Comentário Bíblico
Adventista
Espírito - (cba)
Lucas 8:55
Do gr. pneuma, “vento”, “sopro”, “espírito”, da raiz pneõ, “soprar” ou “respirar”. Todo uso da palavra para designar seres possuidores de inteligência é uma I igura de linguagem conhecida como sinédoque, por meio da qual uma coisa é mencionada por nomear uma de suas partes, normalmente a parte que lhe é mais característica. Nada há inerente a pneuma para que seja entendida como entidade supostamente consciente capaz de existir separadamente do corpo.
O uso da palavra em relação ao ser humano no NT não indica tal conceito. Esse conceito está baseado exclusivamente nas opiniões preconcebidas dos que, a priori, creem que a entidade consciente sobrevive ao corpo, na morte, e que impõem essa opinião preconcebida a palavras como “espírito” e “alma”.
A palavra equivalente a pneuma no AT é a heb. ruach (ver com. de Números 5:14).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 8:41-56
Não nos queixemos das pessoas, nem de uma multidão, nem das nossas urgências se estivermos a caminho de nosso dever e fazendo o bem; todo homem sábio se manterá o mais afastado possível de todas estas coisas. Muitas almas que foram curadas, socorridas e salvas por Cristo encontram-se ocultas em meio às pessoas, e ninguém as nota. Esta mulher aproximou-se tremendo, mas a sua fé a salvou. Pode ser que haja temor aonde ainda exista a fé salvadora.
Observemos as palavras consoladoras de Cristo para Jairo: "Não temas; crê somente, e será salva". Não temer a continuação desta dor era tão difícil quanto não chorar por causa da perda de uma filha única. Porém, na fé perfeita não existe medo; quanto mais temor existir, será sinal de que menor é a fé da pessoa. A mão da graça de Cristo acompanha o chamado de sua Palavra, para torná-la eficaz.
Cristo mandou que alimentassem a menina. Assim como os bebês recém-nascidos, os que são recém ressuscitados do pecado desejam o alimento espiritual para que possam crescer.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele. 22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. 23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: 1 Reis 17:21-23 44 Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. João 11:44 41 Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado, 43 o qual ele tomou e comeu diante deles. Lucas 24:41-43 43 Então ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que lhe dessem de comer. Marcos 5:43 44 Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. João 11:44