Comentário Bíblico
Adventista
A mim me pareceu bem - (cba)
Lucas 1:3
Pareceu apropriado a Lucas compor um relato autêntico, acurado e completo da vida de Cristo, talvez tendo em mente registrar alguns eventos que pudessem ter sido omitidos em registros anteriores, escritos por “muitos” (ver com. de Lucas 1:1). Essas palavras revelam o modo em que pelo menos alguns dos escritores bíblicos foram dirigidos por Deus para preparar o registro inspirado. A impressão transmitida à mente de Lucas pelo Espírito Santo fez que lhe parecesse apropriado e desejável uma determinada maneira de atuar. No registro do concílio de Jerusalém, em que foi considerada a admissão dos gentios na igreja cristã, Lucas cita os apóstolos, dizendo que estes haviam escrito aos crentes de Antioquia o que lhes parecia hem (ver Atos 15:25). Os irmãos se aconselharam mutuamente, mas suas deliberações foram guiadas pelo Espírito Santo, e eles explicaram confiantemente que “pareceu bom ao Espírito Santo e a nós" (Lucas 1:28). Assim ocorreu com Lucas: o Espírito Santo o impeliu a escrever. No entanto, quando ele escreveu, foi de vontade própria, guiado por Deus (sobre o modo pelo qual o Espírito Santo guiou os vários escritores bíblicos, ver Ellen G. White, Material Suplementar sobre 2 Pedro 1:21).
- 1 Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, Lucas 1:1 25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, Atos 15:25 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Lucas 1:28 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21
Depois de acurada investigação - (cba)
Lucas 1:3
Literalmente, “tendo buscado acuradamente”. A segunda razão de Lucas para escrever foi o desejo de transmitir a outros os benefícios que obteve por meio do estudo da vida e dos ensinos de Jesus. Aparentemente, Lucas começou pelo início e investigou tudo. Ele mostra sua narrativa evangélica como uma apresentação sistemática e acurada da história de Jesus. Essas são características da verdadeira erudição. Enquanto Mateus enfatiza os ensinos de Jesus, e Marcos, os incidentes de Sua vida ministerial, Lucas combina os dois elementos de modo mais completo e sistemático que o dos outros evangelistas. A declaração de Lucas a respeito de sua “acurada investigação” não é vã presunção; 43 das 179 seções da narrativa sinótica ocorrem apenas em seu evangelho.
Desde sua origem - (cba)
Lucas 1:3
Isto é, da vida de Jesus. Como um explorador, Lucas traçou o fluxo dos eventos desde o início e seguiu o fluxo bem de perto por todo o seu curso. Consequentemente, ele apresenta as circunstâncias que cercaram o nascimento e a infância de Jesus com mais detalhes que os outros evangelistas. Apenas Lucas registra cinco dos seis eventos antes do nascimento de Jesus.
Excelentíssimo - (cba)
Lucas 1:3
Pronome de tratamento usado com frequência com relação a oficiais do alto governo, comparável ao atual “sua excelência”. O mesmo termo é usado para se referir aos procuradores romanos da Judeia (Atos 23:26; Atos 24:3; Atos 26:25). É notável encontrar um homem, aparentemente um alto funcionário, aceitando o cristianismo nesse período inicial.
- 26 Cláudio Lísias, ao excelentíssimo governador Félix, saúde. Atos 23:26 3 em tudo e em todo lugar reconhecemo-lo com toda a gratidão, ó excelentíssimo Félix. Atos 24:3 25 Mas Paulo disse: Não deliro, ó excelentíssimo Festo, antes digo palavras de verdade e de perfeito juízo. Atos 26:25
Teófilo - (cba)
Lucas 1:3
Literalmente, “amigo de Deus”. Há pouca evidência para apoiar a explicação popular de que o nome Teófilo não representava uma pessoa, mas um nome geral usado por Lucas para os cristãos. Além disso, o título “excelentíssimo” parece indicar uma pessoa real. Teófilo foi, possivelmente, um converso gentio, como indica seu nome grego.
Em ordem - (cba)
Lucas 1:3
Do gr. kathexês, “um após outro” ou “consecutivamente” (ver com. de Lucas 1:1). O evangelho de Mateus consiste, em grande parte, dos discursos de Jesus arranjados em tópicos, enquanto Marcos lida com os eventos da vida de Jesus, agrupando-os de acordo com o tipo. O arranjo geral de Mateus e Marcos é cronológico, mas a sequência cronológica não é o principal objetivo deles. Eles rearranjaram a ordem de vários incidentes em harmonia com o propósito de cada evangelho. Lucas, por outro lado, segue uma ordem cronológica bastante rigorosa. Mateus e Marcos não atentaram a esse critério.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 1:1-4
Lucas não escreve sobre coisas acerca das quais os cristãos podem diferir entre si, e estarem vacilantes, mas sim daquilo que é e deve ser crido com toda a certeza. A doutrina de Cristo é aquilo em que os homens mais sábios e melhores, têm arriscado as suas almas com confiança e satisfação. os grandes sucessos de que dependem as nossas esperanças foram escritos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra, e foram aperfeiçoados em seu entendimento por meio da inspiração divina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, 25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, 28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: Atos 15:19,25,28 40 Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus. 1 Coríntios 7:40 12 Quanto ao irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco; mas de modo algum quis ir agora; irá porém, quando se lhe ofereça boa ocasião. 1 Coríntios 16:12 1 Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, Lucas 1:1 5 Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar. Salmos 40:5 21 Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que na verdade eu era como tu; mas eu te argüirei, e tudo te porei à vista. Salmos 50:21 9 Além de ser sábio, o pregador também ensinou ao povo o conhecimento, meditando, e estudando, e pondo em ordem muitos provérbios. Eclesiastes 12:9 4 Pedro, porém, começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: Atos 11:4 1 Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, Atos 1:1 26 Cláudio Lísias, ao excelentíssimo governador Félix, saúde. Atos 23:26 3 em tudo e em todo lugar reconhecemo-lo com toda a gratidão, ó excelentíssimo Félix. Atos 24:3 25 Mas Paulo disse: Não deliro, ó excelentíssimo Festo, antes digo palavras de verdade e de perfeito juízo. Atos 26:25 6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 1 Timóteo 4:6