Comentário Bíblico
Adventista
Chamado - (cba)
Atos 24:2
Uma provável referêncic a Paulo ser convocado de seu confinamentc para comparecer à audiência.
Passou Tértuio a acusá-lo - (cba)
Atos 24:2
O discurse de Tértuio, embora iniciado com a adulação exagerada costumeira, era de acusação Havia o hábito de dar início aos discursos com esse tipo de bajulação (ver Cícero De Oratore, ii.80). Sem dúvida, o relate do discurso por Lucas (Atos 24:2-8) é um breve resumo, que só preserva os pontos principais
Excelentíssimo - (cba)
Atos 24:2
Do gr. kratistos, “nobilís simo”, “ilustríssimo”, palavra usada também po Lísias para se referir a Félix em sua carta (Atos 23:26), traduzida igualmente por “excelentís simo”. O termo não exprime caráter, mas posi ção social. De maneira semelhante, é usado po Paulo para se dirigir a Festo (Atos 26:25).
- 26 Cláudio Lísias, ao excelentíssimo governador Félix, saúde. Atos 23:26 25 Mas Paulo disse: Não deliro, ó excelentíssimo Festo, antes digo palavras de verdade e de perfeito juízo. Atos 26:25
Paz perene - (cba)
Atos 24:2
Literalmente, “muita paz’ Durante esse período sombrio da históri; dos judeus, a Palestina tinha tudo, meno paz. A revolta fervilhava por baixo da super lície, e sete ou oito anos depois, irromperi; em rebelião aberta. A paz que a terra desfrutava era a paz romana, imposta por armas. Félix reprimira vários messia políticos e cortara pela raiz revoltas incipien tes contra a autoridade romana (ver Josefo Antiguidades, xx.8.6, 7; Guerra dos Judeia ii. 13.2 [253]).
Providente cuidado - (cba)
Atos 24:2
Do gr. pronoic “providência”, “providente cuidado”.
Notáveis reformas - (cba)
Atos 24:2
Evidências textuais atestam esta variante. Segundo Tácito (Annals, xii.54), Félix tinha uma renda considerável proveniente de bandidos da Palestina, em troca por ignorar suas atividades. Afirma-se que Félix só suprimia o roubo quando servia para aumentar a própria riqueza. Em decorrência de sua má administração, seu mandato foi revogado durante a prisão de Paulo.
Povo - (cba)
Atos 24:2
Do gr. ethnos, termo comum usado pelos judeus para se referir aos gentios. Os autores do NT costumam chamar os judeus de “povo”, do gr. laos (ver Atos 10:2; Atos 26:17,23). Em geral, ethnos só era usado pelos judeus a respeito da própria nação na presença de gentios, ou com respeito a eles (ver Lucas 7:5; Lucas 23:2).
- 2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, Atos 10:2 17 livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, 23 isto é, como o Cristo devia padecer, e como seria ele o primeiro que, pela ressurreiçao dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e também aos gentios. Atos 26:17,23 5 porque ama à nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga. Lucas 7:5 2 E começaram a acusá-lo, dizendo: Achamos este homem pervertendo a nossa nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo ser ele mesmo Cristo, rei. Lucas 23:2
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Felix vil e desprezível
Atos 24:2-3
Tertulo aqui desceu à falsidade descarada. O personagem de Félix era vil e desprezível ...
Um exemplo da licenciosidade desenfreada que manchou seu personagem é visto em sua aliança com Drusila, que foi consumada nessa época. Através das artes enganosas de Simão Mago, um feiticeiro cipriota, Félix induziu esta princesa a deixar seu marido e se tornar sua esposa. Drusila era jovem e bonita e, além disso, judia. Ela era devotadamente apegada ao marido, que havia feito um grande sacrifício para obter sua mão. Na verdade, pouco havia para induzi-la a renunciar a seus preconceitos mais fortes e trazer sobre si a repulsa de sua nação com o objetivo de formar uma ligação adúltera com um devasso velho e cruel. Ainda assim, os artifícios satânicos do mágico e do traidor tiveram sucesso, e Félix cumpriu seu propósito ( Sketches from the Life of Paul, 235, 236 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 24:1-9
Aqui vemos a infelicidade dos grandes homens, e a infelicidade de se louvar os serviços destes, muito além de toda medida, sem que se fale fielmente de suas faltas; por isto, se endurecem e se animam no mal, como Félix. Os profetas de Deus foram acusados de serem os perturbadores da terra, e o Senhor Jesus Cristo foi acusado de perverter a nação; as mesmas acusações foram formuladas contra Paulo. As paixões egoístas dos homens os impelem adiante, e as graças e o poder da fala têm sido frequentemente usados para dirigir mal e prejudicar os homens contra a verdade. Quão diferentes serão os caracteres de Félix e Paulo no dia do juízo, segundo são representados no discurso de Tértulo! Que os cristãos não valorizem o aplauso nem se turbem pelas desaprovações dos homens ímpios, que apresentam os homens mais vis da raça humana, quase como deuses, e como pestes e promotores de sedição, os homens mais excelentes da terra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, pelo que o mandava chamar mais freqüentemente e conversava com ele. 27 Mas passados dois anos, teve Félix por sucessor a Pórcio Festo; e querendo Félix agradar aos judeus, deixou a Paulo preso. Atos 24:26,27 3 Pois o ímpio gloria-se do desejo do seu coração, e o que é dado à rapina despreza e maldiz o Senhor. Salmos 10:3 2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobre. 3 Corte o Senhor todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente, Salmos 12:2,3 28 A língua falsa odeia aqueles a quem ela tenha ferido; e a boca lisonjeira opera a ruína. Provérbios 26:28 5 O homem que lisonjeia a seu próximo arma-lhe uma rede aos passos. Provérbios 29:5 16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. Judas 1:16 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14 30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Lucas 24:30 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46 7 No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. Atos 20:7 16 Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? 1 Coríntios 10:16