Comentário Bíblico
Adventista
Algumas mulheres - (cba)
Lucas 8:2
Uma das características do evangelho de Lucas são as frequentes referências ao ministério de Cristo para com as mulheres da Palestina e a atuação de algumas delas em Seu favor. Essa situação era uma novidade, porque o papel da mulher judia na vida pública era pouco significativo, embora em exemplos isolados, profetas como Eliseu tenham servido a mulheres e tenham sido auxiliados por elas.
Lucas é o único evangelista a registrar muitos dos detalhes do início da vida de Jesus e, geralmente, ele o faz do ponto de vista das mulheres mais preocupadas: Maria, Isabel e Ana. Em outras situações, ele menciona também a viúva de Naim, a mulher na festa de Simão, as mulheres citadas neste versículo, Marta e certa mulher incapacitada, bem como a filha de jairo e a mulher inválida curada na mesma ocasião. No livro de Atos, ele menciona Safira, Priscila, Drusila, Berenice, Tabita, Roda, Lídia e várias outras mulheres. É como se Lucas dissesse que o evangelho do reino dos céus era para homens e mulheres, e que a parte delas na proclamação era tão importante quanto a dos homens. Nos movimentos de caráter estritamente religioso, como o dos fariseus, saduceus e outros, as mulheres parecem não ter desempenhado papel algum. Elas não receberam nem transmitiram nenhum benefício direto.
Com a segunda viagem à Galileia, o alcance do ministério de Cristo expandiu-se rapidamente, e o grupo de pessoas que então O acompanhava cresceu muito em comparação com o grupo que esteve na primeira viagem. Essa situação envolveu gastos e trabalho consideráveis, a fim de prover alimento e manter as roupas limpas e restauradas. Cristo nunca realizou milagres em benefício próprio (ver com. de Mateus 4:6); agir dessa forma seria contrário ao Seu propósito. No que concerne às necessidades materiais, Jesus e os discípulos mantinham o princípio de que “digno é o trabalhador do seu alimento” (Mateus 10:10). Além disso, as multidões que se aglomeravam em torno de Jesus e dos discípulos nesses meses de grande expectativa geralmente lhes davam pouco ou nenhum tempo para se alimentarem ou para dormir (ver Marcos 3:7,8,9,10,11,12,20). Às vezes, o Salvador achava necessário Se esconder das multidões (ver Marcos 1:45; Marcos 4:36; Marcos 6:31) para descansar. Essas várias circunstâncias criaram uma oportunidade para as mulheres que passaram a crer em Cristo e assisti-Lo em Sua obra.
- 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4:6 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. Mateus 10:10 7 Jesus, porém, se retirou com os seus discípulos para a beira do mar; e uma grande multidão dos da Galiléia o seguiu; também da Judéia, 8 e de Jerusalém, da Iduméia e de além do Jordão, e das regiões de Tiro e de Sidom, grandes multidões, ouvindo falar de tudo quanto fazia, vieram ter com ele. 9 Recomendou, pois, a seus discípulos que se lhe preparasse um barquinho, por causa da multidão, para que não o apertasse; 10 porque tinha curado a muitos, de modo que todos quantos tinham algum mal arrojavam-se a ele para lhe tocarem. 11 E os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. 12 E ele lhes advertia com insistência que não o dessem a conhecer. 20 Depois entrou numa casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal modo que nem podiam comer. Marcos 3:7,8,9,10,11,12,20 45 Ele, porém, saindo dali, começou a publicar o caso por toda parte e a divulgá-lo, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todos os lados iam ter com ele. Marcos 1:45 36 E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos. Marcos 4:36 31 Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. Marcos 6:31
Haviam sido curadas - (cba)
Lucas 8:2
Isto é, antes da segunda viagem à Galileia.
Espíritos malignos - (cba)
Lucas 8:2
Maria Madalena, dentre outras, foi libertada de demônios.
Enfermidades - (cba)
Lucas 8:2
Do gr. astheneiai, “fraquezas”, “debilidades”, “doenças”.
Maria, chamada Madalena - (cba)
Lucas 8:2
Ver Nota Adicional a Lucas 7. As narrativas sinóticas sempre mencionam Maria Madalena em primeiro lugar, quando seu nome é alistado junto a outras mulheres (ver Mateus 27:56,61; Mateus 28:1; Marcos 15:40,47; Marcos 16:1; Lucas 24:10). Esse fato testifica da intensa devoção dela a Jesus. A gratidão de Maria Madalena não era apenas emocional (ver com. de Lucas 7:38,44), mas intensamente prática. Esta Maria é chamada Madalena para distingui-la de outras Marias. O nome Maria ocorre frequentemente no NT e deriva-se do nome hebraico “Miriã”, no AT (ver com. de Mateus 1:16). A designação Madalena possivelmente indique que Maria vivia na cidade de Magdala (ver com. de Mateus 15:39) quando Cristo a encontrou e libertou do poder dos demônios.
- 56 entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. 61 Mas achavam-se ali Maria Madalena e a outra Maria, sentadas defronte do sepulcro. Mateus 27:56,61 1 No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:1 40 Também ali estavam algumas mulheres olhando de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé; 47 E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde fora posto. Marcos 15:40,47 1 Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. Marcos 16:1 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. Lucas 24:10 38 e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Lucas 7:38,44 16 e a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo. Mateus 1:16 39 E havendo Jesus despedido a multidão, entrou no barco, e foi para os confins de Magadã. Mateus 15:39
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 8:1-3
Aqui nos é dito que Cristo fez do ensino do Evangelho a atividade constante de sua vida. As notícias do reino de Deus são boas notícias, e é o que Cristo veio trazer. Algumas mulheres prestavam-lhe assistência, e ministravam a Ele com seus próprios recursos. Isto mostra a baixa condição a que o Salvador voluntariamente se humilhou, a ponto de precisar da bondade delas, e a sua grande humildade para aceitá-lo. Sendo rico, fez-se pobre por nós.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 27 Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais o pranteavam e lamentavam. Lucas 23:27 55 Também estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o ouvir; 56 entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. Mateus 27:55,56 40 Também ali estavam algumas mulheres olhando de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé; 41 as quais o seguiam e o serviam quando ele estava na Galiléia; e muitas outras que tinham subido com ele a Jerusalém. Marcos 15:40,41 1 Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. Marcos 16:1 25 Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena. João 19:25 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14 30 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. Lucas 8:30 9 [Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Marcos 16:9 49 Entretanto, todos os conhecidos de Jesus, e as mulheres que o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas. 55 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado. Lucas 23:49,55