Comentário Bíblico
Adventista
Ao centurião - (cba)
Atos 24:23
Provavelmente, um dos dois que escoltaram Paulo desde Jerusalém.
Detido - (cba)
Atos 24:23
Do gr. têreõ, “cuidar”, “vigiar”, “manter”. O verbo não significa necessariamente detenção em regime fechado, mas proteção. Parece que Félix tinha uma atitude positiva em relação a Paulo, em parte pelo despertamento de sua consciência (ver Atos 24:14,15,16,24,25), em parte porque esperava receber suborno (Atos 24:26).
- 14 Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas, 15 tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos. 16 Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens. 24 Alguns dias depois, vindo Félix com sua mulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Paulo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo Jesus. 25 E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei. Atos 24:14,15,16,24,25 26 Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, pelo que o mandava chamar mais freqüentemente e conversava com ele. Atos 24:26
Tratando-o com indulgência - (cba)
Atos 24:23
Isto é, com privilégios que um prisioneiro comum não desfrutaria (ver com. de Atos 23:16,17). Ele ficaria sob custódia, mas sem sofrer os desconfortos da prisão comum.
Os seus próprios - (cba)
Atos 24:23
Do gr. idioi, “próprios [parentes ou amigos íntimos]” (ver com. de João 1:11). Talvez estes incluíssem Filipe (Atos 21:8), outros cristãos que moravam na região de Cesareia e possivelmente Lucas, que acompanhara Paulo a Jerusalém (Atos 21:17).
- 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:11 8 Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Atos 21:8 17 E chegando nós a Jerusalém, os irmãos nos receberam alegremente. Atos 21:17
Servissem - (cba)
Atos 24:23
Do gr. hypêreteõ, “ser útil' (ver com. de Atos 13:5). Isto inclui a gentileza do contato social, confortos de vestuário e alimentação, além da transmissão de mensagens. É possível que Félix tivesse a intenção de facilitar para Paulo a obtenção de um resgate com seus amigos (ver Atos 24:26).
- 5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, e tinham a João como auxiliar. Atos 13:5 26 Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, pelo que o mandava chamar mais freqüentemente e conversava com ele. Atos 24:26
Ou vir ter com ele (ARC) - (cba)
Atos 24:23
Evidências textuais atestam a omissão destas palavras.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 24:22-27
O apóstolo discorre acerca da natureza e das obrigações da justiça, da temperança e do juízo vindouro, demonstrando assim ao juiz opressor e à sua mulher dissoluta, a necessidade que eles tinham de arrependimento, de perdão e da graça do Evangelho. A justiça, em relação à nossa conduta na vida, particularmente com referência ao próximo. A temperança, o estado e o governo de nossas almas com relação a Deus. O que não se exercita nestas não tem nem a forma nem o poder da piedade, e deve ser afligido com a ira divina no dia da manifestação de Deus.
A perspectiva do juízo vindouro é suficiente para fazer o coração mais duro tremer. Félix tremeu, mas isso foi tudo. Muitos dos que se impressionam com a Palavra de Deus, não são transformados por ela. Muitos temem as consequências do pecado, mas continuam amando-o e praticando-o. As demoras são perigosas nos assuntos relacionados às nossas almas. Félix postergou este assunto para um momento mais propício, mas não encontramos que ele tenha chegado o momento mais conveniente. Considere que é agora o tempo aceitável: escute hoje a voz do Senhor. Ele se apressou para deixar de ouvir a verdade. Havia um assunto mais urgente para ele que reformar a sua conduta, ou mais importante que a salvação de sua alma! Os pecadores começam, muitas vezes como um homem que desperta de seu sono por um ruído forte, mas rapidamente volta a adormecer em seu sono habitual.
Não nos deixemos enganar pelas aparências ocasionais em nós mesmos ou no próximo. Acima de tudo não brinquemos com a Palavra de Deus. Esperamos que os nossos corações se abrandem com o passar do tempo, ou que a influência do mundo nele diminua? Não corremos neste momento o perigo de perdermo-nos para sempre? Hoje é o dia da salvação, amanhã pode ser muito tarde.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, pelo que o mandava chamar mais freqüentemente e conversava com ele. Atos 24:26 3 No dia seguinte chegamos a Sidom, e Júlio, tratando Paulo com bondade, permitiu-lhe ir ver os amigos e receber deles os cuidados necessários. Atos 27:3 16 Quando chegamos a Roma, [o centurião entregou os presos ao general do exército, mas,] a Paulo se lhe permitiu morar à parte, com o soldado que o guardava. 31 pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem impedimento algum. Atos 28:16,31 7 Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele. Provérbios 16:7 8 Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. 10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; 11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 13 Então Paulo resppondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. 14 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor; e calamo-nos. Atos 21:8-14 35 disse: Ouvir-te-ei quando chegarem também os teus acusadores; e mandou que fosse guardado no pretório de Herodes. Atos 23:35 16 Mas o filho da irmã de Paulo tendo sabido da cilada, foi, entrou na fortaleza e avisou a Paulo. Atos 23:16