Comentário Bíblico
Adventista
Quem acha - (cba)
Mateus 10:39
Isto é, quem deseja assegurar e desfrutar aquilo que, do ponto de vista humano, é essencial à felicidade e ao contentamento. O filho pródigo imaginou que, ao deixar seu lar, encontraria vida real (ver Lucas 15:12,13). Mas, quando, por meio de amarga experiência e solene reflexão ele pôde ver a vida na sua perspectiva verdadeira, levantou-se e voltou para seu pai (Lucas 15:17-20). Aqueles que creem que encontrarão vida preocupando-se em obter as coisas que este mundo tem a oferecer trabalham “pela comida que perece” (ver com. de João 6:27). Cristo repetiu o princípio desse versículo em mais de uma ocasião (Mateus 16:25; Marcos 8:35; Lucas 9:24; Lucas 17:33; João 12:25).
- 12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. 13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. Lucas 15:12,13 17 Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18 Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. 20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Lucas 15:17-20 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27 25 pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16:25 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. Marcos 8:35 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. Lucas 9:24 33 Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, conservá-la-á. Lucas 17:33 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:25
Vida - (cba)
Mateus 10:39
Do gr. psychê (ver com. de Mateus 10:28).
Perdê-la-á - (cba)
Mateus 10:39
Alguém que estende a mão para agarrar as coisas sem valor desta vida normalmente percebe que desaparecem como bolhas de sabão nas mãos de uma criança.
Quem, todavia, perde - (cba)
Mateus 10:39
Isto é, quem está disposto a renunciar o prazer e as recompensas que este mundo tem a oferecer “preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado” (Hebreus 11:25). Tal pessoa tem um discernimento real dos valores. Como Paulo, está disposto a perder tudo que esta vida tem a oferecer em troca da suprema vantagem de conhecer a Jesus Cristo e compartilhar com Ele de Seus sofrimentos (ver Filipenses 3:8,10).
- 25 escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, Hebreus 11:25 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, Filipenses 3:8,10
Por Minha causa - (cba)
Mateus 10:39
Ver com. de Mateus 10:18.
Achá-la-á - (cba)
Mateus 10:39
Somente quando um grão de trigo é enterrado e morre é que ele pode dar à luz uma vida nova (ver com. de João 12:24,25). Somente quando o eu é enterrado no sulco da necessidade mundana é que o ser humano descobre o propósito real de sua existência.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 10:1-42
Esta passagem se enquadra no segundo dos cinco principais blocos de ensino em Mateus (ver Introdução, "Sintese"). Com frequência, é chamada de discurso missionário.
espada
Mateus 10:34-42
Nesta passagem, Jesus parece contradizer o ensino de não violência e de amar os inimigos. No entanto, em vez de se contradizer, ele comunica duas ideas: Primeiro, afirma que, às vezes, o evangelho desperta conflito por causa das profundas diferenças e discordâncias que surgem por parte daqueles que o rejeitam. Segundo, a família e seu lugar na sociedade são redefinidos segundo a nova compreensão do crente. A familia de sangue não se encontra mais no topo da hierarquia no contexto do evangelho. A aceitação de Jesus e o amor a ele devem ser prioritários. Para ser mais preciso, as Escrituras ensinam a importância dos laços familiares, mas não em detrimento do serviço a Cristo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 10:16-42
Nosso Senhor adverte a seus discípulos que se preparem para a perseguição. Eles teriam de evitar todas as coisas que dessem vantagem a seus inimigos, toda intromissão nos afãs políticos ou mundanos, toda a aparência do mal ou egoísmo, e as medidas clandestinas. Cristo predisse dificuldades não só para que os transtornos não fossem surpresa, mas para que eles pudessem ter a sua fé confirmada. Disse-lhes que deveriam sofrer, e por parte de quem viria o sofrimento. Assim, Cristo nos tem tratado fielmente e de modo justo, dizendo-nos o que de pior podemos encontrar em seu serviço; e quer que assim tratemo-nos a nós mesmos, ao nos assentarmos para calcular o que isto nos custará. os perseguidores são piores do que as feras, porque fazem como presa aos de sua própria espécie. os laços de amor e dever mais sólidos, muitas vezes têm sido destruídos pela inimizade contra Cristo. Os sofrimentos causados por amigos e parentes são muito dolorosos, e nada fere mais. Parece que todos aqueles que desejam viver de modo piedoso em Cristo Jesus padecerão perseguições; e devemos esperar que através de muitas tribulações entremos no reino de Deus.
