Comentário Bíblico
Adventista
Ira - (cba)
Hebreus 3:11
Do gr. orgê (ver com. de Romanos 1:18; Romanos 2:8; sobre a “ira” de Deus, ver com. de 2 Reis 13:3).
- 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1:18 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; Romanos 2:8 3 Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel; e o entregou continuadamente na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Bene-Hadade, filho de Hazael. 2 Reis 13:3
Não entrarão - (cba)
Hebreus 3:11
Deus havia prometido a Abraão que seus descendentes retornariam a Canaã “na quarta geração” (Gênesis 15:16). O objetivo de tirar o povo hebreu do Egito era levá-los para a terra que lhes havia prometido. Porém, eles se recusaram de forma obstinada a aprender o que Deus quis lhes ensinar antes que pudesse levá-los para Canaã. Assim, Deus finalmente não teve alternativa senão abandoná-los aos seus próprios caminhos. Teria sido inútil dar-lhes a posse da terra prometida, pois, com base em seu desempenho no deserto, eles teriam frustrado o propósito divino. Deus teve muita paciência com o povo, e não havia mais nada que pudesse fazer por eles. Deus prometeu dar-lhes “descanso” (Êxodo 33:14), mas eles quebraram essa “promessa” em Cades (Números 14:34).
- 16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:16 14 Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso. Êxodo 33:14 34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, a saber, quarenta dias, levareis sobre vós as vossas iniqüidades por quarenta anos, um ano por um dia, e conhecereis a minha oposição. Números 14:34
Descanso - (cba)
Hebreus 3:11
Do gr. katapausis, “[estado] tranquilo”, “[lugar] de descanso”. O conceito fundamental de katapausis é a cessação do trabalho ou de outra atividade, juntamente com o estado de inatividade que se segue. Katapausis ocorre ao todo oito vezes em Hebreus 3 e 4 (Hebreus 3:11,18; Hebreus 4:1,3,5,10,11), e o verbo relacionado katapauõ, três vezes (Hebreus 4:4,8,10). Em cada caso, katapausis indica um descanso determinado, o descanso de Deus. Quando katapausis ocorre na LXX, é geralmente a tradução do heb. menuchah, “lugar de descanso”, “descanso”, e vem de nuach, “estabelecer-se”, “permanecer [em um lugar]”, “descansar”, isto é, após a atividade anterior. Ainda na LXX, katapausis é usado para a morada permanente da arca em Canaã, depois da peregrinação no deserto (Números 10:36), e para a herança de Israel em Canaã, após os 430 anos de peregrinação (Deuteronômio 12:9). O verbo relacionado katapauõ geralmente traduz o heb. nuach ou shabath, ambos significando “descansar”. Katapauõ é usado cinco vezes para o descanso do sábado (Gênesis 2:2,3; Êxodo 34:21; Êxodo 31:17). Assim como katapausis, katapauõ representa a cessação de qualquer atividade e pode também incluir o descanso que se segue à cessação (ver com. de Hebreus 4:9).
- 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. 18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? Hebreus 3:11,18 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:1,3,5,10,11 4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; 8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia. 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Hebreus 4:4,8,10 36 E, quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel. Números 10:36 9 Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que o Senhor vosso Deus vos dá; Deuteronômio 12:9 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:2,3 21 Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás; na aradura e na sega descansarás. Êxodo 34:21 17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. Êxodo 31:17 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Hebreus 4:9
Para se compreender a discussão em Hebreus 3 e 4, é essencial atentar para quatro aplicações diferentes das palavras katapausis e katapauõ:
1. Em Hebreus 3:11,18; Hebreus 4:3,5, a referência é à ocupação literal da terra prometida de Canaã pela geração de israelitas libertados do Egito. A promessa não se cumpriu por causa da rebelião em Cades-Barneia (ver com. de Hebreus 3:7-11). A geração seguinte entrou nesse aspecto do "descanso (ver Deuteronômio 3:18,20; Josué 21:44; Josué 23:1).
