Comentário Bíblico
Adventista
Multidão - (cba)
Lucas 1:10
Do gr. plêthos, uma palavra favorita de Lucas, que a utilizou 25 vezes, em comparação com as sete vezes que os demais escritores do NT a utilizaram juntos. Alguns comentaristas sugeriram que Zacarias estava oficiando no culto matutino; outros creem que oficiava no culto vespertino. No tempo de Cristo, o sacrifício matutino era oferecido aproximadamente às nove horas e o vespertino, às 15 horas. Nos dois períodos, uma multidão considerável se reunia (ver Atos 2:6,15). Talvez os idosos e piedosos Simeão e Ana (ver com. de Lucas 2:25,36) estavam misturados e despercebidos no grupo de adoradores dessa reunião, e elevaram os pensamentos em oração pela vinda do Messias.
- 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 15 Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. Atos 2:6,15 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; Lucas 2:25,36
Fora - (cba)
Lucas 1:10
Isto é, Fora do santuário, mas dentro dos pátios sagrados do templo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma resposta à oração
Lucas 1:5-17
Ao longo de sua vida de casado, Zacarias havia orado por um filho. Ele e a esposa já estavam velhos e sua oração ainda não havia sido atendida; mas ele murmurou não. Deus não se esqueceu. Ele teve seu tempo determinado para responder a esta oração, e quando o caso parecia sem esperança, Zacarias recebeu sua resposta ...
Quando Zacarias entrou no lugar sagrado e realizou o serviço requerido com reverência solene, outra forma apareceu, posicionando-se entre o altar e a mesa dos pães da proposição. Foi Gabriel, o poderoso mensageiro de Deus ...
A resposta veio. Deus não se esqueceu da oração de Seus servos. Ele o havia escrito em Seu livro de registros, para ser respondido em Seu próprio tempo. Olhando para as aparências externas, Zacarias e Isabel enterraram suas esperanças; mas o Senhor não se esqueceu. Ele sabia dos longos anos de decepção, e quando Seu próprio nome poderia ser glorificado da melhor maneira, seu filho nasceu. Quão terno, gentil, quão cheio de amor e compaixão é o grande coração do amor infinito. Deus não deu a Zacarias como filho nenhuma pessoa comum, mas alguém que deveria ocupar um lugar alto em Sua obra, e de quem a luz do céu deveria brilhar em raios claros e distintos ( Manuscrito 27, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 1:5-25
O pai e a mãe de João Batista eram pecadores como qualquer um de nós, e foram justificados e salvos da mesma forma que os demais; porém, foram iminentes por sua piedade e integridade. Não tinham filhos, e não poderiam esperar que Isabel os tivesse, por causa de sua idade avançada.
Enquanto Zacarias queimava o incenso no templo, toda a multidão orava do lado de fora. Todas as orações que oferecemos a Deus são aceitas, e têm êxito somente por causa da intercessão de Cristo no templo de Deus, no alto. Não podemos ter a expectativa de possuir ali algum ganho se não orarmos com o nosso espírito e com fervor. Tampouco podemos esperar que o melhor de nossas orações seja aceito, e traga uma resposta de paz, se não for por meio da mediação de Cristo, que vive sempre fazendo intercessão por nós.
As orações que Zacarias oferecia frequentemente receberam uma resposta de paz. As orações de fé são arquivadas no céu, e jamais são esquecidas. As orações que fizemos quando éramos jovens e estávamos começando a andar neste mundo, podem ser respondidas quando formos idosos e estivermos deixando este mundo. As misericórdias são duplamente doces, quando são concedidas como respostas às orações.
Zacarias terá um filho em sua idade avançada, o qual será o instrumento para a conversão de muitas almas a Deus, e para a sua preparação para receberem o Evangelho de Cristo. Se apresentará diante dEle com coragem, zelo, santidade e uma mente morta em relação aos interesses e prazeres mundanos. Os desobedientes e os rebeldes seriam convertidos à sabedoria de seus antepassados justos, ou melhor, levados a atender a sabedoria do Justo que viria a eles.
Zacarias ouviu tudo o que o anjo disse, porém, falou com incredulidade. Deus o tratou de modo justo ao deixá-lo mudo, porque Zacarias havia colocado objeções à Palavra de Deus. Podemos admirar a paciência de Deus para conosco. Deus tratou-o de modo amável, porque deste modo impediu-o de falar coisas más, coisas apartadas da fé e em incredulidade. Assim, também, Deus confirmou a sua fé. Se pelas repreensões a que estamos submetidos por causa de nossos pecados, formos dirigidos a dar mais crédito à Palavra de Deus, não teremos razões para nos queixar. Até mesmo os verdadeiros crentes algumas vezes desonram a Deus por incredulidade; e as suas bocas são fechadas com silêncio e confusão, quando, pelo contrário, deveriam estar louvando a Deus com gozo e gratidão. Nos tratos da graça de Deus para conosco, temos de observar a bondosa consideração que Ele nos tem. olhou para nós com compaixão e favor, e portanto, é assim que nos tem tratado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Nenhum homem estará na tenda da revelação quando Arão entrar para fazer expiação no lugar santo, até que ele saia, depois de ter feito expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel. Levítico 16:17 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24 3 Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. Apocalipse 8:3