Comentário Bíblico
Adventista
Não penseis - (cba)
Mateus 10:34
Jesus desfaz a opinião errônea que alguns dos discípulos aparentemente tinham de que a mensagem que levariam seria somente de paz. Eles não deviam se surpreender, no seu trabalho de casa em casa (ver com. de Mateus 10:11-13), se surgissem diferenças como resultado de seu ministério.
Trazer paz - (cba)
Mateus 10:34
Cristo é o Príncipe da Paz. Foi Ele quem trouxe a paz do Céu à Terra e a deu a todos os seres humanos (ver com. de João 14:27). Porém, quando alguém faz as pazes com Deus (ver Romanos 5:1), é considerado pelo mundo como um inimigo (ver 1 João 3:12,13). Cristo veio para reconciliar pecadores com Deus, mas, ao fazer isso, também, inevitavelmente, causou discórdia entre eles e os que recusam a oferta de paz (ver com. de Mateus 10:22). O cristão jamais deve buscar a paz que vem mediante o acordo com o mal, tampouco se conformar com ela. Para o verdadeiro cristão não se trata de paz a qualquer custo.
- 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia. 1 João 3:12,13 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 10:22
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 10:1-42
Esta passagem se enquadra no segundo dos cinco principais blocos de ensino em Mateus (ver Introdução, "Sintese"). Com frequência, é chamada de discurso missionário.
espada
Mateus 10:34-42
Nesta passagem, Jesus parece contradizer o ensino de não violência e de amar os inimigos. No entanto, em vez de se contradizer, ele comunica duas ideas: Primeiro, afirma que, às vezes, o evangelho desperta conflito por causa das profundas diferenças e discordâncias que surgem por parte daqueles que o rejeitam. Segundo, a família e seu lugar na sociedade são redefinidos segundo a nova compreensão do crente. A familia de sangue não se encontra mais no topo da hierarquia no contexto do evangelho. A aceitação de Jesus e o amor a ele devem ser prioritários. Para ser mais preciso, as Escrituras ensinam a importância dos laços familiares, mas não em detrimento do serviço a Cristo.
Não há paz por causa das mensagens rejeitadas
Mateus 10:34
Ver Lucas 12:51. Cristo declarou: “Não vim trazer paz, mas espada”. Porque? Porque os homens não receberiam a palavra da vida. Porque eles lutaram contra a mensagem enviada para trazer alegria, esperança e vida.
Consideramos os judeus indesculpáveis porque rejeitaram e crucificaram a Cristo. Mas hoje as mensagens que o Senhor envia são freqüentemente recebidas de maneira semelhante à maneira como os judeus receberam a mensagem de Cristo. Se a instrução do Senhor não se harmoniza com as opiniões dos homens, a raiva assume o controle da razão, e os homens fazem o jogo do inimigo, opondo-se à mensagem que Deus envia. Satanás os usa como instrumentos afiados para se opor ao progresso da verdade ( Manuscrito 31, 1889 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 10:16-42
Nosso Senhor adverte a seus discípulos que se preparem para a perseguição. Eles teriam de evitar todas as coisas que dessem vantagem a seus inimigos, toda intromissão nos afãs políticos ou mundanos, toda a aparência do mal ou egoísmo, e as medidas clandestinas. Cristo predisse dificuldades não só para que os transtornos não fossem surpresa, mas para que eles pudessem ter a sua fé confirmada. Disse-lhes que deveriam sofrer, e por parte de quem viria o sofrimento. Assim, Cristo nos tem tratado fielmente e de modo justo, dizendo-nos o que de pior podemos encontrar em seu serviço; e quer que assim tratemo-nos a nós mesmos, ao nos assentarmos para calcular o que isto nos custará. os perseguidores são piores do que as feras, porque fazem como presa aos de sua própria espécie. os laços de amor e dever mais sólidos, muitas vezes têm sido destruídos pela inimizade contra Cristo. Os sofrimentos causados por amigos e parentes são muito dolorosos, e nada fere mais. Parece que todos aqueles que desejam viver de modo piedoso em Cristo Jesus padecerão perseguições; e devemos esperar que através de muitas tribulações entremos no reino de Deus.
Nesta predição de problemas há conselhos e consolo para os momentos de prova. Os discípulos de Cristo são odiados e perseguidos como serpentes, e se procura sua ruína; portanto, devem ter a sabedoria da serpente e a simplicidade das pombas. Que não causem dano a ninguém, e que também não tenham má vontade para com ninguém. Devem ter prudência, mas não devem deixar-se dominar por pensamentos de angústia e confusão; que esta preocupação seja deixada sobre o Senhor Deus. os discípulos de Cristo devem preocupar-se mais em fazer o bem, do que em falar bem. No caso de grande perigo, os discípulos de Cristo devem sair do caminho perigoso, mas não do caminho do dever. Não se deve usar meios pecaminosos e ilícitos para escapar; isto não será uma porta aberta por Deus. O temor ao homem lhes coloca uma armadilha, uma armadilha de confusão que perturba nossa paz; uma armadilha que enreda, pela qual somos atraídos ao pecado; portanto, deve-se lutar e orar contra isso. A tribulação, a angústia e a perseguição não podem tirar-lhes o amor de Deus por eles, ou o amor deles por Deus. Temei antes aquEle que pode destruir o corpo e a alma no inferno.
Eles devem entregar a sua mensagem publicamente, porque todos estão profundamente preocupados com a doutrina do Evangelho. Todo o conselho de Deus deve ser trazido ao conhecimento das pessoas (Atos 20:27). Cristo mostra-lhes porque devem ter bom ânimo. Seus sofrimentos testificam contra os que se opõem ao seu Evangelho. Quando Deus nos chama a falar dEle, podemos depender dEle para que nos ensine o que devemos dizer. Uma perspectiva fiel do final de nossas aflições será muito útil para nos sustentar quando estivermos submetidos a elas. o poder será conforme o dia. É de grande alento, para aqueles que estão fazendo a obra de Deus, saber que esta certamente será feita.
Observe como o cuidado da providência estende-se a todas as criaturas, até aos passarinhos. Isto deve acalmar todos os temores do povo de Deus: "Mais valeis vós do que muitos passarinhos". "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados". Isto denota a consideração que Deus tem e mantém pelo seu povo. Nosso dever não é somente crer em Cristo, mas também professar esta fé, sofrendo por Ele quando somos chamados a isto, da mesma maneira que o servimos. Aqui somente se faz alusão à negação de Cristo; esta confissão só pode ter a bendita recompensa aqui prometida, que é a linguagem verdadeira e constante do amor e da fé. A fé vale mais do que tudo; todos os que crêem em sua verdade alcançarão o prêmio e farão com que todos os demais rendam-se a isto. Cristo nos guiará através dos sofrimentos, para nos gloriarmos com Ele. os mais preparados para a vida vindoura são aqueles que estão mais livres desta vida presente. Ainda que a bondade feita aos discípulos de Cristo seja sumamente pequena, será aceita quando houver ocasião para ela e quando não houver capacidade de fazer mais. Cristo não disse que mereciam recompensa, porque não merecemos nada das mãos de Deus; porém, receberão um prêmio da dádiva gratuita de Deus. Confessemos ousadamente a Cristo e mostremos nosso amor por Ele em todas as coisas.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 126

