Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Felix vil e desprezível
Atos 24:2-3
Tertulo aqui desceu à falsidade descarada. O personagem de Félix era vil e desprezível ...
Um exemplo da licenciosidade desenfreada que manchou seu personagem é visto em sua aliança com Drusila, que foi consumada nessa época. Através das artes enganosas de Simão Mago, um feiticeiro cipriota, Félix induziu esta princesa a deixar seu marido e se tornar sua esposa. Drusila era jovem e bonita e, além disso, judia. Ela era devotadamente apegada ao marido, que havia feito um grande sacrifício para obter sua mão. Na verdade, pouco havia para induzi-la a renunciar a seus preconceitos mais fortes e trazer sobre si a repulsa de sua nação com o objetivo de formar uma ligação adúltera com um devasso velho e cruel. Ainda assim, os artifícios satânicos do mágico e do traidor tiveram sucesso, e Félix cumpriu seu propósito ( Sketches from the Life of Paul, 235, 236 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 24:1-9
Aqui vemos a infelicidade dos grandes homens, e a infelicidade de se louvar os serviços destes, muito além de toda medida, sem que se fale fielmente de suas faltas; por isto, se endurecem e se animam no mal, como Félix. Os profetas de Deus foram acusados de serem os perturbadores da terra, e o Senhor Jesus Cristo foi acusado de perverter a nação; as mesmas acusações foram formuladas contra Paulo. As paixões egoístas dos homens os impelem adiante, e as graças e o poder da fala têm sido frequentemente usados para dirigir mal e prejudicar os homens contra a verdade. Quão diferentes serão os caracteres de Félix e Paulo no dia do juízo, segundo são representados no discurso de Tértulo! Que os cristãos não valorizem o aplauso nem se turbem pelas desaprovações dos homens ímpios, que apresentam os homens mais vis da raça humana, quase como deuses, e como pestes e promotores de sedição, os homens mais excelentes da terra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Cláudio Lísias, ao excelentíssimo governador Félix, saúde. Atos 23:26 25 Mas Paulo disse: Não deliro, ó excelentíssimo Festo, antes digo palavras de verdade e de perfeito juízo. Atos 26:25 3 também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. Lucas 1:3