Comentário Bíblico
Adventista
Porque - (cba)
Hebreus 4:12
À primeira vista, pode parecer que Hebreus 4:12,13 não têm conexão direta com o tema de Hebreus 3 e 4. No entanto, como indica a palavra “porque”, há uma relação lógica. Hebreus 4:12,13 explicam como evitar cair na desobediência (Hebreus 4:11) e descansar das próprias “obras” (Hebreus 4:10), usufruindo os meios providenciados por Deus para que Seus filhos entrem em Seu “descanso”.
- 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:12,13 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:11 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Hebreus 4:10
Palavra - (cba)
Hebreus 4:12
Do gr. logos (ver com. de João 1:1). No presente contexto, esta é a “palavra" que foi “pregada” tanto ao antigo Israel como aos cristãos (Hebreus 4:2), especialmente o convite para entrar no “descanso” de Deus. Como Hebreus 4:2 deixa claro, esta palavra é equiparada com o evangelho. Em sentido mais amplo, tal palavra também pode incluir todos os escritos do cânon sagrado, na medida em que toda a Bíblia é a palavra de Deus e apresenta o evangelho de Jesus Cristo.
- 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2
Viva - (cba)
Hebreus 4:12
É necessária uma força viva para criar um coração novo e renovar um espírito reto (cf. Salmos 51:10). A “palavra” de Deus é viva e dá vida. Assim foi na obra da criação (Salmos 33:6,9) e assim é na recriação da imagem de Deus no ser humano. Cristo, o Verbo encarnado, igualmente tem vida em Si mesmo (João 1:4,12; João 5:26). A "Palavra de Deus” é a força operante na conversão. O cristão "nasce de novo [...] pela palavra de Deus, que vive e permanece para sempre” (1 Pedro 1:23).
- 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Salmos 51:10 6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca. 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu. Salmos 33:6,9 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:4,12 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; João 5:26 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 1 Pedro 1:23
Eficaz - (cba)
Hebreus 4:12
Do gr. energês, “ativa”, “poderosa” (cf. com. de 1 Coríntios 12:6). A palavra “energia" é derivada de energês. Há poder na “palavra” de Deus para transformar pecadores.
Mais cortante - (cba)
Hebreus 4:12
A natureza deste gume afiado é explicada no restante de Hebreus 4:12. A “palavra” de Deus é viva, poderosa e afiada, plenamente capaz de cumprir Seus propósitos para a humanidade (ver Isaías 46:10; Isaías 55:10,11).
- 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 10 que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade; Isaías 46:10 10 Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:10,11
Espada de dois gumes - (cba)
Hebreus 4:12
Ver Efésios 6:17; ver com. de Apocalipse 1:16.
- 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17 16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. Apocalipse 1:16
Dividir - (cba)
Hebreus 4:12
Do gr. merismos, “repartir”, “separar”.
Alma e espírito - (cba)
Hebreus 4:12
Do gr. psuchê kai pneuma, aqui, “vida e respiração" (sobre psuchê, ver com. de Mateus 10:28; sobre pneuma, ver com. de Lucas 8:55). Esta expressão e “juntas e medulas" são usadas figurativamente.
- 28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:28 55 E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer. Lucas 8:55
A ideia de dividir entre "alma e espírito” e entre "juntas e medulas” descreve o poder cortante da “palavra" de Deus. O valor da figura se baseia no fato de que “vida” e “respiração”, para efeitos práticos, são inseparáveis.
Juntas e medulas - (cba)
Hebreus 4:12
Também se presume, na metáfora, que são coisas inseparáveis.
Discernir - (cba)
Hebreus 4:12
Do gr. kritikos, ser capaz de “discernir”, “julgar", "discriminar”, ou seja, possuir a qualidade de discernimento ou discriminação. A palavra "crítico” é derivada de kritikos. Mediante uma resposta favorável à impressão feita sobre a consciência pela palavra de Deus, o cristão evita cair na incredulidade, abandona as próprias obras e entra no “descanso" de Deus (Hebreus 4:6,10,11; Hebreus 3:10,12).
- 6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:6,10,11 10 Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. 12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; Hebreus 3:10,12
Pensamentos e propósitos - (cba)
Hebreus 4:12
Ou, "pensamentos e motivos”, “pensamentos e intenções". Como uma lâmina afiada que separa “juntas” de "medulas”, os claros princípios da “palavra de Deus" discernem entre o bem e o mal, entre os pensamentos e motivos certos e errados.
Coração - (cba)
Hebreus 4:12
Isto é, a mente.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Eliminando o excedente do eu
Hebreus 4:12
Ver João 17:17. A verdade prática deve ser introduzida na vida, e a Palavra, como uma espada afiada de dois gumes, deve cortar o excedente do eu que há em nosso caráter ( Carta 5, 1897 ).
Poder transformador da palavra
Hebreus 4:12
A Palavra torna humildes os orgulhosos, os perversos mansos e contritos, os desobedientes obedientes. Os hábitos pecaminosos naturais ao homem estão entrelaçados com a prática diária. Mas a Palavra corta as concupiscências carnais. É um discernidor dos pensamentos e intenções da mente. Ele divide as juntas e medula, cortando as concupiscências da carne, tornando os homens dispostos a sofrer por seu Senhor ( Manuscrito 42, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 4:11-16
Observe a finalidade proposta: repouso espiritual e eterno; o repouso de graça aqui, e o de glória no além; em Cristo na terra; com Cristo no céu. Depois do devido e diligente labor virá o repouso, doce e satisfatório; o trabalho de agora se transformará no repouso mais prazeroso quando chegar. Trabalhemos e estimulemo-nos uns aos outros a ser diligentes em nosso dever.
As Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus. Quando Deus a estabelece por seu Espírito, convence, converte e consola poderosamente. Faz com que a alma que tem sido orgulhosa por muito tempo torne-se humilde, e o espírito perverso torne-se manso e obediente. Os hábitos pecaminosos que têm se tornado naturais para a alma, estando profundamente arraigados nela, são separados e cortados pela espada. Trará à luz os pensamentos e propósitos dos homens e a vileza de muitos, os princípios maus que os movem, e as finalidades pecaminosas para as quais atuam. A Palavra mostrará ao pecador tudo o que há no seu coração.
Firmemos as doutrinas da fé cristã em nossas mentes, seus princípios vivificantes em nossos corações, sua confissão franca em nossos lábios e submetamos as nossas vidas a eles. Cristo executou uma parte de seu sacerdócio na terra ao morrer por nós; executa a outra parte no céu, intercedendo pela causa de seu povo e apresentando as suas ofertas. A critério da sabedoria infinita, era necessário que o Salvador dos homens fosse alguém que tivesse o sentimento de companheirismo que nenhum ser, salvo um congênere, poderia ter; portanto, era necessário que experimentasse realmente todos os efeitos do pecado que pudessem ser separados de sua verdadeira culpa. Deus enviou o seu Filho em semelhança da carne do pecado (Romanos 8:3); quanto mais puro e santo Ele era, menos disposto deve ter estado de pecar em sua natureza, e mais profunda deve ter sido a impressão de seu mal; consequentemente, Ele deve ter estado mais preocupado para livrar o seu povo da culpa e do poder do pecado.
Devemos nos animar, pela excelência de nosso Sumo Sacerdote, a irmos diretamente ao trono da graça. A misericórdia e a graça são as coisas que queremos; misericórdia que perdoe todos os nossos pecados, e graça que purifique as nossas almas. Além de nossa dependência diária de Deus para as provisões presentes, há épocas para as quais devemos prover em nossas orações; tempos de tentação, seja pela adversidade, seja pela prosperidade, e especialmente em nosso momento de morrer. Devemos ir ao trono de justiça com reverência e santo temor; não como arrastados, mas como convidados ao trono de misericórdia onde reina a graça. Só pelo sangue de Jesus temos ousadia para entrar no Lugar Santíssimo; Ele é o nosso Advogado e adquiriu tudo o que as nossas almas possam desejar ou querer.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 103

