Comentário Bíblico
Adventista
O menino crescia - (cba)
Lucas 1:80
Essencialmente uma referência ao crescimento físico (cf. Lucas 2:40,52). Uma declaração semelhante foi feita a respeito do menino Samuel (ver 1 Samuel 2:26).
- 40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:40,52 26 E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor, como também diante dos homens. 1 Samuel 2:26
E se fortalecia em espírito - (cba)
Lucas 1:80
Isto é, em percepção intelectual e moral (ver 1 Samuel 2:26; Lucas 2:40,52). O desenvolvimento simétrico da força física, mental e moral é bem ilustrado na vida de João, porque seus pais o criaram “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). De modo semelhante, é nosso privilégio hoje viver em comunhão com Deus porque “também nós podemos esperar que o Espírito divino molde nossos pequenos já desde os primeiros momentos” (DTN, 512; ver com. de Lucas 1:15,24; Lucas 2:52).
- 26 E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor, como também diante dos homens. 1 Samuel 2:26 40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:40,52 4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; 24 Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Lucas 1:15,24 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52
Desertos - (cba)
Lucas 1:80
Os “desertos” em que João passava a maior parte do tempo “até ao dia em que havia de manifestar-se" são geralmente conhecidos como os desertos da Judeia (ver Mateus 3:1; etc.). Esta região semiárida, selvagem, acidentada e despovoada ficava entre o Mar Morto e o cume dos planaltos montanhosos do sul da Palestina e constitui as encostas orientais da cordilheira. Possivelmente esta foi a região onde Cristo mais tarde jejuou por 40 dias e meditou em Sua missão. O deserto de Judá estava próximo a Hebrom, o possível lar de Zacarias e Isabel (ver com. de Lucas 1:23,39). Embora alguns essênios, uma seita rígida e asceta do judaísmo, mantivessem colônias isoladas nesta área deserta, não há evidência histórica para o ponto de vista de que João se tornou um essênio (ver com. de Mateus 3:4). O lar do profeta Amós foi na vizinhança de Tecoa, uma pequena cidade situada próximo às fronteiras desta área desértica (ver com. de Amós 1:1).
- 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, Mateus 3:1 23 E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa. 39 Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, Lucas 1:23,39 4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Mateus 3:4 1 As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. Amós 1:1
Em anos posteriores, João fez por si mesmo o voto de nazireu, realizado por seus pais em seu favor por ocasião do nascimento dele (DTN, 102). É possível que seus pais, que já eram idosos quando ele nasceu (ver com. de Lucas 1:7), haviam morrido quando João ainda era jovem. Parece, também, que ele assumiu a sua residência na solidão do deserto, não muito tempo depois. A solidão foi para João um mestre superior ao melhor rabino que Jerusalém poderia oferecer, e o deserto foi uma mais bem equipada sala de aula do que o palácio de Hcrodes ou os átrios do templo. As escolas rabínicas o teriam incapacitado para sua tarefa (DTN, 101). Assim como apenas as águas conseguem refletir as estrelas, apenas um coração não perturbado pelas ondas e redemoinhos deste mundo consegue refletir perfeitamente a luz da “Estrela” que procedeu “de Jacó” (Números 24:17). João escolheu como seu lar um local onde todas as demais vozes que não fossem a de Deus foram silenciadas e onde ele podia em quietude esperar diante do Senhor. Foi ali, na solidão do deserto, que o silêncio de sua alma tornou mais distinta a voz de Deus (ver DTN, 363). Ali ele levou uma vida relativamente isolada até que chegou a hora de assumir seu ministério público.
- 7 Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade. Lucas 1:7 17 Eu o vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de orgulho. Números 24:17
Assim como o deserto foi a grande sala de aula de Deus para educar líderes como Moisés, Amós e João Batista, assim também as vicissitudes do deserto da vida podem proporcionar excelentes oportunidades para colocar a pessoa em harmonia com o Céu. A tranquilidade que vem com uma visão das coisas invisíveis é o preparo necessário para aqueles a quem Deus escolhe hoje para preparar o caminho para a vinda de Jesus. A vida moderna não é propícia para a meditação acerca da vontade e dos caminhos de Deus, como revelados em Sua Palavra e em Seu trato providencial conosco. A menos que encontremos tempo para escapar do ruído do mundo e nos apeguemos a Deus, aguardando em silêncio diante dEie, nunca ouviremos o “cicio tranquilo e suave” que fala à mente (DTN, 330-331; cf. 1 Reis 19:12). Deveria ser nosso propósito passar cada vez menos tempo com as coisas da Terra e devotar cada vez mais tempo para caminhar com Deus como fez Enoque. Como João, precisamos colocar nossa afeição nas “coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Colossenses 3:2).
- 12 e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. 1 Reis 19:12 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:2
Manifestar-se - (cba)
Lucas 1:80
