Comentário Bíblico
Adventista
A virgem - (cba)
Mateus 1:23
De forma direta e indireta Mateus e Lucas dão evidências que confirmam a verdade do nascimento virginal: (1) ambos afirmam que Jesus nasceu do Espírito Santo (Mateus 1:18,20; Lucas 1:35); (2) declaram que Maria daria “à luz um filho” que não seria filho de José (ver com. de Mateus 1:21), mas “Filho de Deus” (Lucas 1:35); (3) Maria permaneceu virgem “enquanto ela não deu à luz um filho”, Jesus (Mateus 1:25); e (4) Maria afirmou para o anjo que era virgem (Lucas 1:34). Assim, o nascimento virginal de Jesus é plenamente confirmado, mesmo sem a palavra “virgem”, e mesmo que Mateus nunca tivesse usado essa palavra nesse contexto.
- 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; Mateus 1:18,20 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. Mateus 1:25 34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? Lucas 1:34
Mateus e Lucas, ao escreverem inspirados por Deus, não teriam relatado a história do nascimento virginal se isso não tivesse sido verdade. Eles sabiam bem como os líderes judeus tinham zombado de Jesus por causa das circunstâncias misteriosas que envolviam seu nascimento, e que, repetindo essa história, estavam dando aos críticos mais oportunidade para ridicularizar o fato (ver DTN, 715).
Não pode haver dúvidas de que Mateus aqui usa “virgem” no sentido estrito da palavra, em referência a Maria como uma jovem casta, solteira (ver com. de Isaías 7:14, em que se aborda a objeção de que a profecia de Isaías sobre a concepção virginal se aplicava apenas a uma situação local em seus dias). Sob a direção do Espírito Santo, Mateus aplica a previsão de Isaías a Cristo, e ao fazer isso usa a palavra parthenos, que significa estritamente “virgem” (sobre Isaías 7:14 ver Problems in Bible translation, p. 151-169).
Por rejeitarem todos os milagres, críticos atuais da Bíblia em geral descartam a ideia do nascimento virginal, por considerá-la fora de questão para uma mente esclarecida. Argumentam que apenas Mateus e Lucas o mencionam no NT. Enfatizam que nem os evangelhos de Marcos (que se presume ser o primeiro dos evangelhos), nem o de João, escrito para confirmar a divindade de Jesus, ou mesmo Paulo, o grande teólogo do NT, fazem referência ao assunto. Assim, os críticos concluem que Marcos não sabia coisa alguma de Maria como uma virgem e que João e Paulo consideravam a ideia fantasiosa demais para ser mencionada.
Todos esses argumentos são baseados no silêncio e por isso nada provam. Mateus e Lucas se referem à virgindade de Maria como um detalhe do relato do nascimento; e, visto que nem Marcos nem João o registram, não há razão para se referir a esse detalhe particular. O mesmo se dá com Paulo, que enfatiza a encarnação, a união do divino com o humano como o grande fato central implícito no nascimento de Jesus. Como o meio pelo qual se deu a encarnação, o nascimento por meio de uma virgem é em certo sentido incidental diante da verdade maior. O conceito paulino da divindade de Jesus Cristo é completamente consistente com o nascimento de uma virgem (ver Filipenses 2:6-8; Colossenses 1:16; Hebreus 1:1-9; etc.). Com exceção da encarnação, crucifixão e ressurreição, Paulo não se refere a quase nada a respeito dos detalhes da vida de nosso Senhor e toma esses três eventos simplesmente como um fato histórico.
- 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:6-8 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; Hebreus 1:1-9
Os críticos destacam que os pagãos atribuíam a grandeza de homens como Alexandre, Pitágoras, Platão e Augusto César ao suposto fato de eles descenderem de deuses e por terem tido um nascimento virginal. Contudo, esse argumento não é mais válido do que dizer que a existência de moedas falsas e falsificações das grandes obras de arte provam que não há moedas nem obras genuínas.
Se as declarações de Mateus e Lucas relativas ao nascimento virginal devessem ser descartadas como inverossímeis porque a verdade assim expressada transcende nosso conhecimento e experiência, muitas outras passagens dos evangelhos devem ser descartadas com base nessa mesma suposição. Se a mente humana se torna o padrão para determinar a confiabilidade das Escrituras, a Bíblia deixa de ser a Palavra de Deus aos homens e se transforma num documento meramente humano.
Não se deve esquecer que todo o plano de salvação é um milagre, um “mistério” (Romanos 16:25; Efésios 1:9; Efésios 3:9; Colossenses 1:27; Colossenses 2:2; Apocalipse 10:7). Em primeiro lugar, é um mistério que Deus possa amar pecadores (João 3:16; Romanos 5:8). É também um mistério que a sabedoria infinita pudesse traçar um plano no qual a graça se combinasse com a justiça (Salmos 85:10) a fim de satisfazer as justas reivindicações da santa lei de Deus e, ao mesmo tempo, salvar o pecador de seu castigo (João 3:16; Romanos 6:23). É um milagre que o ser humano, que naturalmente está em inimizade com Deus (Romanos 8:7), possa viver em paz com Ele (Romanos 5:1). É um milagre que Cristo possa libertar do reino do pecado e da morte alguém inclinado para o mal (Romanos 7:24; Romanos 8:1,2)Romanos 8:3,4). É um milagre alguém poder nascer de novo (João 3:3-9); que alguém imperfeito (Romanos 3:23) seja transformado (Romanos 12:2) pela graça de Cristo em alguém perfeito (Mateus 5:48) e se torne um filho de Deus (1 João 3:1-3). O nascimento virginal, a vida perfeita, a morte vicária e a gloriosa ressurreição de Jesus são mistérios para a mente humana. A religião cristã não faz apologia aos grandes mistérios do plano da salvação, pois o amor redentor de Deus é em si o maior de todos os mistérios.
- 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, Romanos 16:25 9 fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs Efésios 1:9 9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, Efésios 3:9 27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; Colossenses 1:27 2 para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, Colossenses 2:2 7 mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas. Apocalipse 10:7 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:8 10 A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. Salmos 85:10 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1,2) 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:3,4 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. 9 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto? João 3:3-9 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:1-3
