Comentário Bíblico
Adventista
Tremendo (ARC) - (cba)
Atos 9:6
Evidências textuais apoiam a omissão das palavras: “E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor” (ARC). No entanto, a pergunta de Saulo, “Senhor, que queres que faça?”, ocorre com suporte textual irrestrito em Atos 22:10. Assim como a última parte de Atos 9:5, esta passagem não é encontrada em nenhum manuscrito e parece ter entrado em algumas versões atuais, como a ARC, por meio de uma inserção feita por Erasmo, na Vulgata latina.
- 10 Então disse eu: Senhor que farei? E o Senhor me disse: Levanta-te, e vai a Damasco, onde se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. Atos 22:10 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Atos 9:5
Levanta-te - (cba)
Atos 9:6
Saulo continuava prostrado.
Entra na cidade - (cba)
Atos 9:6
Isto sugere que Saulo e aqueles que o acompanhavam estavam perto de Damasco (cf. Atos 9:3).
Onde te dirão - (cba)
Atos 9:6
Em Atos 26:16-18, Paulo dá um relato mais completo das instruções que recebeu de Cristo. O relato de Lucas nesta passagem é mais breve. Ananias deu instruções adicionais em Atos 9:15-17.
- 16 mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; 17 livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:16-18 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. 17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Atos 9:15-17
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Atos 9:3-6
Ver 1 Coríntios 2:1-5.
Cego para que ele pudesse ver
Atos 9:3-9
Que humilhação foi para Paulo saber que o tempo todo ele estava usando suas forças contra a verdade, pensando que estava fazendo o serviço de Deus, estava perseguindo a Cristo. Quando o Salvador se revelou a Paulo nos raios brilhantes de Sua glória, ele ficou cheio de repulsa por sua obra e por si mesmo. O poder da glória de Cristo pode tê-lo destruído, mas Paulo era um prisioneiro de esperança. Ele foi tornado fisicamente cego pela glória da presença dAquele a quem havia blasfemado, mas era para que ele pudesse ter visão espiritual, que ele pudesse ser despertado da letargia que havia entorpecido e amortecido suas percepções. Sua consciência, despertada, agora trabalhava com uma energia de autoacusação. O zelo de sua obra, sua sincera resistência à luz que brilha sobre ele por meio dos mensageiros de Deus, agora trouxe condenação sobre sua alma, e ele se encheu de amargo remorso. Ele não se via mais como justo, mas condenado pela lei em pensamento, espírito e ações. Ele se viu um pecador, totalmente perdido, sem o Salvador que ele vinha perseguindo. Nos dias e noites de sua cegueira, ele teve tempo para refletir e se lançou todo desamparado e sem esperança sobre Cristo, o único que poderia perdoá-lo e revesti-lo de justiça (Manuscrito 23, 1899 ).
Cooperação Divina e Humana Necessária
Atos 9:6
Sempre o Senhor dá ao agente humano sua obra. Aqui está a cooperação divina e humana. Há um homem trabalhando em obediência à luz divina concedida. Se Saul tivesse dito, Senhor, eu não estou inclinado a seguir suas instruções específicas para operar minha própria salvação, então se o Senhor tivesse permitido dez vezes a luz brilhar sobre Saul, teria sido inútil. É trabalho do homem cooperar com o divino. E é o conflito mais difícil e severo que vem com o propósito e hora de grande resolução e decisão do humano para inclinar a vontade e o caminho para a vontade de Deus e o caminho de Deus ... O caráter determinará a natureza da resolução e a acção. O fazer não está de acordo com o sentimento ou a inclinação, mas com a conhecida vontade de nosso Pai que está nos céus. Siga e obedeça a orientação do Espírito Santo (Carta 135, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:1-9
Saulo estava tão mal informado, que pensava ter de fazer o que pudesse contra o nome de Cristo, e que com isso fazia um serviço a Deus; parece que ele se fundamentava nisto. Não percamos a esperança da graça renovadora para a conversão dos piores pecadores, nem permitamos que estes percam a esperança na misericórdia de Deus, que perdoa os maiores pecados. É um sinal do favor divino, por meio da obra interior de sua graça ou pelas ações exteriores de sua providência, impedir-nos de continuar ou executar objetivos pecaminosos. Saulo viu o Justo (Atos 22:14 e Atos 26:13).
- 14 Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Atos 22:14 13 ao meio-dia, ó rei vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. Atos 26:13
Quão próximo de nós está o mundo invisível! Se Deus descortina o véu, os objetos se apresentam à vista, comparados com os quais, tudo o que mais se admira na terra será vil e desprezível. Saulo submeteu-se sem reservas, desejoso de saber o que o Senhor Jesus queria que ele fizesse. As revelações de Cristo às pobres almas são humilhantes; as abatem profundamente com pobres pensamentos sobre si mesmas.
Saulo não comeu durante três dias, e Deus se agradou em deixá-lo sem alívio durante esse tempo. Agora seus pecados foram colocados de modo ordenado diante dele; estava em trevas em relação ao seu próprio estado espiritual, e o seu espírito estava ferido pelo pecado. Quando o pecador é levado a uma percepção adequada de seu estado e conduta, lança-se totalmente à misericórdia do Salvador, perguntando-lhe: O que desejas que eu faça, Senhor? Deus dirige o pecador humilhado, e ainda que não costume levar os transgressores ao gozo e à paz de crer sem dor, nem intranquilidade de consciência, sob os quais a alma é profundamente comprometida com as coisas eternas, de qualquer modo, bem-aventurados são aqueles que semeiam com lágrimas, porque eles colherão com gozo.
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 109

