Comentário Bíblico
Adventista
Para queimar o incenso - (cba)
Lucas 1:9
A queima do incenso era considerada a parte mais importante e sagrada dos serviços diários matutinos e vespertinos. Esses momentos de adoração, nos quais um cordeiro era oferecido (Êxodo 29:38-42) para a oferta queimada, eram conhecidos como “oferta queimada” ou “sacrifício” da manhã e da tarde (2 Crônicas 31:3; Esdras 9:4,5) ou como a “hora do incenso’’ (Lucas 1:10, ARC; ver Êxodo 30:7,8). Eram momentos de oração para todos os israelitas, quer para os que estavam presentes no serviço, quer para os que estavam em casa ou em terras estrangeiras. Como o incenso subia do altar de ouro, as orações de Israel subiam com ele até Deus (Apocalipse 8:3,4; ver com. de Salmos 141:2) por eles mesmos e por sua nação, em consagração diária (PP, 352, 353). Nesse serviço o sacerdote oficiante orava pelo perdão dos pecados de Israel e pela vinda do Messias (DTN, 99).
- 38 Isto, pois, é o que oferecerás sobre o altar: dois cordeiros de um ano cada dia continuamente. 39 Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tardinha; 40 com um cordeiro a décima parte de uma efa de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho. 41 E o outro cordeiro oferecerás à tardinha, e com ele farás oferta de cereais como com a oferta da manhã, e conforme a sua oferta de libação, por cheiro suave; oferta queimada é ao Senhor. 42 Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da revelação, perante o Senhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali. Êxodo 29:38-42 3 A contribuição da fazenda do rei foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos sábados, das luas novas e das festas fixas, como está escrito na lei do Senhor. 2 Crônicas 31:3 4 Então se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci sentado atônito até a oblação da tarde. 5 A hora da oblação da tarde levantei-me da minha humilhação, e com a túnica e o manto rasgados, pus-me de joelhos, estendi as mãos ao Senhor meu Deus, Esdras 9:4,5 10 e toda a multidão do povo orava da parte de fora, à hora do incenso. Lucas 1:10 7 E Arão queimará sobre ele o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. 8 Também quando acender as lâmpadas à tardinha, o queimará; este será incenso perpétuo perante o Senhor pelas vossas gerações. Êxodo 30:7,8 3 Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Apocalipse 8:3,4 2 Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde! Salmos 141:2
O privilégio de oficiar no altar de ouro em favor de Israel era considerado uma grande honra, e Zacarias era digno dela em todos os aspectos. Esse privilégio normalmente era dado a cada sacerdote apenas uma vez na vida, e era um grande momento. Geralmente, nenhum sacerdote poderia oficiar no altar mais que uma vez, e é possível que alguns deles nunca teriam essa oportunidade.
O sacerdote escolhido por sorte para oferecer o incenso selecionava dois companheiros sacerdotes para auxiliá-lo: um para remover as brasas antigas do altar, e o outro, para colocar novas brasas, tiradas do altar de ofertas queimadas. Esses dois sacerdotes saíam do lugar santo depois que terminavam suas tarefas, e o sacerdote escolhido por sorte arranjava o incenso sobre as brasas enquanto intercedia por Israel. Ao subir a nuvem de incenso, ela enchia o lugar santo e passava por cima do véu para o lugar santíssimo. O altar de incenso ficava diante do véu, e, embora situado no lugar santo, parece ter sido considerado como pertencendo ao lugar santíssimo (ver com. de Hebreus 9:4). O altar de ouro era “um altar de intercessão perpétua” (PP, 353), porque dia e noite o santo incenso difundia sua fragrância por todos os sagrados arredores do templo (PP, 348).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma resposta à oração
Lucas 1:5-17
Ao longo de sua vida de casado, Zacarias havia orado por um filho. Ele e a esposa já estavam velhos e sua oração ainda não havia sido atendida; mas ele murmurou não. Deus não se esqueceu. Ele teve seu tempo determinado para responder a esta oração, e quando o caso parecia sem esperança, Zacarias recebeu sua resposta ...
Quando Zacarias entrou no lugar sagrado e realizou o serviço requerido com reverência solene, outra forma apareceu, posicionando-se entre o altar e a mesa dos pães da proposição. Foi Gabriel, o poderoso mensageiro de Deus ...
A resposta veio. Deus não se esqueceu da oração de Seus servos. Ele o havia escrito em Seu livro de registros, para ser respondido em Seu próprio tempo. Olhando para as aparências externas, Zacarias e Isabel enterraram suas esperanças; mas o Senhor não se esqueceu. Ele sabia dos longos anos de decepção, e quando Seu próprio nome poderia ser glorificado da melhor maneira, seu filho nasceu. Quão terno, gentil, quão cheio de amor e compaixão é o grande coração do amor infinito. Deus não deu a Zacarias como filho nenhuma pessoa comum, mas alguém que deveria ocupar um lugar alto em Sua obra, e de quem a luz do céu deveria brilhar em raios claros e distintos ( Manuscrito 27, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 1:5-25
O pai e a mãe de João Batista eram pecadores como qualquer um de nós, e foram justificados e salvos da mesma forma que os demais; porém, foram iminentes por sua piedade e integridade. Não tinham filhos, e não poderiam esperar que Isabel os tivesse, por causa de sua idade avançada.
