Comentário Bíblico
Adventista
Alforje - (cba)
Mateus 10:10
Do gr. pera, “um saco de couro” ou “uma mochila”; em geral, usada por viajantes para levar alimento ou vestimenta.
Túnicas - (cba)
Mateus 10:10
Do gr. chitõnes, “túnicas” ou vestes interiores (ver com. de Mateus 5:40). Os discípulos deviam levar apenas as vestes que usavam. Deviam se vestir como os lavradores comuns, entre os quais deviam trabalhar e ser um com eles. Assim, seu trabalho seria mais eficaz.
Sandálias - (cba)
Mateus 10:10
Em Marcos 6:9, se diz que os discípulos deviam usar sandálias nessa viagem.
O que Mateus parece indicar é que não deveriam carregar consigo um par extra (ver Lucas 10:4).
Bordão - (cba)
Mateus 10:10
Na passagem paralela em Marcos 6:8, eles são instruídos a não levarem nada além de um bordão (ver com. de Mateus 10:9). Ê provável que Mateus quisesse dizer com isso que o discípulo que não tivesse um bordão não deveria considerar necessário levar um.
- 8 ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, senão apenas um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto; Marcos 6:8 9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; Mateus 10:9
Trabalhador - (cba)
Mateus 10:10
Ou, “lavrador”. Os próprios discípulos eram os “trabalhadores” que deveriam orar ao Senhor da para que enviasse trabalhadores (ver Mateus 9:38).
Alimento - (cba)
Mateus 10:10
Do gr. trophê, “alimento” ou “sustento” (ver com. de Mateus 3:4). No relato das instruções aos setenta (Lucas 10:7), Lucas usa misthos, “salário” (comparar com 1 Timóteo 5:18).
- 4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Mateus 3:4 7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. Lucas 10:7 18 Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário. 1 Timóteo 5:18
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 10:1-42
Esta passagem se enquadra no segundo dos cinco principais blocos de ensino em Mateus (ver Introdução, "Sintese"). Com frequência, é chamada de discurso missionário.
Nota
Mateus 10:5-15
Jesus comissiona os apóstolos e expõe quatro aspectos de sua missão, paralelos aos de sua própria missão, conforme relatada por Mateus nos capitulos anteriores: primeiro aos judeus, o principal público do evangelho de Mateus (Mateus 10:5,6); pregar e realizar milagres (Mateus 10:7,8); viajar da forma mais simples possível (Mateus 10:9,10); e estar preparado para o sucesso e o fracasso, com bênçãos para quem recebesse os missionários e maldições para quem os rejeitasse (Mateus 10:11-15).
- 5 A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 6 mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; Mateus 10:5,6 7 e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:7,8 9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. Mateus 10:9,10 11 Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. 12 E, ao entrardes na casa, saudai-a; 13 se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Mateus 10:11-15
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 10:5-15
Não se deveria levar o Evangelho aos gentios até que os judeus o tivessem rejeitado. Esta [imitação dada aos apóstolos foi válida somente para a sua primeira missão.
Onde quer que fossem, deveriam proclamar que o reino dos céus está às portas. Eles pregaram para estabelecer a fé; pregaram o reino para animar a esperança; pregaram sobre os céus para inspirar o amor às coisas celestiais e o desprezo pelas terrestres. o reino tem se aproximado para que os homens se prepararem sem tardança.
Cristo deu-lhes poder para fazerem milagres, como confirmação de sua doutrina. Isto ainda é necessário em nossos dias, mesmo o reino de Deus já estando entre nós. Mostra que a intenção da doutrina que pregaram era curar as almas enfermas e ressuscitar os que estavam mortos no pecado.
Ao proclamar o Evangelho da graça gratuita para cura e salvação das almas dos homens, não podemos mesclar a mensagem com interesses financeiros.
Foi-lhes dito o que fazer nas cidades e entre povos desconhecidos. o servo de Cristo é embaixador da paz em qualquer parte onde seja enviado. Sua mensagem vai até os pecadores mais vis, ainda que tenham por obrigação buscar as melhores pessoas de cada lugar. Nos convém orar de todo coração a favor de todos, e nos conduzirmos de modo cortês para com todos.
Ele lhes dá instruções sobre como deveriam agir em relação àqueles que os rejeitassem. Todo o conselho de Deus deve ser declarado, e aos que não escutam a mensagem da graça, deve ser mostrado que seu estado é perigoso. Isto deve ser levado muito a sério por todos os que ouvem o Evangelho, para que não aconteça que seus privilégios lhes sirvam somente para aumentar a sua condenação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Então Saul disse ao seu moço: Porém se lá formos, que levaremos ao homem? Pois o pão de nossos alforjes se acabou, e presente nenhum temos para levar ao homem de Deus; que temos? 1 Samuel 9:7 40 Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu. 1 Samuel 17:40 11 Respondia-lhes então: Aquele que tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo. Lucas 3:11 13 Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos. 2 Timóteo 4:13 7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. Lucas 10:7 4 Não temos nós direito de comer e de beber? 5 Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 6 Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 8 Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei também o mesmo? 9 Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. 11 Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as materias? 12 Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:4-14 6 E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:6,7 17 Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. 18 Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário. 1 Timóteo 5:17,18 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Devo Dar Tudo de Graça Segundo Mateus 10:8? - Leandro Quadros - Marketing Digital Cristão

Como a Exegese de João 3:32-33 Pode nos Ajudar a Desmascarar a Exegese Imortalista de Mateus 10:28?