Cuidado de Deus, Pág. 135

Para Conhece-lo, Pág. 195

Vida e Ensinos, Pág. 78
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé. Hebreus 13:7 2 e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava; Isaías 49:2 11 É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. Lucas 8:11 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. Atos 4:31 17 Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos. 2 Coríntios 2:17 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 2 Coríntios 4:2 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4 2 O Senhor enviará de Sião o cetro do teu poder. Domina no meio dos teus inimigos. Salmos 110:2 130 A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples. Salmos 119:130 11 As palavras dos sábios são como aguilhões; e como pregos bem fixados são as palavras coligidas dos mestres, as quais foram dadas pelo único pastor. Eclesiastes 12:11 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11 29 Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Jeremias 23:29 16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16 24 mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 1 Coríntios 1:24 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; 2 Coríntios 10:4,5 13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 1 Tessalonicenses 2:13 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 1 Pedro 1:23 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6:51 4 e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:4,5 3 Cinge a tua espada à coxa, ó valente, na tua glória e majestade. Salmos 45:3 6 Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes, Salmos 149:6 4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Provérbios 5:4 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. Isaías 11:4 2 e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava; Isaías 49:2 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Atos 2:37 33 Ora, ouvindo eles isto, se enfureceram e queriam matá-los. Atos 5:33 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17 16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. Apocalipse 1:16 16 Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Apocalipse 2:16 15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:15,21 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Salmos 139:2 10 Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10 24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; 25 os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós. 1 Coríntios 14:24,25 13 Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Efésios 5:13 23 e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras. Apocalipse 2:23 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26 5 e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, Hebreus 6:5 38 Este é o que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar; Atos 7:38 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23 48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia. João 12:48