Comentário Bíblico
Adventista
O filho da irmã de Paulo - (cba)
Atos 23:16
Esta é a única referência a parentes de Paulo em Jerusalém. Ele tinha familiares em Roma (Romanos 16:7,11) e parece que em Corinto também (Romanos 16:21). Sugere-se que o sobrinho de Paulo estava estudando em Jerusalém, assim como ele próprio fizera no passado (ver com. de Atos 22:3). Não há evidências de que a irmã e o sobrinho do apóstolo fossem cristãos.
- 7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim. 11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de Narciso que estão no Senhor. Romanos 16:7,11 21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jáson, e Sosípatro, meus parentes. Romanos 16:21 3 Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje. Atos 22:3
Foi - (cba)
Atos 23:16
Literalmente, “tendo chegado perto”, ou talvez “tendo estado presente”. Alguns sugerem que isso se aplica ao sobrinho de Paulo ouvir sobre a conspiração, não a seu relato ao tio. É possível que estivesse presente quando a trama foi feita, ou a tenha ouvido por acaso.
Entrou na fortaleza - (cba)
Atos 23:16
Detido mais para resguardar a proteção pessoal do que por qualquer outro motivo, parece que o apóstolo tinha o privilégio de receber amigos. A lei romana dispunha de três tipos de custódia: (1) confinamento de homens comuns na cadeia pública; (2) atribuição da custódia pessoal de homens de alta posição a um magistrado ou senador, que se responsabilizava pelo comparecí mento do réu no dia do julgamento; e (3) custódia militar, quando o acusado ficava sob a responsabilidade de um soldado, considerado responsável pela segurança do prisioneiro, à custa da própria vida; em geral, sua mão esquerda ficava presa, por uma cadeia, à direita do prisioneiro. Paulo estava, no momento, sob custódia militar (ver com. de Atos 23:18).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 23:12-24
Os falsos princípios religiosos, adotados pelos homens carnais, nos instam a uma tal maldade, da qual dificilmente poderia se supor que a natureza humana fosse capaz. Porém, o Senhor desbarata prontamente os planos de iniquidade mais bem elaborados. Paulo sabia que a providência divina atua por meios razoáveis e prudentes, e que se ele deixasse de lado o uso dos meios que possuía em seu poder, não poderia esperar que a providência de Deus operasse a seu favor. Aquele que não se ajuda a si mesmo conforme os meios e poder que possui, não tem razão nem revelação para assegurar-se de que receberá ajuda de Deus. Crendo no Senhor seremos resguardados de toda a má obra, nós e os nossos, e seremos guardados para o seu reino. Pai celestial, dá-nos esta fé preciosa por teu Espírito Santo, por amor a Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Ele apanha os sábios na sua própria astúcia, e o conselho dos perversos se precipita. Jó 5:13 30 Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho contra o Senhor. Provérbios 21:30 37 Quem é aquele que manda, e assim acontece, sem que o Senhor o tenha ordenado? Lamentações 3:37 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; 1 Coríntios 3:19 17 Ora, Jônatas e Aimaaz estavam esperando junto a En-Rogel; e foi uma criada, e lhes avisou, para que eles fossem e o dissessem ao rei Davi; pois não deviam ser vistos entrando na cidade. 2 Samuel 17:17 34 E na multidão uns gritavam de um modo, outros de outro; mas, não podendo por causa do alvoroço saber a verdade, mandou conduzí-lo à fortaleza. Atos 21:34 10 E avolumando-se a dissenção, o comandante, temendo que Paulo fosse por eles despedaçado, mandou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles e o levassem para a fortaleza. 32 Mas no dia seguinte, deixando aos de cavalaria irem com ele, voltaram à fortaleza; Atos 23:10,32