Comentário Bíblico
Adventista
A Escritura - (cba)
Romanos 4:3
Uma citação de Gênesis 15:6, da LXX. Em Gênesis, a passagem é um comentário sobre a fé demonstrada por Abraão na promessa de que seus descendentes seriam tão inumeráveis quanto as estrelas.
Creu - (cba)
Romanos 4:3
Do gr. pisteuõ, forma verbal do substantivo pistis, “fé” (ver com. de Romanos 3:3). Assim, a citação também poderia ser traduzida por: “Abraão teve fé em Deus”, ou “Abraão depositou sua fé em Deus”. A fé demonstrada por Abraão não foi apenas uma crença em algo impessoal, mas a confiança em Deus (ver com. de Romanos 3:22).
- 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? Romanos 3:3 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Romanos 3:22
Imputado - (cba)
Romanos 4:3
Do gr. logizomai. A mesma palavra é traduzida como “considerado” (Romanos 4:4) e “atribui” (Romanos 4:6). No grego clássico e nos papiros, a palavra era usada em conexão com a prestação de contas. A fé de Abraão foi lançada no lado do crédito para a justiça. A palavra hebraica usada em Gênesis 15:6 (chashah) significa “pensar”, “considerar”, “contar”. Ela ocorre em 1 Samuel 1:13: “por isso, Eli a teve por embriagada” (comparar o uso de chashab em Gênesis 38:15; 2 Samuel 19:19; Salmos 32:2; Isaías 10:7; Jeremias 36:3; Oséias 8:12).
- 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; Romanos 4:4 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: Romanos 4:6 6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gênesis 15:6 13 porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada, 1 Samuel 1:13 15 Ao vê-la, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto. Gênesis 38:15 19 e lhe disse: Não me impute meu senhor à minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei meu senhor saiu de Jerusalém; não conserve o rei isso no coração. 2 Samuel 19:19 2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Salmos 32:2 7 Todavia ela não entende assim, nem o seu coração assim o imagina; antes no seu coração intenta destruir e desarraigar não poucas nações. Isaías 10:7 3 Ouvirão talvez os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, a fim de que eu perdoe a sua iniqüidade e o seu pecado. Jeremias 36:3 12 Escrevi para ele miríades de coisas da minha lei; mas isso é para ele como coisa estranha. Oséias 8:12
Para justiça - (cba)
Romanos 4:3
As implicações legais da imputação da fé demonstrada por Abraão para justiça têm sido a fonte de sério debate por muitos estudiosos da Bíblia. Mas pode ser bom observar aqui que é possível discutir o plano da justificação pela fé em termos tão legalistas que não seja mais justiça pela fé, afinal. Os judeus receberam os princípios da justificação pela fé no monte Sinai, mas, por causa de sua atitude legalista para eom esse plano para sua restauração, logo o transformaram em justiça pelas obras.
O fato de que a fé demonstrada por Abraão lhe foi imputada como justiça não significa que a fé tem em si algum mérito que lhe permita alcançar a justificação (ver Ellen G. White, Material Suplementar sobre Romanos 4:3-5). A fé em Deus foi contada como justiça para Abraão. Essa fé é uma relação, atitude ou disposição da pessoa para com Deus. Isso significa uma disposição de receber com alegria tudo o que Deus revela e fazer com alegria tudo o que Deus ordena. Abraão amava a Deus, confiava nEle e Lhe obedecia porque O conhecia e era Seu amigo (Tiago 2:21-23). Sua fé era um verdadeiro relacionamento de amor, confiança e submissão. Além disso, Abraão conhecia o evangelho da salvação, sabia que sua justificação dependia do sacrifício expiatório dAquele que havia de vir (Gálatas 3:8; João 8:56). Na época da elaboração da aliança, o plano da redenção “foi-lhe ali desvendado, na morte de Cristo, o grande sacrifício, e em - Sua vinda em glória” (PP, 137). Abraão creu na promessa do Messias, e a “fé do patriarca fixou-se no Redentor vindouro” (PP, 154). Foi a aceitação grata e confiante de Abraão da expiação e da justiça de Cristo que lhe foi creditada. Essa é a mesma experiência da justificação pela fé desfrutada por todos os cristãos que creem.
