Comentário Bíblico
Adventista
Outrora [...] sem a lei - (cba)
Romanos 7:9
O período anterior da vida de Paulo, ao qual ele se refere aqui, tem sido objeto de muita discussão. Parece evidente, pelo contexto, no entanto, que ele fala de antes de se tornar consciente da verdadeira natureza, espiritualidade e extensão da lei divina. Foi um período em que ele se considerava justo e, no que se refere aos atos externos, parecia obedecer à lei. Mas era uma justiça legalista, da mesma da qual o jovem rico se jactava, quando colocado face a face com os mandamentos: “Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?” (Mateus 19:20). Da mesma forma, Paulo poderia alegar que, “segundo a justiça que há na lei”, ele era “irrepreensível” (Filipenses 3:6; cf. Atos 26:5; comparar com a oração prepotente, hipócrita do fariseu, Lucas 18:11,12). Mas, quando Paulo percebeu o caráter espiritual da lei, o pecado surgiu em sua verdadeira repugnância. Viu-se como um transgressor, e sua autoestima se desvaneceu (ver CC, 29, 30).
- 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? Mateus 19:20 6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. Filipenses 3:6 5 pois me conhecem desde o princípio e, se quiserem, podem dar testemunho de que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. Atos 26:5 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Lucas 18:11,12
Eu vivia - (cba)
Romanos 7:9
Paulo se refere à própria experiência, mas, por meio dela, ele representa a de todos os não convertidos que dependem da própria justiça.
Sobrevindo o preceito - (cba)
Romanos 7:9
Ou seja, quando o significado espiritual do mandamento “Não cobiçarás” (Romanos 7:7), foi levado à sua mente e consciência. Paulo viu nessa proibição de todo desejo pecaminoso o espírito de toda a lei, e quando esta chegou a ele como a palavra de Deus, viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes (Hebreus 4:12), a sua complacente justiça própria foi subitamente abalada.
- 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12
Reviveu o pecado - (cba)
Romanos 7:9
Paulo não quer dizer aqui que antes, quando sobreveio o mandamento, o pecado, aqui personificado como uma criatura repugnante, tinha estado inativo em sua vida, mas que ele não o havia percebido, nem sua verdadeira natureza nem suas consequências fatais (Romanos 7:13). Na verdade, o pecado tinha estado sem oposição no controle de sua vida (Romanos 7:5). Mas a vinda do “mandamento” desafiou a presença do pecado e de seu direito de controlar a vida. Então, o pecado se ergueu para manter sua autoridade contestada. Em toda a sua malignidade e força, ele surgiu em seu verdadeiro caráter, como um enganador, inimigo e assassino.
- 13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. Romanos 7:13 5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5
Quando e como Paulo começou a sentir o poder da condenação da lei, ele não informa. No entanto, sabemos o suficiente sobre seus primeiros anos para ter uma ideia de sua experiência com a lei antes da conversão. Como um fariseu bem estudado, vivendo de acordo com a mais severa seita de sua religião, ele tinha tentado, com esforço intenso, mas inútil, satisfazer pela observância exterior às demandas de uma lei santa e perscrutadora. Mas a serenidade e o amor perdoador apresentados por Estêvão em seu martírio tocaram profundamente a mente de Paulo e despertaram sua consciência para alguma noção de que a obediência à lei era mais do que uma questão exterior (ver com. de Romanos 7:8).
Eu morri - (cba)
Romanos 7:9
Quando Paulo compreendeu a natureza espiritual da lei, o novo conhecimento só serviu para acusá-lo como transgressor e despertar nele todos os tipos de maus desejos (Romanos 7:8). Assim, ele se conscientizou, no sentido mais amplo, de que era um pecador e descobriu que não tinha qualquer esperança de vida (Romanos 6:21,23).
- 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. Romanos 7:8 21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? pois o fim delas é a morte. 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:21,23
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A mudança maravilhosa de Paulo
Romanos 7:7-9
Ver Filipenses 3:5,6; Tiago 1:23-25. Paulo diz que “no tocante à lei” - no que diz respeito aos atos externos - ele era “irrepreensível”, mas quando o caráter espiritual da lei foi discernido, quando ele olhou no espelho sagrado, ele se viu um pecador. Julgado por um padrão humano, ele se absteve de pecar, mas quando olhou nas profundezas da lei de Deus e se viu como Deus o via, ele se curvou em humilhação e confessou sua culpa. Ele não se afastou do espelho e se esqueceu de como era homem, mas exerceu genuíno arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Ele foi lavado, ele foi limpo. Ele diz: “Eu não conhecia a luxúria, a não ser que a lei dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, aproveitando o mandamento, operou em mim todo tipo de concupiscência. Pois sem a lei o pecado estava morto. Pois eu já estava vivo sem a lei:
- 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; 6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. Filipenses 3:5,6 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1:23-25
O pecado então apareceu em sua verdadeira hediondez e sua auto-estima se foi. Ele se tornou humilde. Ele não mais atribuía bondade e mérito a si mesmo. Ele deixou de ter mais consideração por si mesmo do que deveria e atribuiu toda a glória a Deus. Ele não tinha mais ambições de grandeza. Ele deixou de querer vingar-se e não era mais sensível à reprovação, negligência ou desprezo. Ele não buscava mais aliança, posição ou honra terrena. Ele não puxou os outros para se elevar. Ele se tornou gentil, condescendente, manso e humilde de coração, porque havia aprendido sua lição na escola de Cristo. Ele falou de Jesus e Seu amor incomparável, e cresceu mais e mais em Sua imagem. Ele concentrou toda a sua energia para ganhar almas para Cristo. Quando a provação veio sobre ele por causa de seu trabalho abnegado pelas almas, ele se curvou em oração, e seu amor por elas aumentou. Sua vida estava escondida com Cristo em Deus, e ele amava Jesus com todo o ardor de sua natureza. Cada igreja era querida para ele; cada membro da igreja era uma pessoa de interesse para ele; pois ele considerava cada alma como a aquisição do sangue de Cristo (The Review and Herald, 22 de julho de 1890 ).
