Comentário Bíblico
Adventista
Dispondo-se Maria - (cba)
Lucas 1:39
[Maria visita a Isabel, Lucas 1:39-45]. A visita de Maria ao lar de Isabel ocorreu quase imediatamente após o anúncio do nascimento de Jesus, porque o anúncio foi dado no sexto mês da gravidez de Isabel, e Maria permaneceu com ela por três meses (ver Lucas 1:26,56). Além disso, Maria viajou “apressadamente”.
- 39 Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, 40 entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel. 41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! 43 E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44 Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim. 45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. Lucas 1:39-45 26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 56 E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa. Lucas 1:26,56
Naqueles dias - (cba)
Lucas 1:39
Isto é, logo depois do anúncio do nascimento de Jesus.
À região montanhosa - (cba)
Lucas 1:39
Ver com. de Lucas 1:23. O relevo montanhoso de Judá estendia-se de Jerusalém, ao norte, até Hebrom, ao sul (ver Josué 21:11).
- 23 E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa. Lucas 1:23 11 Assim lhes deram Quiriate-Arba, que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e seus arrabaldes em redor (Arba era o pai de Anaque). Josué 21:11
Apressadamente - (cba)
Lucas 1:39
Neste versículo, a expressão parece se referir não tanto à rapidez com que Maria empreendeu a viagem, mas à vontade dela de encontrar Isabel. Maria acabara de ouvir um dos maiores segredos dos tempos eternos (ver Romanos 16:25) e deve ter sentido um desejo intenso de conversar a respeito com alguém que a compreendesse. Ninguém estaria em melhor situação para entendê-la do que Isabel, que, segundo o anjo, experimentava em si mesma um milagre. Além disso, os anos de devoção de Isabel à vontade de Deus conforme as Escrituras a capacitariam não apenas a ouvir com simpatia, mas a dar orientações e conselhos valiosos a Maria, uma jovem que se deparava com problemas e responsabilidades maiores (ver com. de Lucas 1:7). Maria não viajou para descobrir se o que o anjo dissera era verdade, mas porque creu nas palavras dele.
- 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, Romanos 16:25 7 Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade. Lucas 1:7
A amizade de alguém que compreende nossos sentimentos é um dos tesouros mais preciosos da vida. O valor da amizade e da comunhão cristã está além de qualquer avaliação. Os pais e as mães em Israel, em particular, têm uma obrigação solene de compartilhar sua experiência a respeito da vontade e dos caminhos de Deus com os mais jovens. Esses jovens, como Maria, buscam conselho dos mais experientes para definir um plano de ação que trará alegria a seu coração e sucesso a seus empreendimentos. Nenhum cristão deve estar muito ocupado que não possa se relacionar com aqueles que necessitam de auxílio, se ele tiver condição de ajudá-los.
Uma cidade de judá - (cba)
Lucas 1:39
Segundo a tradição, esta era a cidade de Hebrom, a principal dentre nove cidades atribuídas aos sacerdotes nas tribos de Simeão e “Judá” (ver Josué 21:13-16; 1 Crônicas 6:57-59). Este foi o primeiro território que Abraão possuiu em Canaã (ver Gênesis 23:17-19) e ali Davi foi ungido rei (ver 2 Samuel 2:1,4). Alguns sugerem que “Judá” deve ser uma variação ortográfica no hebraico para “Jutá” (Josué 15:55; Josué 21:16), outra cidade sacerdotal aproximadamente oito quilômetros ao sul de Hebrom. No entanto, essa identificação não é sustentada por qualquer evidência escriturística, histórica ou arqueológica. Além disso, Lucas se refere a Nazaré como “uma cidade da Galileia” (Lucas 1:26), e parece mais provável que a expressão paralela, “uma cidade de Judá” fizesse de Judá uma província e não uma cidade.