Atos dos Apóstolos, Pág. 117

Atos dos Apóstolos, Pág. 120

Jesus Meu Modelo, Pág. 126

Para Conhece-lo, Pág. 146

Nossa Alta Vocação, Pág. 181

Conselhos aos Professores, Pág. 183

Cuidado de Deus, Pág. 211

Para Conhece-lo, Pág. 215

Conselhos para a Igreja, Pág. 246

Testemunhos Seletos 3, Pág. 261

Este Dia com Deus, Pág. 337

Vidas Que Falam, Pág. 341

Testemunhos Seletos 3, Pág. 35

Testemunhos Seletos 1, Pág. 391

Testemunhos Seletos 1, Pág. 395

E Recebereis Poder, Pág. 43

Este Dia com Deus, Pág. 61

Nossa Alta Vocação, Pág. 94
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 29 Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas Atos 16:29 25 E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei. 26 Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, pelo que o mandava chamar mais freqüentemente e conversava com ele. Atos 24:25,26 5 Vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu e estremeceu muito o seu coração. 1 Samuel 28:5 2 A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra. Isaías 66:2 16 Ouvindo-o eu, o meu ventre se comove, ao seu ruído tremem os meus lábios; entra a podridão nos meus ossos, vacilam os meus passos; em silêncio, pois, aguardarei o dia da angústia que há de vir sobre o povo Habacuque 3:16 12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; Filipenses 2:12 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Atos 2:37 30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Atos 16:30 10 Então disse eu: Senhor que farei? E o Senhor me disse: Levanta-te, e vai a Damasco, onde se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. Atos 22:10 10 Ao que lhe perguntavam as multidões: Que faremos, pois? Lucas 3:10 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; Romanos 7:9 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Romanos 10:3 6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Tiago 4:6 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; Atos 9:15 16 mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; Atos 26:16 6 E, passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e disse- te: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive. 7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste, e te engrandeceste, e alcançaste grande formosura. Formaram-se os teus seios e cresceu o teu cabelo; contudo estavas nua e descoberta. 8 Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha. Ezequiel 16:6-8 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros. Mateus 19:30 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20 15 Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericordia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. 17 Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. 18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. 19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso? 22 E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; 23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, 24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Romanos 9:15-24 20 E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam. Romanos 10:20 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, Gálatas 1:15,16 14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:14-16 6 este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. [Ele te dirá o que deves fazer.] 22 Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras. 32 Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar. Atos 10:6,22,32 13 E ele nos contou como vira em pé em sua casa o anjo, que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, 14 o qual te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa. Atos 11:13,14 8 Bom e reto é o Senhor; pelo que ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho. 12 Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher. Salmos 25:8,9,12 12 Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei, Salmos 94:12 18 Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei; também o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolação, a ele e aos que o pranteiam. Isaías 57:18 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. Atos 9:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 109

Atos dos Apóstolos, Pág. 117

Atos dos Apóstolos, Pág. 120

Jesus Meu Modelo, Pág. 126

Para Conhece-lo, Pág. 146

Nossa Alta Vocação, Pág. 181

Conselhos aos Professores, Pág. 183

Cuidado de Deus, Pág. 211

Para Conhece-lo, Pág. 215

Conselhos para a Igreja, Pág. 246

Testemunhos Seletos 3, Pág. 261

Este Dia com Deus, Pág. 337

Vidas Que Falam, Pág. 341

Testemunhos Seletos 3, Pág. 35

Testemunhos Seletos 1, Pág. 391

Testemunhos Seletos 1, Pág. 395

E Recebereis Poder, Pág. 43

Este Dia com Deus, Pág. 61

Nossa Alta Vocação, Pág. 94