Do gr. anadeixis, “apontar” ou “uma manifestação pública”. A palavra anadeixis é usada com frequência pelos escritores clássicos nos discursos de posse de pessoas nomeadas para cargos públicos e também na dedicação de templos. Lucas usa o verbo relacionado, anadeiknumi, com referência à nomeação dos setenta (Lucas 10:1). João era de descendência sacerdotal e como estipulado pela lei de Moisés, um sacerdote deveria iniciar seu ministério na idade aproximada de 30 anos (ver com. de Números 4:3).
- 1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. Lucas 10:1 3 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta anos, de todos os que entrarem no serviço para fazerem o trabalho na tenda da revelação. Números 4:3
Ê possível que João se “manifestou” quando tinha 30 anos, assim como Jesus quando iniciou Seu ministério (ver com. de Lucas 3:23).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nenhuma escola adequada
Lucas 1:80
Havia uma grande obra designada para o profeta João, mas não havia escola na terra com a qual ele pudesse se conectar. Seu aprendizado deve ser obtido fora das cidades, no deserto. As Escrituras do Antigo Testamento, Deus e a natureza que Deus criou, deveriam ser seus livros de estudo. Deus estava preparando João para sua obra de preparar o caminho do Senhor. Sua comida era simplesmente gafanhotos e mel silvestre. Os costumes e práticas dos homens não deviam ser a educação desse homem. A absorção mundana não desempenharia nenhuma parte na formação de seu caráter ( Manuscrito 131, 1901 ).
Satanás teve acesso apesar das avenidas fechadas
Lucas 1:80
João não se sentia forte o suficiente para suportar a grande pressão da tentação que encontraria na sociedade. Ele temia que seu caráter fosse moldado de acordo com os costumes prevalecentes dos judeus, e escolheu o deserto como sua escola, em que sua mente poderia ser devidamente educada e disciplinada com base no grande livro da natureza de Deus. No deserto, João podia mais prontamente negar a si mesmo e controlar seu apetite, e vestir-se de acordo com a simplicidade natural. E não havia nada no deserto que afastasse sua mente da meditação e da oração. Satanás teve acesso a João, mesmo depois de ele ter fechado todas as vias em seu poder por onde ele entraria. Mas seus hábitos de vida eram tão puros e naturais que ele podia discernir o inimigo e tinha força de espírito e decisão de caráter para resistir a ele.
O livro da natureza foi aberto diante de João com seu estoque inesgotável de instruções variadas. Ele buscou o favor de Deus e o Espírito Santo repousou sobre ele, e acendeu em seu coração um zelo ardente para fazer a grande obra de chamar o povo ao arrependimento e a uma vida mais elevada e mais santa. João estava se preparando, pelas privações e adversidades de sua vida reclusa, para controlar todas as suas faculdades físicas e mentais de modo que pudesse permanecer entre o povo tão impassível pelas circunstâncias circundantes quanto as rochas e montanhas do deserto que o cercaram por trinta anos ( O Espírito de Profecia 2:47 ).
Satanás não conseguiu mover João
Lucas 1:80
A infância, juventude e masculinidade de João, que veio no espírito e poder de Elias para fazer uma obra especial em preparar o caminho para o Redentor do mundo, foram marcados com firmeza e poder moral. Satanás não conseguiu afastá-lo de sua integridade ( The Review and Herald, 3 de março de 1874 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 1:67-80
Zacarias profetiza acerca do reino do Messias e da salvação que Ele traria. O Evangelho traz consigo a luz, e ele clareia o dia. Em João Batista começou a clarear, e a sua luz foi aumentando, até que se tornou dia perfeito. o Evangelho é conhecimento. Mostra as partes de nossa vida ou de nosso comportamento em que estamos completamente em trevas; ele dá luz àqueles que se sentem na escuridão, a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.
O Evangelho vivifica, traz luz àqueles que se sentam à sombra da morte, como prisioneiros condenados à masmorra. o Evangelho dirige; encaminha os nossos passos no caminho da paz, este caminho que nos trará no final a paz (Romanos 3:17). João deu provas de ter uma fé firme, afetos fortes e piedosos, e de estar acima do medo e do amor ao mundo.
Assim, ele amadureceu para o serviço do Mestre, porém levou uma vida retirada, até que manifestou-se de forma pública e aberta, como o precursor do Messias. Sigamos a paz com todos os homens, e procuremos a paz com Deus e com as nossas próprias consciências. Se a vontade de Deus é que vivamos no anonimato para o mundo, ainda assim busquemos diligentemente crescer firmes na graça de Jesus Cristo.
- Veja também

Conselhos aos Professores, Pág. 445

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 100

Nossa Alta Vocação, Pág. 52
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; Lucas 1:15 40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:40,52 24 Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. 25 E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol. Juízes 13:24,25 19 Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra. 20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor. 1 Samuel 3:19,20 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, Mateus 3:1 7 Ao partirem eles, começou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: que saístes a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento? Mateus 11:7 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; 4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. Marcos 1:3,4 31 Eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, é que vim batizando em água. João 1:31