Comentário Bíblico
Adventista
Procurai, com zelo - (cba)
1 Coríntios 12:31
Do gr. zêloõ, “ser zeloso por”. Os coríntios são admoestados a continuar suplicando fervorosamente a Deus para que derrame o Espírito sobre eles e lhes conceda os dons necessários para cumprir sua missão. Receber um dom ou certos dons não é o final da experiência cristã. Como na parábola dos talentos (ver com. de Mateus 25:14-30), a fidelidade ao dever pode levar ao aumento dos atributos alcançados.
Os melhores - (cba)
1 Coríntios 12:31
Do gr. kreittonci. Evidências textuais favorecem “mais excelentes”. Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo para a edificação da igreja à perfeição e unidade em Cristo (ver Efésios 4:12,13). Sem dúvida, aqueles dons relacionados diretamente com o principal propósito da igreja, isto é, pregar o evangelho, e que contribuem mais para a edificação geral (ver 1 Coríntios 14:1), são considerados de mais importância.
- 12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Efésios 4:12,13 1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1
Um caminho sobremodo excelente - (cba)
1 Coríntios 12:31
Isto é, o caminho do amor, descrito no cap. 13.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 12:27-31
O desprezo, o ódio, a inveja e a discórdia são antinaturais nos cristãos. É como se os membros do mesmo corpo não se interessassem uns pelos outros, ou como se lutassem entre si. Assim, condenava-se o espírito orgulhoso e belicoso que prevalecia quanto aos dons espirituais. São mencionados os mistérios e os dons, ou favores dispensados pelo Espírito Santo.
Também os principais ministros, as pessoas capacitadas para interpretar as Escrituras, os que trabalhavam na Palavra e na doutrina; os que tinham poder para curar enfermidades, os que socorriam aos enfermos e fracos, os que administravam o dinheiro dado pela Igreja para a caridade, e administravam os assuntos da Igreja, e os que podiam falar diversas línguas. O que está em uma classe inferior e é o último desta lista, é o poder de falar línguas; quão vão é que um homem faça isso somente para divertir-se ou enaltecer-se!
Observe que a distribuição destes dons não é por igual (vv. 29, 30), coisa que teria tornado toda a Igreja igual, como se o corpo fosse todo ouvido, ou todo olho. O Espírito distribui a cada um como lhe agrada. Devemos estar contentes ainda que sejamos inferiores, e menos que os demais. Não devemos desprezar aos demais, se tivermos dons maiores.
Que abençoada seria a Igreja cristã se todos os seus membros cumprissem o seu dever! Ao invés de cobiçar os postos mais altos, ou os dons mais excelentes, deixemos que Deus nomeie os seus instrumentos, e aqueles nos quais opere por sua providência. Lembremo-nos de que no além não serão aprovados os que procuram postos altos, mas os que forem fiéis à tarefa que lhes foi encarregada, e os mais diligentes na obra de seu Mestre.
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 207
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 1 Coríntios 8:1 1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. 1 Coríntios 14:1,39 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. Mateus 5:6 42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:42 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4