Comentário Bíblico
Adventista
Vossos pais Me tentaram - (cba)
Hebreus 3:9
Ou, "vossos pais Me testaram". Por incessantes reclamações e atos de rebeldia, Israel testou ao máximo a paciência de Deus. A paciência divina para com o antigo Israel é fonte de esperança para quem se extravia, mas nunca é desculpa para se exigir a misericórdia e longanimidade de Deus (ver Romanos 6:1,15). “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos" (Lamentações 3:22; Êxodo 34:6,7).
- 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Romanos 6:1,15 22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Êxodo 34:6,7
Os repetidos casos de rebelião contra a autoridade e a liderança do Senhor eram produto inevitável de “incredulidade” e do “perverso coração” de Israel (ver com. de Hebreus 3:12,19). Por meio das pragas no Egito, a travessia do Mar Vermelho, o maná, a água tirada da rocha, a libertação das serpentes abrasadoras e de muitas outras maneiras, Deus demonstrou ao povo Sua grande sabedoria e Seu poder. Vez após outra, Deus permitiu que as circunstâncias ensinassem o povo a confiar nEle e seguir Suas instruções. Porém, Israel provou ser “povo de dura cerviz” (Êxodo 32:9) e lento para aprender. Esse espírito perverso continuou quase até o fim dos 40 anos de peregrinação no deserto (ver Números 20:5).
- 12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:12,19 9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Êxodo 32:9 5 E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar? lugar onde não há semente, nem figos, nem vides, nem romãs, nem mesmo água para beber. Números 20:5
Não nos cabe condenar o povo judeu por seus erros. Em vez disso, devemos aprender com as experiências pelas quais passaram por causa da perversidade de seu coração e evitar cometer os mesmos erros (1 Coríntios 10:5-12).
Viram as Minhas obras - (cba)
Hebreus 3:9
Ou seja, os israelitas testemunharam múltiplos casos da providência divina, que deveriam ter sido suficientes para levá-los a uma experiência de plena confiança na sabedoria e no poder de Deus. Houve repetidas ocasiões em que Deus poderia tê-los abandonado para seguir seus próprios caminhos perversos. Mas, misericordiosamente, Ele continuou pacientemente a suportá-los.
Quarenta anos - (cba)
Hebreus 3:9
Exatamente 40 anos haviam se passado entre a Páscoa celebrada no êxodo do Egito e a celebrada alguns dias após a travessia do Jordão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 3:7-13
Os dias de tentação costumam ser dias de desafios. Sem dúvida somos desafiados a tentar a Deus quando Ele nos permite ver que dependemos inteiramente dEle. O endurecimento do coração é a fonte de todos os demais pecados. Os pecados alheios, especialmente os de nossos parentes, devem servir de alarme para nós. Todos os pecados, especialmente o pecado cometido pelo povo privilegiado que professa a Deus, não só o provoca, mas também o entristece. Deus detesta destruir alguém em seu pecado ou por seu pecado, e espera muito para ser bondoso com eles. Porém, o pecado no qual se persiste por longo tempo, faz com que a ira de Deus seja revelada quando Ele destrói ao impenitente; não há repouso sob a ira de Deus.
"Cuidado": todos os que pretendem chegar a salvo ao céu devem cuidar-se; se alguma vez nos permitirmos desconfiar de Deus, logo poderemos abandoná-lo. Aqueles que pensam estar firmes, vigiem para que não caiam. Uma vez que o amanhã não nos pertence, devemos aproveitar ao máximo o dia de hoje. Não há ninguém, nem sequer os mais fortes do rebanho, que não precise de ajuda de outros cristãos. Tampouco há alguém tão humilhado e desprezado cujo cuidado na fé e sua segurança, não pertença a todos. O pecado tem tantos caminhos e cores, que precisamos ter mais olhos do que os que temos. O pecado pode parecer justo, mas é vil; pode parecer agradável, porém é destrutivo; promete muito, e não cumpre nada. O engano do pecado endurece a alma; um pecado permitido dá lugar a outro; e cada ato pecaminoso confirma o costume. Que cada um de nós evite o pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Vós tendes visto o que fiz: aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Êxodo 19:4 22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que do céu eu vos falei. Êxodo 20:22 3 Os vossos olhos viram o que o Senhor fez por causa de Baal-Peor; pois a todo homem que seguiu a Baal-Peor, o Senhor vosso Deus o consumiu do meio de vós. 9 Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos; Deuteronômio 4:3,9 7 porquanto os vossos olhos são os que viram todas as grandes obras que fez o Senhor. Deuteronômio 11:7 2 Chamou, pois, Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Vistes tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus servos e a toda a sua terra; Deuteronômio 29:2 3 e vós tendes visto tudo quanto o Senhor vosso Deus fez a todas estas nações por causa e vós, porque é o Senhor vosso Deus que tem pelejado por vós. Josué 23:3 7 Quando clamaram ao Senhor, ele pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles e os cobriu; e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito. Depois habitastes no deserto muitos dias. Josué 24:7 22 Então lhes respondeu: Ide, e contai a João o que tens visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Lucas 7:22 33 e vossos filhos serão pastores no deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto. Números 14:33 2 E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 4 Não se envelheceram as tuas vestes sobre ti, nem se inchou o teu pé, nestes quarenta anos. Deuteronômio 8:2,4 6 Pois quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, isto é, todos os homens de guerra que saíram do Egito, e isso porque não obedeceram à voz do Senhor; aos quais o Senhor tinha jurado que não lhes havia de deixar ver a terra que, com juramento, prometera a seus pais nos daria, terra que mana leite e mel. Josué 5:6 10 Outrossim vos fiz subir da terra do Egito, e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu. Amós 2:10 36 Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto por quarenta anos. Atos 7:36 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. Atos 13:8