- 13 Aos filhos de Arão, o sacerdote, deram Hebrom, cidade de refúgio do homicida, e seus arrabaldes, Libna e seus arrabaldes, 14 Jatir e seus arrabaldes, Estemoa e seus arrabaldes, 15 Holom e seus arrabaldes, Debir e seus arrabaldes, 16 Aim e seus arrabaldes, Jutá e seus arrabaldes, Bete-Semes e seus arrabaldes; nove cidades dessas duas tribos. Josué 21:13-16 57 E aos filhos de Arão deram as cidades de refúgio: Hebrom, Libna e seus campos, Jatir, Estemoa e seus campos, 58 Hilem e seus campos, Debir e seus campos, 59 Asã e seus campos, Bete-Senues e seus campos; 1 Crônicas 6:57-59 17 Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele estava, e todo o arvoredo que havia nele, por todos os seus limites ao redor, se confirmaram 18 a Abraão em possessão na presença dos filhos de Hete, isto é, de todos os que entravam pela porta da sua cidade. 19 Depois sepultou Abraão a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã. Gênesis 23:17-19 1 Sucedeu depois disto que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o Senhor: Sobe. Ainda perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o Senhor: Para Hebrom. 4 Então vieram os homens de Judá, e ali ungiram Davi rei sobre a casa de Judá. Depois informaram a Davi, dizendo: Foram os homens de Jabes-Gileade que sepultaram a Saul. 2 Samuel 2:1,4 55 Maom, Carmelo, Zife, Jutá, Josué 15:55 16 Aim e seus arrabaldes, Jutá e seus arrabaldes, Bete-Semes e seus arrabaldes; nove cidades dessas duas tribos. Josué 21:16 26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, Lucas 1:26
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 1:39-56
É muito bom que aqueles em cujas almas foi iniciada a obra da graça, comuniquem-se entre si. Quando Maria chegou, Isabel estava consciente de que estava se aproximando aquela que seria a mãe do grande Redentor. Ao mesmo tempo, foi cheia com o Espírito Santo, e sob a sua influência, declarou que Maria e ela esperavam filhos que seriam muito abençoados e felizes, e particularmente honrados e queridos para o Deus Altíssimo.
Maria, animada pelo discurso de Isabel, e também sob a influência do Espírito Santo, irrompeu em gozo, admiração e gratidão. Sabia que era pecadora e precisava do Salvador, e que, de modo contrário, não poderia regozijar-se em Deus mais do que como interessada em sua salvação por meio do Messias prometido. Aqueles que percebem a grande necessidade que têm de Cristo, e que estão desejosos de ter justiça e vida nEle, a estes enche de boas coisas, das melhores; e são abundantemente satisfeitos com as bênçãos que Ele dá. Ele satisfará os desejos daqueles que são pobres de espírito, que anelam por bênçãos espirituais, enquanto os auto-suficientes serão lançados fora, para bem longe.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 40 Assim feriu Josué toda aquela terra, a região montanhosa, o Negebe, a baixada, e as faldas das montanhas, e a todos os seus reis. Não deixou nem sequer um; mas a tudo o que tinha fôlego destruiu totalmente, como ordenara o Senhor, o Deus de Israel: Josué 10:40 48 E na região montanhosa: Samir, Jatir, Socó, 49 Daná, Quiriate-Saná (que é Debir), 50 Anabe, Estemó, Anim, 51 Gósem Holom e Gilo; onze cidades e as suas aldeias. 52 Arabe, Dumá, Esã, 53 Janim, Bete-Tapua, Afeca, 54 Hunta, Quiriate-Arba (que é Hebrom) e Zior; nove cidades e as suas aldeias. 55 Maom, Carmelo, Zife, Jutá, 56 Jizreel, Jocdeão, Zanoa, 57 Caim, Gibeá e Timna; dez cidades e as suas aldeias. 58 Halul, Bete-Zur, Gedor, 59 Maarate, Bete-Anote e Eltecom; seis cidades e as suas aldeias. Josué 15:48-59 9 Ora, deram, da tribo dos filhos de Judá e da tribo dos filhos de Simeão, estas cidades que por nome vão aqui mencionadas, 10 as quais passaram a pertencer aos filhos de Arão, sendo estes das famílias dos coatitas e estes, por sua vez, dos filhos de Levi; porquanto lhes caiu a primeira sorte. 11 Assim lhes deram Quiriate-Arba, que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e seus arrabaldes em redor (Arba era o pai de Anaque). Josué 21:9-11 7 Então designaram a Quedes na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, a Siquém na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba (esta é Hebrom) na região montanhosa de Judá. Josué 20:7 11 Assim lhes deram Quiriate-Arba, que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e seus arrabaldes em redor (Arba era o pai de Anaque). Josué 21:11 65 Então veio temor sobre todos os seus vizinhos; e em toda a região montanhosa da Judéia foram divulgadas todas estas coisas. Lucas 1:65