Comentário Bíblico
Adventista
A Escritura declara - (cba)
1 Timóteo 5:18
Comparar com o argumento de Paulo em 1 Coríntios 9:7-14 sobre uma justa remuneração para o ministério. Paulo apela à Palavra de Deus como a autoridade final: aqueles que dedicam tempo integral ao ministério devem receber um salário honroso. Alguns comentaristas entendem que Paulo não se refere ao apoio financeiro, mas à honra condizente com posição e serviço respeitáveis. Até mesmo o boi recebe os grãos por seu serviço, portanto, o ancião deve receber respeito e honra dignos de seu ministério.
Salário - (cba)
1 Timóteo 5:18
Do gr. misthos, “salário”, “pagamento". A inclusão da ideia de pagamento neste versículo apoia a suposição de que a “honra” (1 Timóteo 5:17, ARC) equivale a um sustento financeiro real (ver Lucas 10:7). O apóstolo se refere ao princípio contido no plano de Deus para o sustento do sacerdócio levítico (Números 18:21). Segundo ele, os que se dedicam ao serviço sagrado merecem o apoio material daqueles que atendem a seus interesses (ver AA, 336). Essa citação coloca as palavras de Jesus no mesmo nível das Escrituras do AT. Essa parece ser a primeira vez em que Suas palavras são citadas como “Escrituras”.
- 17 Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. 1 Timóteo 5:17 7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. Lucas 10:7 21 Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação. Números 18:21
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Timóteo 5:17-25
Deve-se ter o cuidado de sustentar os ministros. Aqueles que trabalham nesta obra são dignos de dobrada honra e estima. É o que se deve fazer por serem merecedores da recompensa, como um trabalhador. O apóstolo encarrega Timóteo de modo solene, a que se resguarde da parcialidade. Precisamos vigiar o tempo todo, para que não sejamos participantes dos pecados dos demais. Conserva-te puro, não somente para fazeres aquilo que te agrada, mas de considerá-lo ou, de alguma maneira, ajudar os demais a fazê-lo. O apóstolo também encarrega Timóteo de que cuide de sua própria saúde. Como não temos que transformar o nosso corpo em um Senhor, também não temos que transformá-lo em nosso escravo, mas utilizá-lo de modo que nos seja útil a serviço de Deus. Existem pecados secretos e pecados que são manifestos: os pecados de alguns homens são conhecidos de antemão, e vão a juízo; outros, virão depois. Deus trará à luz as coisas ocultas das trevas, e dará a conhecer as intenções de todos os corações. Tendo em conta o dia do juízo vindouro, todos nós devemos atender aos nossos ofícios de forma apropriada, sejam altos, sejam baixos, tendo em conta que o nome e a doutrina de Deus não sejam blasfemados por nossa culpa.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3 17 Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. Romanos 9:17 11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Romanos 10:11 2 Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo: Romanos 11:2 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gálatas 3:8 5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Tiago 4:5 4 Não atarás a boca ao boi quando estiver debulhando. Deuteronômio 25:4 9 Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. 1 Coríntios 9:9,10 13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã. Levítico 19:13 14 Não oprimirás o trabalhador pobre e necessitado, seja ele de teus irmãos, ou seja dos estrangeiros que estão na tua terra e dentro das tuas portas. 15 No mesmo dia lhe pagarás o seu salário, e isso antes que o sol se ponha; porquanto é pobre e está contando com isso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. Deuteronômio 24:14,15 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. Mateus 10:10 7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. Lucas 10:7 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:14