Comentário Bíblico
Adventista
Gabriel - (cba)
Lucas 1:19
Do gr. Gabriel, do heb. Gabriel, significando “homem de Deus”. A palavra hebraica usada para “homem” é geber, indicando um “homem forte”.
Gabriel ocupa a posição da qual Lúcifer caiu (DTN, 693; GC, 493) e está próximo, em honra e posição, ao próprio Cristo (DTN, 98, 99, 234; Daniel 10:21). Foi Gabriel que apareceu a Daniel (Daniel 8:16; Daniel 9:21) para anunciar a vinda do “Ungido”, o “Príncipe” (Daniel 9:25). Nos tempos do NT, ele apareceu a Zacarias (Lucas 1:19), a Maria (Lucas 1:26,27) e, possivelmente, a José (ver com. de Mateus 1:20). Foi Gabriel quem fortaleceu a Cristo no Getsêmani (DTN, 693), que interveio entre Ele e a multidão (DTN, 694), que abriu a tumba e chamou o Salvador (DTN, 779, 780). Gabriel também foi um dos dois anjos que acompanhou a Cristo durante Sua vida (DTN, 793) e apareceu aos discípulos no monte das Oliveiras enquanto Cristo ascendia ao Céu (DTN, 832; cf. 780). Foi Gabriel que apareceu a João em Patmos (DTN, 99; ver com. de Apocalipse 1:1) e que falou de si mesmo como “conservo teu, [conservo] dos teus irmãos, os profetas” (Apocalipse 22:9).
- 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:21 16 E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, faze que este homem entenda a visão. Daniel 8:16 21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde. Daniel 9:21 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25 19 Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas; Lucas 1:19 26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Lucas 1:26,27 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; Mateus 1:20 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; Apocalipse 1:1 9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Apocalipse 22:9
Assisto diante - (cba)
Lucas 1:19
Esta expressão é utilizada no AT para os altos oficiais que ministravam no palácio (1rs:10:8;1rs:12:6;Pv:22:29;Dn:1:19@). Por meio desta simples declaração que revela a honrada posição que ele ocupa no Céu, Gabriel apresenta-se a Zacarias como um representante de Deus. Diz-se dos anjos que eles “veem incessantemente a face” do Pai celeste (Mateus 18:10).
Gabriel é, por assim dizer, o “primeiro ministro” do Céu, o líder da hoste angélica “para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1:14). Ele é, num sentido especial, o embaixador celestial nesta terra (DTN, 99). Gabriel não manteve comunhão apenas com pessoas justas na terra; ele também se associou com outras pessoas. Foi justamente ele quem atuou no palácio persa para influenciar Ciro e Dario a emitirem o decreto autorizando a reconstrução do templo (Daniel 10:13,20; Daniel 11:1). Ele é o anjo da profecia que foi comissionado pelo Céu para organizar os assuntos dos seres humanos em harmonia com a vontade de Deus.
- 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. 20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Daniel 10:13,20 1 Eu, pois, no primeiro ano de Dario, medo, levantei-me para o animar e fortalecer. Daniel 11:1
Segundo a tradição judaica, Gabriel é o anjo do juízo e um dos quatro arcanjos que possuem acesso à presença divina permanentemente.
Trazer-te estas boas-novas - (cba)
Lucas 1:19
Do gr. euaggelizõ, “proclamar boas novas” ou “anunciar boas-novas” (ver com. de Lucas 2:10).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 1:5-25
O pai e a mãe de João Batista eram pecadores como qualquer um de nós, e foram justificados e salvos da mesma forma que os demais; porém, foram iminentes por sua piedade e integridade. Não tinham filhos, e não poderiam esperar que Isabel os tivesse, por causa de sua idade avançada.
Enquanto Zacarias queimava o incenso no templo, toda a multidão orava do lado de fora. Todas as orações que oferecemos a Deus são aceitas, e têm êxito somente por causa da intercessão de Cristo no templo de Deus, no alto. Não podemos ter a expectativa de possuir ali algum ganho se não orarmos com o nosso espírito e com fervor. Tampouco podemos esperar que o melhor de nossas orações seja aceito, e traga uma resposta de paz, se não for por meio da mediação de Cristo, que vive sempre fazendo intercessão por nós.
As orações que Zacarias oferecia frequentemente receberam uma resposta de paz. As orações de fé são arquivadas no céu, e jamais são esquecidas. As orações que fizemos quando éramos jovens e estávamos começando a andar neste mundo, podem ser respondidas quando formos idosos e estivermos deixando este mundo. As misericórdias são duplamente doces, quando são concedidas como respostas às orações.
Zacarias terá um filho em sua idade avançada, o qual será o instrumento para a conversão de muitas almas a Deus, e para a sua preparação para receberem o Evangelho de Cristo. Se apresentará diante dEle com coragem, zelo, santidade e uma mente morta em relação aos interesses e prazeres mundanos. Os desobedientes e os rebeldes seriam convertidos à sabedoria de seus antepassados justos, ou melhor, levados a atender a sabedoria do Justo que viria a eles.
Zacarias ouviu tudo o que o anjo disse, porém, falou com incredulidade. Deus o tratou de modo justo ao deixá-lo mudo, porque Zacarias havia colocado objeções à Palavra de Deus. Podemos admirar a paciência de Deus para conosco. Deus tratou-o de modo amável, porque deste modo impediu-o de falar coisas más, coisas apartadas da fé e em incredulidade. Assim, também, Deus confirmou a sua fé. Se pelas repreensões a que estamos submetidos por causa de nossos pecados, formos dirigidos a dar mais crédito à Palavra de Deus, não teremos razões para nos queixar. Até mesmo os verdadeiros crentes algumas vezes desonram a Deus por incredulidade; e as suas bocas são fechadas com silêncio e confusão, quando, pelo contrário, deveriam estar louvando a Deus com gozo e gratidão. Nos tratos da graça de Deus para conosco, temos de observar a bondosa consideração que Ele nos tem. olhou para nós com compaixão e favor, e portanto, é assim que nos tem tratado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, Lucas 1:26 16 E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, faze que este homem entenda a visão. Daniel 8:16 21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde. 22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido. 23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão. Daniel 9:21-23 10 Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus. Mateus 18:10 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: Lucas 2:10