Nesta predição de problemas há conselhos e consolo para os momentos de prova. Os discípulos de Cristo são odiados e perseguidos como serpentes, e se procura sua ruína; portanto, devem ter a sabedoria da serpente e a simplicidade das pombas. Que não causem dano a ninguém, e que também não tenham má vontade para com ninguém. Devem ter prudência, mas não devem deixar-se dominar por pensamentos de angústia e confusão; que esta preocupação seja deixada sobre o Senhor Deus. os discípulos de Cristo devem preocupar-se mais em fazer o bem, do que em falar bem. No caso de grande perigo, os discípulos de Cristo devem sair do caminho perigoso, mas não do caminho do dever. Não se deve usar meios pecaminosos e ilícitos para escapar; isto não será uma porta aberta por Deus. O temor ao homem lhes coloca uma armadilha, uma armadilha de confusão que perturba nossa paz; uma armadilha que enreda, pela qual somos atraídos ao pecado; portanto, deve-se lutar e orar contra isso. A tribulação, a angústia e a perseguição não podem tirar-lhes o amor de Deus por eles, ou o amor deles por Deus. Temei antes aquEle que pode destruir o corpo e a alma no inferno.
Eles devem entregar a sua mensagem publicamente, porque todos estão profundamente preocupados com a doutrina do Evangelho. Todo o conselho de Deus deve ser trazido ao conhecimento das pessoas (Atos 20:27). Cristo mostra-lhes porque devem ter bom ânimo. Seus sofrimentos testificam contra os que se opõem ao seu Evangelho. Quando Deus nos chama a falar dEle, podemos depender dEle para que nos ensine o que devemos dizer. Uma perspectiva fiel do final de nossas aflições será muito útil para nos sustentar quando estivermos submetidos a elas. o poder será conforme o dia. É de grande alento, para aqueles que estão fazendo a obra de Deus, saber que esta certamente será feita.
Observe como o cuidado da providência estende-se a todas as criaturas, até aos passarinhos. Isto deve acalmar todos os temores do povo de Deus: "Mais valeis vós do que muitos passarinhos". "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados". Isto denota a consideração que Deus tem e mantém pelo seu povo. Nosso dever não é somente crer em Cristo, mas também professar esta fé, sofrendo por Ele quando somos chamados a isto, da mesma maneira que o servimos. Aqui somente se faz alusão à negação de Cristo; esta confissão só pode ter a bendita recompensa aqui prometida, que é a linguagem verdadeira e constante do amor e da fé. A fé vale mais do que tudo; todos os que crêem em sua verdade alcançarão o prêmio e farão com que todos os demais rendam-se a isto. Cristo nos guiará através dos sofrimentos, para nos gloriarmos com Ele. os mais preparados para a vida vindoura são aqueles que estão mais livres desta vida presente. Ainda que a bondade feita aos discípulos de Cristo seja sumamente pequena, será aceita quando houver ocasião para ela e quando não houver capacidade de fazer mais. Cristo não disse que mereciam recompensa, porque não merecemos nada das mãos de Deus; porém, receberão um prêmio da dádiva gratuita de Deus. Confessemos ousadamente a Cristo e mostremos nosso amor por Ele em todas as coisas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida? Mateus 16:25,26 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. 36 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Marcos 8:35,36 33 Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, conservá-la-á. Lucas 17:33 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:25 20 segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1:20,21 6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:6-8 10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. Lucas 9:24
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Devo Dar Tudo de Graça Segundo Mateus 10:8? - Leandro Quadros - Marketing Digital Cristão

Como a Exegese de João 3:32-33 Pode nos Ajudar a Desmascarar a Exegese Imortalista de Mateus 10:28?
