Comentário Bíblico
Adventista
Realizações - (cba)
1 Coríntios 12:6
Do gr. energêmata, “funcionamento”, de energeõ, “estar no trabalho”, “estar em ação”, “operar”. A palavra “energia” vem dessa raiz. No NT, energêmata ocorre apenas neste e em 1 Coríntios 12:10. A palavra talvez se relira ao poder divino que dá energia à igreja e talvez a toda a natureza.
O mesmo Deus - (cba)
1 Coríntios 12:6
Após ter apresentado o Espírito e o Filho em 1 Coríntios 12:4,5, Paulo completa a menção das três pessoas da Divindade referindo-se ao Pai como o originador e sustentador dos dons e poderes espirituais providos para o cumprimento da missão da igreja. Existem diferentes “dons”, “ministérios” e “realizações”, mas todos procedem de um Deus, um Senhor, um Espírito, isto é, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cada membro deve trabalhar em seu lugar designado
1 Coríntios 12:4,5,6,12
Ver Efésios 4:4-13. A videira tem muitos ramos, mas embora todos os ramos sejam diferentes, eles não brigam. Na diversidade existe unidade. Todos os ramos obtêm seu alimento de uma fonte. Esta é uma ilustração da unidade que existe entre os seguidores de Cristo. Em suas diferentes linhas de trabalho, todos eles têm apenas uma Cabeça. O mesmo Espírito, de maneiras diferentes, opera por meio deles. Há ação harmoniosa, embora os dons sejam diferentes. Estude este capítulo. Você verá por aí que o homem que está verdadeiramente unido a Cristo nunca agirá como se fosse um todo completo em si mesmo ....
A perfeição da igreja não depende de cada membro ser formado exatamente da mesma forma. Deus pede a cada um que ocupe o seu devido lugar, que se coloque na sua sorte para fazer a obra que lhe foi designada, de acordo com a capacidade que lhe foi dada ( Carta 19, 1901 ).
Dois capítulos a serem memorizados
1 Coríntios 12:4,5,6,12
Os capítulos 12 e 13 de 1° Coríntios devem ser guardados na memória, escritos na mente e no coração. Por meio de Seu servo Paulo, o Senhor colocou diante de nósesses assuntos para nossa consideração, e aqueles que têm o privilégio de serem reunidos na capacidade da igreja, serão unidos, de maneira compreensiva e inteligente. A figura dos membros que compõem o corpo representa a igreja de Deus e a relação que seus membros devem manter uns com os outros ( Manuscrito 82, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 12:1-11
Os dons espirituais são poderes extraordinários outorgados a partir das primeiras épocas, para convencer os incrédulos e para difundir o Evangelho. Os dons e a graça diferem amplamente. Ambos são dados generosamente por Deus; porém, onde a graça é dada, é para a salvação daqueles que a recebem. Os dons são para o benefício e a salvação do próximo. E pode haver grandes dons onde não há graça. Os dons extraordinários do Espírito Santo eram exercidos principalmente nas assembléias públicas, onde parece que os coríntios faziam exibição deles, por faltar-lhes o espírito de piedade e do amor cristão.
Enquanto eram pagãos, não haviam sido influenciados pelo Espírito de Cristo. Ninguém pode chamar a Cristo de Senhor, por fé, se esta fé não for uma obra do Espírito Santo. Ninguém pode crer em seu coração, ou provar por um milagre que Jesus é o Cristo, senão pelo Espírito Santo. Há diversidade de dons e diversidade de operações, mas todos procedem de um só Deus, um só Senhor, um só Espírito; isto é, do Pai, Filho e Espírito Santo, origem de todas as bênçãos espirituais. Nenhum homem os recebe simplesmente para si mesmo. Quanto mais os usarem para o benefício dos demais, mais se favorecerão a si mesmos. Os dons mencionados parecem significar o exato entendimento e a expressão das doutrinas da religião cristã; o conhecimento dos mistérios, e a destreza para exortar e aconselhar. Além do mais, representam o dom de curar os enfermos, fazer milagres e explicar as Escrituras através de um dom peculiar do Espírito Santo, e a habilidade para falar e interpretar línguas. se temos algum conhecimento da verdade, ou algum poder para ensiná-la, devemos dar toda a glória a Deus. Quanto maiores furem os dons, mais exposto à tentação estará o seu possuidor, e maior será a medida de graça necessária para mantê-lo humilde e espiritual; e este se deparará com mais experiências dolorosas e dispensações humilhantes. Não temos nenhuma razão para nos gloriarmos por algum dom a nós concedido, ou para desprezar aqueles que não os possuam.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 92

E Recebereis Poder, Pág. 194

Este Dia com Deus, Pág. 20
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:11 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:7 29 Eis que tudo isto Deus faz duas e três vezes para com o homem, Jó 33:29 17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, Efésios 1:19-22 29 para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente. Colossenses 1:29 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13 21 vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hebreus 13:21 28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 1 Coríntios 15:28 23 que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas. Efésios 1:23 11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:11 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Efésios 4:6