Comentário Bíblico
Adventista
Rogai, pois - (cba)
Mateus 9:38
A oração para o Senhor da colheita não indica que Ele não Se preocupava ou não sabia da necessidade de mais trabalhadores. Os doze deviam orar por isso a fim de que o Senhor da colheita tivesse uma oportunidade de trazer ao coração deles a convicção de sua responsabilidade pessoal de satisfazer essa necessidade.
O propósito da oração não é informar a Deus aquilo que de outra forma não saberia, nem insistir com Ele para que faça o que de outro modo não faria, mas sim condicionar nosso coração e nossa mente a cooperar com Ele. Sem dúvida, Cristo conduziu os discípulos em oração para enfatizar essa necessidade urgente, sentida claramente por todos os membros do grupo. Eles deviam orar e então sair com fé para cooperar com Deus na resposta a suas próprias orações (ver com. de Mateus 10:10).
Mande - (cba)
Mateus 9:38
Aqui se expressa a urgência com que o “Senhor da colheita” deveria enviar trabalhadores dispostos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 9:35-38
Jesus não visitou somente as cidades grandes e ricas, mas também as aldeias pobres e obscuras, e ali pregou e curou. As almas dos mais vis do mundo são muito preciosas para Cristo, e devem ser também para nós, quanto as almas dos que são mais ilustres. Havia sacerdotes, levitas e escribas em toda a terra, porém, eram pastores de ídolos (Zacarias 11:17). Portanto, Cristo teve compaixão do povo como ovelhas desamparadas e dispersas, como homens que perecem por falta de conhecimento. Hoje há enormes multidões que são como ovelhas sem pastor, e devemos ter compaixão e fazer tudo o que pudermos para ajudá-las. As multidões desejosas de instrução espiritual formavam uma colheita abundante, que necessitava muitos obreiros ativos; porém, poucos mereciam este ofício. Cristo é o Senhor da ceifa.
Oremos para que muitos sejam levantados e enviados a trabalhar para levar as almas a Cristo. É sinal de que Deus está por conceder alguma misericórdia especial a um povo, quando convida outros a orar por ele. As missões designadas aos obreiros como respostas à oração, são as que mais provavelmente terão êxito.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 361

A Ciência do Bom Viver, Pág. 58
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. 13 Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Lucas 6:12,13 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2 1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada. como também o é entre vós, 2 Tessalonicenses 3:1 1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. 2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Mateus 10:1-3 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21 11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, Efésios 4:11 11 O Senhor proclama a palavra; grande é a companhia dos que anunciam as boas-novas. 18 Tu subiste ao alto, levando os teus cativos; recebeste dons dentre os homens, e até dentre os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles. Salmos 68:11,18 15 e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. Jeremias 3:15 7 E o resto de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filpios de homens. Miquéias 5:7 1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2 E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Lucas 10:1,2 4 No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. Atos 8:4 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28