Comentário Bíblico
Adventista
No sexto mês - (cba)
Lucas 1:26
[Predito o nascimento de Jesus, Lucas 1:26-38]. Isto é, o sexto mês depois da aparição de Gabriel a Zacarias (Lucas 1:11) e a concepção de Isabel (Lucas 1:24), como especificamente declarada pelo anjo (ver Lucas 1:36).
- 26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. 29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. 30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. 34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36 Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; 37 porque para Deus nada será impossível. 38 Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lucas 1:26-38 11 Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé à direita do altar do incenso. Lucas 1:11 24 Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Lucas 1:24 36 Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Lucas 1:36
Gabriel - (cba)
Lucas 1:26
Ver com. de Lucas 1:11,19.
Nazaré - (cba)
Lucas 1:26
Uma obscura cidade galileia não mencionada no AT nem no Talmude, nem incluída por Josefo na lista de 204 cidades da Galileia (ver com. de Mateus 2:23). A infância e juventude de Jesus, um período sobre o qual as Escrituras são silentes, foram passadas numa localidade sobre a qual não há registros históricos disponíveis. Numa pequena comunidade, Jesus estava livre da influência rabínica dos grandes centros judaicos, bem como da cultura grega pagã que permeava a “Galileia dos gentios” (Mateus 4:15). A atitude frequente dos judeus com relação a Nazaré é refletida na resposta incisiva de Natanael a Filipe: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (João 1:46) e dos fariseus a Nicodemos: “Examina e verás que da Galileia não se levanta profeta” (João 7:52).
- 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. Mateus 2:23 15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, Mateus 4:15 46 Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. João 1:46 52 Responderam-lhe eles: És tu também da Galiléia? Examina e vê que da Galiléia não surge profeta. João 7:52
O fato de Lucas situar Maria e José como vivendo em Nazaré e especificamente chamá-la de “sua cidade” (Lucas 2:39) é evidência da exatidão histórica da narrativa evangélica. Tivesse ele ou outros de quem ele recebeu informação (Lucas 1:1-3) inventado a história, e teriam procurado situar Maria e José em Belém durante toda a narrativa da concepção e do nascimento de Cristo, em vez de situá-los numa cidade da Galileia, em vista da reputação desfavorável da Galileia, em geral, e de Nazaré, em particular. O fato de Mateus não mencionar Nazaré em conexão com os eventos anteriores ao nascimento de Jesus (ver Mateus 1:18-25) atesta igualmente a natureza independente da evidência registrada nos dois evangelhos. Tivesse havido conluio entre os vários escritores dos evangelhos, com intenção de enganar, eles teriam tomado muito cuidado para pelo menos dar aos seus relatos a aparência de semelhança superficial, o que não é o caso. A nota explicativa de Lucas de que Nazaré era “uma cidade da Galileia” pode evidenciar, como alguns creem, que Lucas escreveu para não residentes na Palestina, que não estariam familiarizados com uma cidade tão desconhecida.
- 39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré. Lucas 2:39 1 Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, 2 segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, 3 também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. Lucas 1:1-3 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. Mateus 1:18-25
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 1:26-38
Aqui temos um relato da mãe de nosso Senhor. Ainda que jamais devamos orar a ela, devemos louvar a Deus pela vida dela. Cristo deveria nascer milagrosamente. o discurso do anjo tem um significado tal, que é como se lhe dissesse: Salve, tu que és a escolhida e aquela que foi especialmente favorecida pelo Altíssimo, para ter a honra que todas as mães judias têm desejado por tanto tempo.
Esta aparição e saudação prodigiosas perturbaram Maria. o anjo lhe garantiu, então, que ela havia encontrado o favor de Deus, e que seria a mãe de um filho que deveria ser chamado pelo nome de Jesus, o Filho do Altíssimo, que era um em natureza e perfeição com o Senhor Deus. JESUS! O Nome que refrigera os espíritos dos pecadores que desfalecem humilhados; Jesus, o Salvador, doce para pronunciar e doce para ouvir. Não conhecemos a sua riqueza e nem a nossa pobreza; esta é a razão de não irmos rapidamente a Ele. Não nos damos conta de que estamos perdidos e perecendo. Em consequência, Salvador para muitos é uma palavra pouco deleitosa. Se estivéssemos convencidos da imensa massa de culpa que há em nós, e a ira que pende pronta para cair sobre nós, o nosso pensamento contínuo seria: o Salvador é meu? Para que possamos encontrá-lo, devemos pisotear tudo aquilo que atrapalha o nosso caminho em direção a Ele. A resposta de Maria para o anjo foi a linguagem da fé e da humilde admiração, e ela não pediu algum sinal para confirmar a sua fé. Sem controvérsia, grande foi o mistério da santidade, Deus manifesto em carne (1 Timóteo 3:16).
A natureza humana de Cristo deveria ser produzida deste modo, para que fosse adequada àquEle que teria em si a sua própria natureza divina. Devemos, como Maria nesta passagem, dirigir os nossos desejos pela Palavra de Deus. Em todos os conflitos, temos que recordar que nada é impossível para Deus. E ao vermos e ouvirmos as suas promessas, devemos convertê-las em orações: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra".
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Lucas 1:24 19 Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas; Lucas 1:19 4 Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, Lucas 2:4 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. Mateus 2:23 45 Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46 Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. João 1:45,46 41 Outros diziam: Este é o Cristo; mas outros replicavam: Vem, pois, o Cristo da Galiléia? João 7:41 29 Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. Mateus 10:29