo para um mínístério mais abrangente (Atos 11:25).
- 11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; Atos 9:11 44 Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não recebe honra na sua própria pátria. João 4:44 25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; Atos 11:25
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:23-31
Quando entramos no caminho de Deus, devemos esperar provas; porém, o Senhor sabe livrar o santo e também dará, com a prova, o escape. A conversão de Saulo foi e é prova da verdade do cristianismo, mas não podia por si mesma converter uma alma que se encontrava em inimizade com a verdade; nada pode produzir a fé verdadeira, senão este poder que recria o coração.
Os crentes têm a tendência de suspeitar excessivamente daqueles contra os quais têm preconceitos. O mundo está cheio de engano, é necessário ser cauteloso, e devemos exercer a caridade (1 Coríntios 13:5). O Senhor esclarece o caráter dos crentes verdadeiros, os une ao seu povo, e lhes dá a oportunidade de testemunharem de sua verdade diante daqueles que foram testemunhas de seu ódio. Agora Cristo apareceu a Saulo e lhe ordenou que saísse rapidamente de Jerusalém, porque deveria ser enviado aos gentios (veja Atos 22:21). As testemunhas de Cristo não podem morrer enquanto não tiverem terminado seus testemunhos. As perseguições foram suportadas. Aqueles que professavam o Evangelho andaram retamente e gozaram de muito consolo da parte do Espírito Santo, na esperança e paz do Evangelho, e outros foram ganhos para este. Viveram do consolo do Espírito Santo, não somente nos dias de transtornos e aflições, mas também nos dias de repouso e prosperidade. É mais provável que aqueles que caminham com cautela, caminhem com mais gozo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida, 25 os discípulos, tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto. Atos 9:24,25 10 E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. 15 E os que acompanhavam a Paulo levaram-no até Atenas e, tendo recebido ordem para Silas e Timóteo a fim de que estes fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram. Atos 17:10,15 23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem. Mateus 10:23 40 Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. Atos 8:40 13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Mateus 16:13 11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; Atos 9:11 25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; Atos 11:25 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:15 21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia. Gálatas 1:21