- 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. 18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? Hebreus 3:11,18 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 4:3,5 7 Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, 9 onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras. 10 Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 3:7-11 18 No mesmo tempo também vos ordenei, dizendo: O Senhor vosso Deus vos deu esta terra, para a possuirdes; vós, todos os homens valentes, passareis armados adiante de vossos irmãos, os filhos de Israel. 20 até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos como a vós, e eles também possuam a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá além do Jordão: Então voltareis cada qual à sua herança que já vos tenho dado. Deuteronômio 3:18,20 44 E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme tudo quanto jurara a seus pais; nenhum de todos os seus inimigos pôde ficar de pé diante deles, mas a todos o Senhor lhes entregou nas mãos. Josué 21:44 1 Passados muitos dias, tendo o Senhor dado repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, e sendo Josué já velho, de idade muito avançada, Josué 23:1
2. É evidente, porém, que a entrada de Israel em Canaã é apenas um aspecto do “descanso” que Deus havia reservado para Seu povo. Uma vez que eles estavam estabelecidos na terra prometida, Ele propôs qualificá-los, como nação, para serem os mensageiros da salvação para o mundo. Mas, séculos mais tarde, no tempo de Davi, eles ainda não tinham entrado nesse aspecto do “descanso" de Deus (Hebreus 4:7,8). Na verdade, eles nunca entraram nele. Ao longo da história, os israelitas cometeram, essencialmente, o mesmo erro da geração cujo tempo de graça se encerrou em Cades. Assim, finalmente, Deus os impediu, como nação, de entrar em Seu "descanso" espiritual, da mesma forma como anteriormente havia impedido a geração de Cades de entrar na Canaã literal. Assim, eles perderam o papel de povo escolhido (ver com. de Mateus 21:43).
- 7 determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. 8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia. Hebreus 4:7,8 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. Mateus 21:43
O renovado convite de Deus, no tempo de Davi, para celebrar esse aspecto espiritual do "descanso” é evidência de que o fracasso de Israel em fazê-lo na época de Josué e depois, no tempo de Davi, ainda não tinha cancelado Seu propósito para Israel como nação. Além disso, a renovação do convite na época de Davi evidencia que Josué não tinha dado a Israel o repouso espiritual (Hebreus 4:8).
3. Em Hebreus 4:4, o descanso de Deus no sétimo dia da semana da criação é utilizado, em sentido ilustrativo, como o descanso no qual Deus deseja que os cristãos entrem.
4. Em Hebreus 4:1,3,10,11, katapauõ e katapausis se referem ao descanso do cristão em relação às obras de pecado e às tentativas de se obter a salvação pelos próprios méritos. Cristo convida: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei" (ver com. de Mateus 11:28).
- 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:1,3,10,11 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28
A linha de raciocínio em Hebreus 3 e 4, centralizada na palavra “descanso”, é essencialmente a seguinte:
1. Originalmente, Deus pretendia que Moisés levasse Israel ao “descanso” em Canaã, mas nem Moisés nem a geração que saiu do Egito entraram em Canaã.
2. No entanto, Josué levou a geração seguinte a Canaã. Mas, por causa da incredulidade deles, ele não pôde levá-los ao descanso espiritual de Deus.
3. Nos dias de Davi, Deus renovou o convite para entrar em Seu descanso espiritual. Entretanto, é óbvio, no NT, que Israel como nação ainda não havia entrado no descanso de Deus.
4. No entanto, o convite de Deus e a promessa não haviam simplesmente sido cancelados, pois quando Deus decide determinado objetivo, Ele certamente o alcança, apesar das falhas humanas (ver com. de Hebreus 4:3,4).
5. Assim, visto que o povo de Deus ainda não entrou em Seu descanso, o certo é que "resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).
6. Se como cristãos nos achegarmos “confiadamente, junto ao trono da graça" (Hebreus 4:16), onde Cristo ministra como “Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão” (Hebreus 3:1; Hebreus 4:14,15), encontraremos Aquele que pode "compadecer-Se das nossas fraquezas" (Hebreus 4:15) e, também, a “misericórdia e [...] graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 3:16). Ao fazê-lo, entraremos no descanso espiritual de Deus, que Ele providenciou para os pecadores arrependidos. Assim, explica o escritor, a experiência na qual Israel não tinha conseguido entrar em séculos passados, torna-se o privilégio do cristão sincero (Hebreus 3:13,15).
- 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:16 1 Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, Hebreus 3:1 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:14,15 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15 16 pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés? Hebreus 3:16 13 antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 15 enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação; Hebreus 3:13,15
7. “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado [...] Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência” (Hebreus 4:1,11). A fé é a chave para entrar no descanso de Deus (Hebreus 4:2; Hebreus 3:18,19; Hebreus 4:6), e “jamais aconteça haver em qualquer de [nós] perverso coração de incredulidade" (Hebreus 3:12).
