Comentário Bíblico
Adventista
Aquele que entrou - (cba)
Hebreus 4:10
Isto é, qualquer pessoa do “povo de Deus” (Hebreus 4:9). A construção grega deixa claro que alguns já entraram no “descanso” de Deus.
Descanso - (cba)
Hebreus 4:10
Do gr. katapausis (ver com. de Hebreus 3:11). Embora a palavra para “descanso” aqui seja diferente de Hebreus 4:9 (sob-batismos), o contexto mostra que ambas se referem à mesma coisa (ver com. de Hebreus 4:9). O “descanso” que permanece (Hebreus 4:9) é, obviamente, o “descanso” no qual entra o cristão de Hebreus 4:10. A palavra “porque”, em Hebreus 4:10, torna-o uma conclusão de Hebreus 4:9.
- 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 3:11 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Hebreus 4:9 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Hebreus 4:10
Também ele - (cba)
Hebreus 4:10
Isto é, da mesma maneira pela qual Deus.
Descansou - (cba)
Hebreus 4:10
Do gr. katapauõ, a mesma palavra traduzida como “descansou” (Hebreus 4:4) e “dado descanso" (Hebreus 4:8; ver com. de Hebreus 3:11). Embora a tradução “já cessou” (KJV) obscureça a relação da declaração aqui feita a outras ocorrências de katapauõ e katapausis em Hebreus 3 e 4, é, no entanto, mais adequada ao pensamento de Hebreus 4:10. Essa tradução enfatiza a ideia de cessação das “obras” em vez do estado contínuo de “descanso” após a cessação.
- 4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; Hebreus 4:4 8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia. Hebreus 4:8 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 3:11 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Hebreus 4:10
De suas obras - (cba)
Hebreus 4:10
Ao entrar no descanso de Deus, que consiste em confiar na graça salvífica de Jesus Cristo, o cristão precisa já ter deixado de buscar a justiça nas próprias obras. É possível também que o autor de Hebreus tenha em mente o descanso em relação às obras do pecado, as quais impediram a geração de israelitas libertados do Egito de entrar na terra prometida, e as gerações posteriores de entrar no repouso espiritual de Deus (ver com. de Hebreus 3:8,9; Hebreus 4:8).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 4:1-10
Os privilégios que temos com o Evangelho são maiores do que os que existiam sob a lei de Moisés, ainda que em sua essência se pregou o mesmo Evangelho em ambos Testamentos. Em todas as épocas têm existido muitos ouvintes que não tiram proveito da mensagem de Deus, e a incredulidade é a causa de toda esterilidade quando se trata da Palavra. A fé do que ouve é a vida da Palavra. Uma triste consequência do descuido parcial e de uma profissão de fé vacilante e relaxada, é que muitas vezes faz com que os homens não a alcancem. Sejamos então diligentes para ter livre acesso ao reino de Deus.
Como Deus terminou sua obra e depois descansou, fará com que os que crêem terminem a sua obra e depois desfrutem de seu repouso. É evidente que resta um dia de repouso para o povo de Deus, mais espiritual e excelente do que o do sétimo dia, ou daquele ao qual Josué dirigiu os judeus. Este repouso é um repouso de graça, consolo e santidade no estado do Evangelho. O repouso em glória é onde o povo de Deus desfrutará o final de sua fé e o objeto de todos os seus santos desejos. O repouso, que é o tema do raciocínio do apóstolo, e do qual conclui que fica por ser desfrutado, é sem dúvida o repouso celestial que resta para o povo de Deus, e que se opõe ao estado de trabalhos e transtornos deste mundo. É o repouso que obterão quando o Senhor Jesus aparecer no céu. Porém, os que não crêem nunca entrarão neste repouso espiritual, seja o de graça aqui ou o de glória no além. Deus sempre tem declarado que o repouso do homem está nEle e que o seu amor é a única alegria verdadeira da alma; e a fé em suas promessas por meio de seu Filho é o único caminho para entrar naquele repouso.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, Hebreus 10:12 13 Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13 30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19:30 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 1 Pedro 4:1,2 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; Hebreus 4:3,4 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Gênesis 2:2