Olhando para o Alto, Pág. 238

Refletindo a Cristo, Pág. 30

Nossa Alta Vocação, Pág. 326

Cristo Triunfante, Pág. 393

O Grande Conflito, Pág. 46

Atos dos Apóstolos, Pág. 84
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Ai de mim, minha mãe! porque me deste à luz, homem de rixas e homem de contendas para toda a terra. Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram a mim com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa. Jeremias 15:10 49 Vim lançar fogo à terra; e que mais quero, se já está aceso? 50 Há um batismo em que hei de ser batizado; e como me angustio até que venha a cumprir-se! 51 Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas antes dissensão: 52 pois daqui em diante estarão cinco pessoas numa casa divididas, três contra duas, e duas contra três; 53 estarão divididos: pai contra filho, e filho contra pai; mãe contra filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra. Lucas 12:49-53 40 Então alguns dentre o povo, ouvindo essas palavras, diziam: Verdadeiramente este é o profeta. 41 Outros diziam: Este é o Cristo; mas outros replicavam: Vem, pois, o Cristo da Galiléia? 42 Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, a aldeia donde era Davi? 43 Assim houve uma dissensão entre o povo por causa dele. 44 Alguns deles queriam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs as mãos. 45 Os guardas, pois, foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? 46 Responderam os guardas: Nunca homem algum falou assim como este homem. 47 Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados? 48 Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? 49 Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita. 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: 51 A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? 52 Responderam-lhe eles: És tu também da Galiléia? Examina e vê que da Galiléia não surge profeta. João 7:40-52 45 Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46 Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios; 47 porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. 48 Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna. 49 E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região. 50 Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. Atos 13:45-50 2 Mas os judeus incrédulos excitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos. 4 E se dividiu o povo da cidade; uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos. Atos 14:2,4 34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; Mateus 10:34,35
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Devo Dar Tudo de Graça Segundo Mateus 10:8? - Leandro Quadros - Marketing Digital Cristão

Como a Exegese de João 3:32-33 Pode nos Ajudar a Desmascarar a Exegese Imortalista de Mateus 10:28?

Mateus 10:28 Faz a Imortalidade da Alma Perecer Completamente! - Leandro Quadros - Apollumi - Bíblia
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 126

Olhando para o Alto, Pág. 238

Refletindo a Cristo, Pág. 30

Nossa Alta Vocação, Pág. 326

Cristo Triunfante, Pág. 393

O Grande Conflito, Pág. 46

Atos dos Apóstolos, Pág. 84