Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Jejuar com orgulho versus comer com humildade
Mateus 9:11
Ver Isaías 58:4; Lucas 5:30. Os fariseus viram Cristo sentado e comendo com publicanos e pecadores. Ele era calmo e controlado, gentil, cortês e amigável; e embora eles não pudessem deixar de admirar a imagem apresentada, era tão diferente de seu próprio curso de ação que eles não podiam suportar a visão. Os arrogantes fariseus se exaltavam e menosprezavam os que não haviam sido abençoados com tais privilégios e luz como eles próprios. Eles odiavam e desprezavam os publicanos e pecadores. No entanto, aos olhos de Deus, sua culpa era maior. A luz do céu estava piscando em seu caminho, dizendo: “Este é o caminho, andai nele”; mas eles rejeitaram o presente. Voltando-se para os discípulos de Cristo, eles disseram: "Por que come seu Mestre com publicanos e pecadores?" Com esta pergunta eles esperavam despertar o preconceito que eles sabiam que existia na mente dos discípulos, e assim abalar sua fraca fé. Eles miraram suas flechas onde teriam maior probabilidade de machucar e ferir.
- 4 Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fara ouvir no alto. Isaías 58:4 30 Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? Lucas 5:30
Fariseus orgulhosos, mas tolos, que jejuam para contendas e debates, e para golpear com o punho da maldade! Cristo come com publicanos e pecadores para atrair os homens a Si mesmo. O Redentor do mundo não pode honrar os jejuns observados pela nação judaica. Eles jejuam com orgulho e justiça própria, enquanto Cristo come em humildade com publicanos e pecadores.
Desde a queda, a obra de Satanás tem sido acusar, e aqueles que recusam a luz que Deus envia seguem o mesmo curso hoje. Eles expõem aos outros as coisas que consideram uma ofensa. Assim foi com os fariseus. Quando encontraram algo de que pudessem acusar os discípulos, não falaram àqueles que pensaram estar em erro. Eles falaram com Cristo das coisas que pensavam ser tão dolorosas para Seus discípulos. Quando eles pensaram que Cristo havia ofendido, eles O acusaram aos discípulos. Era seu trabalho alienar os corações ( Manuscrito 3, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 9:10-13
Algum tempo depois de sua chamada, Mateus procurou levar seus antigos sócios a ouvirem a Cristo. Sabia por experiência o que a graça de Cristo era capaz de fazer, e não perdeu a esperança a este respeito. os que são eficazmente levados a Cristo não podem senão desejar que os demais também sejam levados a Ele.
Aqueles que supõem que suas almas estão sem enfermidade não recorrerão ao Médico espiritual. Este era o caso dos fariseus; eles desprezaram a Cristo porque se julgavam íntegros; porém, os pobres publicanos e pecadores sentiam que lhes faltava instrução e correção. É fácil e comum dar as piores interpretações sobre as melhores palavras e ações. Podemos suspeitar com justiça que aqueles que não têm a graça de Deus, não se comprazem em que outros a alcancem. Aqui pode ser chamado misericórdia o fato de Cristo conversar com os pecadores, porque aumentar a conversão das almas é o maior ato de misericórdia.
O chamado do Evangelho é um chamado ao arrependimento; um chamado para que mudemos nosso modo de pensar e nossos caminhos. Se os filhos dos homens não fossem pecadores, não seria necessário que Cristo viesse a eles. Examinemos se temos investigado nossa enfermidade e se temos aprendido a seguir as ordens de nosso grande Médico.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 275

Testemunhos Seletos 3, Pág. 55
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele como com os publicanos e pecadores? Marcos 2:16 14 Quando chegaram aonde estavam os discípulos, viram ao redor deles uma grande multidão, e alguns escribas a discutirem com eles. 15 E logo toda a multidão, vendo a Jesus, ficou grandemente surpreendida; e correndo todos para ele, o saudavam. 16 Perguntou ele aos escribas: Que é que discutis com eles? Marcos 9:14-16 19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras. Mateus 11:19 5 e que dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo. Isaías 65:5 30 Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? Lucas 5:30 1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. Lucas 15:1,2 7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Lucas 19:7 9 Já por carta vos escrevi que não vos comunicásseis com os que se prostituem; 10 com isso não me referia à comunicação em geral com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11 Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. 1 Coríntios 5:9-11 15 Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, Gálatas 2:15 2 podendo ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraqueza. Hebreus 5:2 2 João 10:1