Comentário Bíblico
Adventista
Visto, portanto - (cba)
Hebreus 4:6
Hebreus 4:6 conclui os argumentos de Hebreus 4:3-5.
- 6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Hebreus 4:6 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; 5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 4:3-5
Resta - (cba)
Hebreus 4:6
A promessa de entrar no descanso de Deus permanece válida mesmo depois de ter sido retirada do antigo Israel.
Entrarem alguns - (cba)
Hebreus 4:6
Apesar daqueles que "não puderam entrar [no descanso] por causa da incredulidade” (Hebreus 3:19), o plano original de Deus de que este mundo seja habitado por uma comunidade justa e feliz será, em última análise, bem-sucedido. Mas esses devem, primeiramente, entrar, pela fé, no descanso espiritual do pecado e de seus próprios esforços para a salvação. É ao “descanso" espiritual que se faz referência aqui (ver com. de Hebreus 3:11).
- 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:19 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 3:11
Nele - (cba)
Hebreus 4:6
Ou seja, ao “descanso" espiritual.
Aqueles aos quais - (cba)
Hebreus 4:6
Ver com. de Hebreus 4:2.
Por causa da desobediência - (cba)
Hebreus 4:6
Ver com. de Hebreus 3:19.
Não entraram - (cba)
Hebreus 4:6
A geração de israelitas que deixou o Egito “não entrou" na terra da promessa, e os que entraram em Canaã, como nação, nunca entraram no descanso espiritual que Deus lhes propôs (ver com. de Hebreus 3:11).
Anteriormente foram anunciadas - (cba)
Hebreus 4:6
Ou seja, o primeiro anúncio do convite do evangelho, mencionado em Hebreus 4:2.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 4:1-10
Os privilégios que temos com o Evangelho são maiores do que os que existiam sob a lei de Moisés, ainda que em sua essência se pregou o mesmo Evangelho em ambos Testamentos. Em todas as épocas têm existido muitos ouvintes que não tiram proveito da mensagem de Deus, e a incredulidade é a causa de toda esterilidade quando se trata da Palavra. A fé do que ouve é a vida da Palavra. Uma triste consequência do descuido parcial e de uma profissão de fé vacilante e relaxada, é que muitas vezes faz com que os homens não a alcancem. Sejamos então diligentes para ter livre acesso ao reino de Deus.
Como Deus terminou sua obra e depois descansou, fará com que os que crêem terminem a sua obra e depois desfrutem de seu repouso. É evidente que resta um dia de repouso para o povo de Deus, mais espiritual e excelente do que o do sétimo dia, ou daquele ao qual Josué dirigiu os judeus. Este repouso é um repouso de graça, consolo e santidade no estado do Evangelho. O repouso em glória é onde o povo de Deus desfrutará o final de sua fé e o objeto de todos os seus santos desejos. O repouso, que é o tema do raciocínio do apóstolo, e do qual conclui que fica por ser desfrutado, é sem dúvida o repouso celestial que resta para o povo de Deus, e que se opõe ao estado de trabalhos e transtornos deste mundo. É o repouso que obterão quando o Senhor Jesus aparecer no céu. Porém, os que não crêem nunca entrarão neste repouso espiritual, seja o de graça aqui ou o de glória no além. Deus sempre tem declarado que o repouso do homem está nEle e que o seu amor é a única alegria verdadeira da alma; e a fé em suas promessas por meio de seu Filho é o único caminho para entrar naquele repouso.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Hebreus 4:9 29 Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; 1 Coríntios 7:29 12 Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e farei de ti uma nação maior e mais forte do que ele. 31 Mas aos vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, a estes introduzirei na terra, e eles conhecerão a terra que vós rejeitastes. Números 14:12,31 15 E deixareis o vosso nome para maldição aos meus escolhidos; e vos matará o Senhor Deus, mas a seus servos chamará por outro nome. Isaías 65:15 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. Mateus 21:43 9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas. 10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. Mateus 22:9,10 21 Voltou o servo e contou tudo isto a seu senhor: Então o dono da casa, indignado, disse a seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22 Depois disse o servo: Senhor, feito está como o ordenaste, e ainda há lugar. 23 Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha. 24 Pois eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. Lucas 14:21-24 46 Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios; 47 porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. Atos 13:46,47 28 Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles ouvirão. Atos 28:28 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:19 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gálatas 3:8 18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:18,19 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:11