Comentário Bíblico
Adventista
José, marido de - (cba)
Mateus 1:16
Com cuidado, Mateus evita afirmar que José “gerou” a Jesus. A relação entre José e Jesus não era de pai e filho, mas de padrasto e filho de sua esposa. O termo “gerou” que une todas as gerações até esse ponto desaparece, e com isso Mateus enfatiza o nascimento virginal.
Maria - (cba)
Mateus 1:16
Do gr. Maria, Mariam na LXX, do heb. Miryam. Como José, Maria era da casa de Davi (DTN, 44; cf. Atos 2:30; Atos 3:23; Romanos 1:3; 2 Timóteo 2:8), pois só por meio dela Jesus podia ser descendente segundo a carne, da linhagem de Davi (Romanos 1:3; Salmos 132:11). O fato de que a “parenta” de Maria (Lucas 1:36) era “das filhas de Arão" (Lucas 1:5) de forma alguma requer que Maria fosse da tribo de Levi e não da tribo de Judá (sobre a palavra traduzida como “parenta”, ver com. de Lucas 1:36).
- 30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes - Atos 2:30 23 E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo. Atos 3:23 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Romanos 1:3 8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, 2 Timóteo 2:8 11 O Senhor jurou a Davi com verdade, e não se desviará dela: Do fruto das tuas entranhas porei sobre o teu trono. Salmos 132:11 36 Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Lucas 1:36 5 Houve nos dias do Rei Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel. Lucas 1:5
Parece que Maria passou seus primeiros anos em Nazaré (Lucas 1:26). Isabel, sua parente, era esposa de Zacarias (Lucas 1:36). Maria também tinha familiares em Caná, vila próxima a Nazaré (ver João 2:1,5; DTN, 144, 146). A ideia de que o nome de sua mãe era Ana se baseia exclusivamente na tradição. Maria foi grandemente favorecida pelo Senhor e bendita entre as mulheres (Lucas 1:28,42). Desde a primeira promessa de um Libertador, que seria da “semente” da mulher (Gênesis 3:15; Apocalipse 12:5, ARC), mães devotas de Israel esperavam que seu primogênito pudesse ser o prometido Messias (DTN, 31). Essa honra grandiosa e única foi dada a Maria.
- 26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, Lucas 1:26 36 Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Lucas 1:36 1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; 5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. João 2:1,5 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. 42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! Lucas 1:28,42 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 5 E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. Apocalipse 12:5
Sem dúvida Maria foi escolhida em primeiro lugar porque, no tempo apontado, (Daniel 9:24-27;marcos:1:15;Cl:4:4@) seu caráter refletia com mais perfeição os ideais divinos de maternidade do que a de qualquer outra filha de Davi. Ela pertencia à seleta minoria que “esperava a consolação de Israel” (Lucas 2:25,38; Marcos 15:43; Hebreus 9:28). Foi essa esperança que purificou sua vida (cf. 1 João 3:3) e a qualificou para seu papel sagrado (PP, 308; PR, 245; DTN, 69).
- 24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. 26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações. 27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador. Daniel 9:24-27 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2:25,38 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Marcos 15:43 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:3
Toda mãe entre o povo de Deus hoje pode cooperar com o Céu como fez Maria (DTN, 512), e pode, em certo sentido, consagrar seus filhos a Deus (ver com. de Lucas 2:52).
Da qual - (cba)
Mateus 1:16
Como em português, no original grego, essa expressão está no feminino singular, tornando “Maria” o antecedente e excluindo José como o pai natural de Jesus. Mas, ao se casar com Maria, José se tornou o pai legal, embora não literal, de Jesus (ver Mateus 13:55).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Jesus
Mateus 1:16
Significa "o Senhor é salvação". Trata-se de uma transliteração para o grego do nome hebraico "Josué".
Cristo
Mateus 1:16
Significa "Ungido", a tradução grega da palavra hebraica "Messias".
Referências Cruzadas
Mateus 1:16
Mateus 13:55.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 1:1-17
Acerca desta genealogia de nosso Salvador, observe a intenção principal. Não é uma genealogia desnecessária, nem foi elaborada por vanglória como costuma ser a dos grandes homens. Demonstra que nosso Senhor Jesus Cristo é da nação e família da qual iria surgir o Messias. A promessa da benção foi feita a Abraão e sua descendência; a do domínio, a Davi e sua descendência. Foi prometido a Abraão que Cristo descenderia dele (Gênesis 12:3; Gênesis 22:18), e a Davi que descenderia dele (1 Samuel 7:12; Salmos 89:3; Salmos 132:11); portanto, a menos que Jesus seja filho de Davi e filho de Abraão, não é o Messias. Isto se prova nesta passagem com registros bem conhecidos.
- 3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3 18 e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Gênesis 22:18 12 Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12 3 Fiz um pacto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: Salmos 89:3 11 O Senhor jurou a Davi com verdade, e não se desviará dela: Do fruto das tuas entranhas porei sobre o teu trono. Salmos 132:11
Quando o Filho de Deus quis tomar a nossa natureza, Ele se aproximou de nós em nossa condição caída e miserável, porém estava perfeitamente livre de pecado; e enquanto lemos os nomes de sua genealogia não nos esqueçamos de quão baixo se inclinou o Senhor da glória para salvar a raça humana.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. Mateus 1:18-25 13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Mateus 2:13 27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Lucas 1:27 4 Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, 5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. Lucas 2:4,5,48 23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli; Lucas 3:23 22 E todos lhe davam testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Este não é filho de José? Lucas 4:22 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. Marcos 6:3 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. 34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:31-35 7 e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: 11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:7,10,11 17 Portanto, estando o povo reunido, perguntou-lhe Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado o Cristo? 22 Tornou-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, que se chama Cristo? Disseram todos: Seja crucificado. Mateus 27:17,22 25 Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. João 4:25 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:29 57 E escandalizavam-se dele. Jesus, porém, lhes disse: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra e na sua própria casa. Mateus 13:57 10 Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Mateus 24:10 31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mateus 26:31 61 Mas, sabendo Jesus em si mesmo que murmuravam disto os seus discípulos, disse-lhes: Isto vos escandaliza? João 6:61 1 Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. João 16:1