- 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:3-5 21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? 22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:21-23 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gálatas 3:8 56 Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se. João 8:56
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A fé se apodera da justiça de Cristo
Romanos 4:3-5
Ver Romanos 3:28; Romanos 5:1; Efésios 2:8. A fé é a condição sob a qual Deus achou por bem prometer perdão aos pecadores; não que haja qualquer virtude na fé pela qual a salvação seja merecida, mas porque a fé pode se apoderar dos méritos de Cristo, o remédio fornecido para o pecado. A fé pode apresentar a obediência perfeita de Cristo em vez da transgressão e deserção do pecador. Quando o pecador crê que Cristo é seu Salvador pessoal, então, de acordo com Suas promessas infalíveis, Deus perdoa seu pecado e o justifica gratuitamente. A alma arrependida percebe que sua justificação vem porque Cristo, como seu substituto e fiador, morreu por ela, é sua expiação e justiça.
- 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Efésios 2:8
“Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, ao que trabalha não é computado o galardão da graça, mas da dívida. Mas para aquele que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé é contada como justiça. ” Justiça é obediência à lei. A lei exige justiça, e isso o pecador deve à lei; mas ele é incapaz de interpretá-lo. A única maneira pela qual ele pode alcançar a justiça é por meio da fé. Pela fé, ele pode levar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor coloca a obediência de Seu Filho na conta do pecador. A justiça de Cristo é aceita no lugar da falha do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica, a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa e a ama como ama a Seu Filho.The Review and Herald, 4 de novembro de 1890 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 4:1-12
Para enfrentar os pontos de vista dos judeus, o apóstolo se refere primeiramente ao exemplo de Abraão, em quem os judeus se gloriavam como seu antepassado mais renomado. Por mais exaltado que fosse em diversos aspectos, Abraão não tinha nada de que orgulhar-se na presença de Deus, sendo salvo pela graça por meio da fé, como os demais. Sem destacar os anos que se passaram antes de seu chamado, e os momentos em que a sua obediência falhou, e também a sua fé, a Escritura estabeleceu expressamente: "E creu em Deus, e isto lhe foi imputado por justiça" (Gênesis 15:6).
Observa-se a partir deste exemplo que se um homem pudesse realizar tudo o que a lei exige, a recompensa seria considerada como dívida, que evidentemente não foi o caso de Abraão, uma vez que a fé lhe foi imputada por justiça. Quando os crentes são justificados pela fé, "isto lhe é imputado por justiça"; a fé deles não os justifica como parte da justiça própria, seja esta pequena ou grande, mas como o meio designado de uni-los àquEle que escolheu o nome pelo qual devem chamá-lo: "Jeová Justiça nossa".
O povo perdoado é o único povo abençoado. A Escritura mostra claramente que Abraão foi justificado vários anos antes de sua circuncisão. Portanto, é evidente que este ritual não era necessário para a justificação. Era um sinal da tendência que todos nós possuímos ao pecado. Era um sinal e um selo exterior, concebido não somente para ser a confirmação das promessas que Deus dera a ele e à sua descendência, e da obrigação de serem do Senhor, mas para assegurar-lhe de igual modo que já era um verdadeiro participante da justiça da fé.
- Veja também Abraão em Canaã 4:3
Patriarcas e Profetas, Pág. 137
Mulheres notáveis no antigo testamento 4:3Filhas de Deus, Pág. 17
Nosso Exemplo 4:3A Ciência do Bom Viver, Pág. 20
Para aquele que crê, 14 de Setembro 4:3A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 266
|
- Análise em Cadeia 17 Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. Romanos 9:17 11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Romanos 10:11 2 Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo: Romanos 11:2 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20 10 Nunca lestes esta escritura: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; Marcos 12:10 5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Tiago 4:5 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20,21 6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gênesis 15:6 6 Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7 Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gálatas 3:6-8 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. 23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; 24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:5,9,11,22-25 31 E isto lhe foi imputado como justiça, de geração em geração, para sempre. Salmos 106:31