- 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:1,11 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2 18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:18,19 6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Hebreus 4:6 12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; Hebreus 3:12
Sob o sacerdócio levítico, as pessoas deveriam realizar certas obras, designadas para ajudá-las a compreender e apreciar o plano da salvação em Cristo. Mas, sob o ministério de Cristo como sumo sacerdote, as pessoas devem ir diretamente a Ele sem a mediação de um sacerdote humano. Devem encontrar descanso em Cristo, sem as obras requeridas pelo sistema cerimonial ou qualquer outro sistema. Em Hebreus 3 e 4, o autor insiste com seus irmãos cristãos judeus para que cessem essas obras inúteis e entrem no descanso da simples fé nos méritos expiatórios e no ministério de nosso sumo sacerdote no Céu (comparar com Isaías 30:15; Jeremias 6:16; Mateus 11:29).
- 15 Pois assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança estará a vossa força. Mas não quisestes; Isaías 30:15 16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jeremias 6:16 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 3:7-13
Os dias de tentação costumam ser dias de desafios. Sem dúvida somos desafiados a tentar a Deus quando Ele nos permite ver que dependemos inteiramente dEle. O endurecimento do coração é a fonte de todos os demais pecados. Os pecados alheios, especialmente os de nossos parentes, devem servir de alarme para nós. Todos os pecados, especialmente o pecado cometido pelo povo privilegiado que professa a Deus, não só o provoca, mas também o entristece. Deus detesta destruir alguém em seu pecado ou por seu pecado, e espera muito para ser bondoso com eles. Porém, o pecado no qual se persiste por longo tempo, faz com que a ira de Deus seja revelada quando Ele destrói ao impenitente; não há repouso sob a ira de Deus.
"Cuidado": todos os que pretendem chegar a salvo ao céu devem cuidar-se; se alguma vez nos permitirmos desconfiar de Deus, logo poderemos abandoná-lo. Aqueles que pensam estar firmes, vigiem para que não caiam. Uma vez que o amanhã não nos pertence, devemos aproveitar ao máximo o dia de hoje. Não há ninguém, nem sequer os mais fortes do rebanho, que não precise de ajuda de outros cristãos. Tampouco há alguém tão humilhado e desprezado cujo cuidado na fé e sua segurança, não pertença a todos. O pecado tem tantos caminhos e cores, que precisamos ter mais olhos do que os que temos. O pecado pode parecer justo, mas é vil; pode parecer agradável, porém é destrutivo; promete muito, e não cumpre nada. O engano do pecado endurece a alma; um pecado permitido dá lugar a outro; e cada ato pecaminoso confirma o costume. Que cada um de nós evite o pecado.
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- Análise em Cadeia 18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:18,19 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; Hebreus 4:3 20 Disse-lhe o Senhor: Conforme a tua palavra lhe perdoei; 21 tão certo, porém, como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra, 22 nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz, 23 nenhum deles verá a terra que com juramento prometi o seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá. 25 Ora, os amalequitas e os cananeus habitam no vale; tornai-vos amanhã, e caminhai para o deserto em direção ao Mar Vermelho. 27 Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, que eles fazem contra mim. 28 Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor, certamente conforme o que vos ouvi falar, assim vos hei de fazer: 29 neste deserto cairão os vossos cadáveres; nenhum de todos vós que fostes contados, segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, que contra mim murmurastes, 30 certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 35 Eu, o Senhor, tenho falado; certamente assim o farei a toda esta má congregação, aos que se sublevaram contra mim; neste deserto se consumirão, e aqui morrerão. Números 14:20-23,25,27-30,35 10 Então a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e ele jurou, dizendo: 11 De certo os homens que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me; 12 exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor. 13 Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto quarenta anos, até que se consumiu toda aquela geração que fizera mal aos olhos do Senhor. Números 32:10-13 34 Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se e jurou, dizendo: 35 Nenhum dos homens desta geração perversa verá a boa terra que prometi com juramento dar a vossos pais, Deuteronômio 1:34,35 14 E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até passarmos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o Senhor lhes jurara. Deuteronômio 2:14 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Hebreus 4:9 11 por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso. Salmos 95:11 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 4:3,5