A lei de Deus não morreu
Romanos 7:9
O apóstolo Paulo, ao relatar sua experiência, apresenta uma verdade importante a respeito da obra a ser realizada na conversão. Ele diz: “Já vivi sem a lei uma vez” - ele não sentiu nenhuma condenação; “Mas quando veio o mandamento”, quando a lei de Deus foi imposta à sua consciência, “reviveu o pecado e eu morri”. Então ele se viu um pecador, condenado pela lei divina. Marcos, foi Paulo, e não a lei, que morreu ( O Espírito de Profecia 4: 297 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 7:7-13
Não há maneira de chegar ao conhecimento do pecado, que é necessário para o arrependimento e, portanto, para a paz e o perdão, senão relacionando os nossos corações e vidas com a lei. Em seu próprio caso o apóstolo não tinha conhecido a pecaminosidade de seus pensamentos, motivos e ações, senão pela lei. Esta norma perfeita mostrou o quão mau eram o seu coração e sua vida, provando que os seus pecados eram mais numerosos do que ele havia pensado antes, mas não continha nenhuma cláusula de misericórdia ou graça para o seu alívio.
Aquele que não nota em si mesmo a facilidade para imaginar que existe algo desejável no que está fora de seu alcance, ignora a natureza humana e a perversidade de seu próprio coração. Podemos perceber isto em nossos filhos, ainda que o amor próprio nos cegue em relação a nós mesmos. Quanto mais humilde e espiritual for um cristão, mais notará que o apóstolo descreve o crente verdadeiro, desde as suas primeiras convicções de pecado até o seu maior progresso na graça, durante este presente estado imperfeito. Paulo foi fariseu, ignorante em relação à espiritualidade da lei, e pensava que possuía um caráter correto sem conhecer a sua depravação interior. Quando o mandamento chegou à sua consciência, através da convicção do Espírito Santo, e viu o que Ele exigia, percebeu que a sua mente pecaminosa se levantava contra. Ao mesmo tempo sentiu a maldade do pecado, seu próprio estado pecaminoso e que era incapaz de cumprir a lei, como um criminoso condenado. Contudo, ainda que o princípio do mal no coração humano produza más motivações, e ainda mais quando toma ocasião pelo mandamento, de todo modo a lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. Não é favorável ao pecado, aquele que o busca no coração, e o descobre e reprova em seu agir interior.
Nada é tão bom, que uma natureza corrupta e viciosa não perverta. O mesmo calor que abranda a cera endurece o barro. O alimento ou o remédio, quando mal ingeridos podem causar a morte, ainda que as suas propriedades sejam de nutrir e curar. A lei pode causar a morte por meio da perversão do homem, mas o pecado é o veneno que produz a morte. Não a lei, mas o pecado descoberto pela lei, tornou-se morte para o apóstolo. A natureza destruidora do pecado, e a pecaminosidade do coração humano são claramente demonstradas aqui.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Cuidado de Deus, Pág. 279

Olhando para o Alto, Pág. 3
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? Mateus 19:20 25 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu? 27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Lucas 10:25-29 29 Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com os meus amigos; Lucas 15:29 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 21 Replicou o homem: Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. Lucas 18:9-12,21 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; 6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. Filipenses 3:5,6 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. Mateus 5:21 4 Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá. 5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai. 6 E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. Mateus 15:4-6 8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens. 9 Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição. 10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. 11 Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderías aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, 12 não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, 13 invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. Marcos 7:8-13 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3:19,20 5 Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. Romanos 10:5 12 Pois males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me têm alcançado, de modo que não posso ver; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração. Salmos 40:12 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10 10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. 11 Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. Tiago 2:10,11 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:21-23 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 4 Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus. 6 Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Romanos 7:4,6 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. Romanos 7:11 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3:20 19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. Gálatas 2:19
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