A encarnação do Filho de Deus é o fato culminante de todos os tempos, a pedra angular da fé cristã. Sem o nascimento virginal não pode haver verdadeira encarnação, e sem a encarnação e o nascimento virginal a Bíblia se tornaria fábula e lenda, o cristianismo, um engano piedoso, e a salvação, uma miragem decepcionante (ver Nota Adicional a João 1).
Um filho - (cba)
Mateus 1:23
Isto é, por meio do Espírito Santo, como Lucas também testifica (Lucas 1:35). “Vindo, porém, a plenitude do tempo” (Gálatas 4:4), Deus enviou Seu Filho ao mundo, preparando para Ele um corpo (Hebreus 10:5).
- 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, Gálatas 4:4 5 Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; Hebreus 10:5
Emanuel - (cba)
Mateus 1:23
A transliteração grega do heb. Immanu El, literalmente, “Deus conosco”. O Filho de Deus não só veio para habitar entre nós, mas também para Se identificar com a família humana (João 1:1,2,3,14; Romanos 8:1-4; Filipenses 2:6-8; Hebreus 2:16,17; DTN, 23; ver Nota Adicional a João 1; ver também com. de João 1:1,2,3,14). “Emanuel” era mais um título que descrevia a missão de Cristo do que um nome pessoal (cf. Isaías 9:6,7; 1 Coríntios 10:4).
- 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:1,2,3,14 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1-4 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:6-8 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Hebreus 2:16,17 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:6,7 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 1 Coríntios 10:4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
virgem
Mateus 1:23
Tradução da palavra hebraica para "jovem donzela". O NT usa essa tradução de Isaías 7:14 a fim de enfatizar o ato da encarnação, pelo qual Deus é conosco por meio de uma virgem, concebido pelo Espírito Santo (Lucas 1:35). O Cristo encarnado possuí duas natrurezas. Ele era plenamente divino (Isaías 9:6; Mateus 28:19; João 1:1,14; João 8:58; João 10:30; Tito 2:13,14; Hebreus 1:8), mas, ao mesmo tempo, completamente humano (João 1:14; Filipenses 2:5-8; Hebreus 4:14-16). Por ser o Deus encarnado em forma humana, foi chamdado de "ente santo" em seu nascimento (Lucas 1:35; sobre a obra de Cristo, ver nota sobre Mateus 1:21; sobre o título filho em referência à PESSOA DE CRISTO, ver Isaías 9:6; Lucas 1:35; Hebreus 1:8).
- 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:1,14 58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58 30 Eu e o Pai somos um. João 10:30 13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Tito 2:13,14 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:8 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:14-16 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21
Referências Cruzadas
Mateus 1:23
Isaías 7:14.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 1:18-25
Vejamos as circunstâncias em que o Filho de Deus entrou neste mundo inferior, até que aprendamos a desprezar as honras vãs deste mundo, quando as comparamos com a piedade e santidade.
O mistério de Cristo feito homem deve ser adorado; não devemos inquirir nisto por curiosidade. Foi assim ordenado que Cristo participasse de nossa natureza, mas puro da contaminação do pecado, em que toda a raça de Adão havia andado.
Observe que Deus guiará aqueles que pensam, e não aqueles que não pensam. o tempo de Deus para chegar com instrução ao seu povo se dá quando estão perdidos. os consolos divinos confortam mais a alma quando esta está pressionada por pensamentos que confundem.
Foi dito a José que Maria traria o Salvador ao mundo, e que ele poria no menino o nome de Jesus, o Salvador. O nome Jesus tem o mesmo significado de Josué. A razão deste nome é clara, porque aqueles a quem Cristo salva, salva-os dos pecados deles, da culpa do pecado pelo mérito de sua morte e do poder do pecado pelo espírito de sua graça. Ao salvá-los do pecado, salva-os da ira e maldição e de toda desgraça, aqui e depois. Cristo veio salvar o seu povo não nos pecados deles, mas dos pecados deles, e assim redimi-los de entre os homens para si. Ele que é separado dos pecadores.
José fez como ordenou o anjo do Senhor, rapidamente e sem demora, com júbilo, sem discutir. Aplicando as regras gerais da Palavra escrita, devemos seguir a direção de Deus em todos os passos de nossa vida, particularmente em suas grandes mudanças, que são dirigidas por Deus, e encontraremos que isto é seguro e consolador.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 199

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 19

Cuidado de Deus, Pág. 218

Minha Consagração Hoje, Pág. 271

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 295

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 39

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 73

Refletindo a Cristo, Pág. 7

Exaltai-O, Pág. 85
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 8 e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel. Isaías 8:8 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:20 7 O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. 11 O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Salmos 46:7,11 8 e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel. 9 Exasperai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos e sereis feitos em pedaços, cingi-vos e sereis feitos em pedaços; 10 Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá; porque Deus é conosco. Isaías 8:8-10 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:6,7 2 Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 9 E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; Atos 18:9 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, Romanos 1:3,4 5 de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém. Romanos 9:5 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16 17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão, 22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco. 2 Timóteo 4:17,22 10 Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá; porque Deus é conosco. Isaías 8:10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 199

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 19

Cuidado de Deus, Pág. 218

Minha Consagração Hoje, Pág. 271

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 295

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 39

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 73

Refletindo a Cristo, Pág. 7

Exaltai-O, Pág. 85