Enquanto Zacarias queimava o incenso no templo, toda a multidão orava do lado de fora. Todas as orações que oferecemos a Deus são aceitas, e têm êxito somente por causa da intercessão de Cristo no templo de Deus, no alto. Não podemos ter a expectativa de possuir ali algum ganho se não orarmos com o nosso espírito e com fervor. Tampouco podemos esperar que o melhor de nossas orações seja aceito, e traga uma resposta de paz, se não for por meio da mediação de Cristo, que vive sempre fazendo intercessão por nós.
As orações que Zacarias oferecia frequentemente receberam uma resposta de paz. As orações de fé são arquivadas no céu, e jamais são esquecidas. As orações que fizemos quando éramos jovens e estávamos começando a andar neste mundo, podem ser respondidas quando formos idosos e estivermos deixando este mundo. As misericórdias são duplamente doces, quando são concedidas como respostas às orações.
Zacarias terá um filho em sua idade avançada, o qual será o instrumento para a conversão de muitas almas a Deus, e para a sua preparação para receberem o Evangelho de Cristo. Se apresentará diante dEle com coragem, zelo, santidade e uma mente morta em relação aos interesses e prazeres mundanos. Os desobedientes e os rebeldes seriam convertidos à sabedoria de seus antepassados justos, ou melhor, levados a atender a sabedoria do Justo que viria a eles.
Zacarias ouviu tudo o que o anjo disse, porém, falou com incredulidade. Deus o tratou de modo justo ao deixá-lo mudo, porque Zacarias havia colocado objeções à Palavra de Deus. Podemos admirar a paciência de Deus para conosco. Deus tratou-o de modo amável, porque deste modo impediu-o de falar coisas más, coisas apartadas da fé e em incredulidade. Assim, também, Deus confirmou a sua fé. Se pelas repreensões a que estamos submetidos por causa de nossos pecados, formos dirigidos a dar mais crédito à Palavra de Deus, não teremos razões para nos queixar. Até mesmo os verdadeiros crentes algumas vezes desonram a Deus por incredulidade; e as suas bocas são fechadas com silêncio e confusão, quando, pelo contrário, deveriam estar louvando a Deus com gozo e gratidão. Nos tratos da graça de Deus para conosco, temos de observar a bondosa consideração que Ele nos tem. olhou para nós com compaixão e favor, e portanto, é assim que nos tem tratado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 E Arão queimará sobre ele o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. 8 Também quando acender as lâmpadas à tardinha, o queimará; este será incenso perpétuo perante o Senhor pelas vossas gerações. Êxodo 30:7,8 25 De madeira de acácia fez o altar do incenso; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, quadrado, e de dois côvados a sua altura; as suas pontas formavam uma só peça com ele. 26 Cobriu-o de ouro puro, tanto a face superior como as suas paredes ao redor, e as suas pontas, e fez-lhe uma moldura de ouro ao redor. 27 Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua moldura, nos dois cantos de ambos os lados, como lugares dos varais, para com eles se levar o altar. 28 E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro. 29 Também fez o óleo sagrado da unção, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista. Êxodo 37:25-29 40 para servir de memória aos filhos de Israel, a fim de que nenhum estranho, ninguém que não seja da descendência de Arão, se chegue para queimar incenso perante o Senhor, para que não seja como Corá e a sua companhia; conforme o Senhor dissera a Eleazar por intermédio de Moisés. Números 16:40 28 E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. 1 Samuel 2:28 49 Mas Arão e seus filhos ofereciam os sacrifícios sobre o altar do holocausto e o incenso sobre o altar do incenso, para todo o serviço do lugar santíssimo, e para fazer expiação a favor de Israel, conforme tudo quanto Moisés, servo de Deus, havia ordenado: 1 Crônicas 6:49 13 Os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão foi separado para consagrar as coisas santíssimas, ele e seus filhos, eternamente para queimarem incenso diante do Senhor, e o servirem, e pronunciarem bençãos em nome de Deus para sempre. 1 Crônicas 23:13 16 Mas, quando ele se havia tornado poderoso, o seu coração se exaltou de modo que se corrompeu, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus; pois entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. 2 Crônicas 26:16 11 Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele a fim de o servir, e para serdes seus ministros e queimardes incenso. 2 Crônicas 29:11 6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados; Hebreus 9:6