Comentário Bíblico
Adventista
Sim, deveras - (cba)
Filipenses 3:8
Literalmente “não, deveras, portanto”. Paulo pensou não ter tido palavras enfáticas o bastante para expressar a intensidade de suas convicções. Filipenses 3:8 é uma expansão de Filipenses 3:7.
- 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; Filipenses 3:7
Considero - (cba)
Filipenses 3:8
Este verbo se origina da mesma palavra grega utilizada em Filipenses 3:7, mas no tempo presente para mostrar que Paulo continua a considerar seus “ganhos" anteriores como “perdas".
Tudo - (cba)
Filipenses 3:8
Em Filipenses 3:7, ele diz que considerava as coisas mencionadas anteriormente como perda. Neste versículo, vai além e declara que todas as coisas são consideradas como perda. Ele está pronto a renunciar não apenas as coisas que especificou, mas tudo que se pudesse imaginar. Se toda riqueza e honra concebível eram dele, alegremente as repudiaria para ter a Cristo.
Por causa - (cba)
Filipenses 3:8
Ou, "por amor de”, “por motivo de”, “por causa de”. Tudo o mais parecia insignificante diante do valor de conhecer a Cristo pessoalmente.
Sublimidade - (cba)
Filipenses 3:8
Literalmente, “excepcionalidade". Paulo percebeu que o conhecimento pessoal de Cristo sobressaía em valor a todas as outras realizações (ver com. de João 17:3).
Meu Senhor - (cba)
Filipenses 3:8
Há uma afeição calorosa na expressão “Cristo Jesus meu Senhor". Isso aponta a comunhão pessoal entre o apóstolo e o Salvador. Outros títulos dados a Jesus nesta epístola ocorrem com a seguinte frequência: Cristo (18 vezes), Jesus Cristo (9), Cristo Jesus (8), Senhor Jesus Cristo (3), Senhor Jesus (1), Jesus (1) e Salvador (1); além de várias referências a "Senhor”.
Perdi - (cba)
Filipenses 3:8
Do gr. zêmioõ, “causar dano a”, "punir”, utilizado neste versículo no sentido de “perder", "desistir”. O modo verbal grego aponta para o passado, ao tempo da conversão de Paulo quando, por seguir a Cristo, perdeu todas as vantagens herdadas.
Considero - (cba)
Filipenses 3:8
Isto é, continua a considerar, embora a perda tenha ocorrido no passado.
Refugo - (cba)
Filipenses 3:8
Do gr. skubala, “lixo”. A palavra é utilizada tanto para alimentos não aproveitados pelos seres humanos e animais, como para o alimento atirado fora da mesa, sentido mais apropriado aqui. Os judaizantes se julgavam como convivas sentados à mesa do Pai e descreviam os cristãos gentios como cães vorazmente se agarrando ao alimento rejeitado que caía da mesa. No entanto, aqui Paulo reverteu a imagem. Os verdadeiros cristãos estão desfrutando o banquete, e os judaizantes são os cães (Filipenses 3:2), que devoravam os privilégios do nascimento hebreu e da educação, que Paulo renunciou voluntariamente.
Ganhar - (cba)
Filipenses 3:8
Do gr. kerdainõ, relacionado ao substantivo kerdos, "ganho”, que ocorre na forma plural de Filipenses 3:7. Paulo ansiava ter a Cristo para que Ele, por sua vez, o guiasse completamente. A intensidade do desejo é refletida na tripla repetição da palavra "perda" (Filipenses 3:7,8). Ser vencedor em Cristo representa o maior "ganho”.
- 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; Filipenses 3:7 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:7,8
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A ciência mais elevada
Filipenses 3:8
Ver João 17:3; Colossenses 1:19; Apocalipse 3:1. Em Cristo habita toda a plenitude. Ele nos ensina a contar todas as coisas, exceto a perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus nosso Senhor. Esse conhecimento é a ciência mais elevada que qualquer homem pode alcançar. É a soma de toda ciência verdadeira. “Esta é a vida eterna”, declarou Cristo, “para que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” ( Manuscrito 125, 1907 ).
- 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. João 17:3 19 porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, Colossenses 1:19 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Apocalipse 3:1
A estimativa de Paulo sobre a graça de Deus
Filipenses 3:8-10
A justiça que antes ele [Paulo] pensava ter tanto valor agora era inútil aos seus olhos. Sua própria justiça era injustiça. O profundo anseio de sua alma era: "Para que eu possa conhecê-lo, e o poder de sua ressurreição, e a comunhão de seus sofrimentos, sendo feito conforme até sua morte."
Ele saberia por si mesmo o poder da graça do Salvador. Ele confiou em Seu poder para salvar até mesmo aquele que perseguiu a igreja de Cristo. Em sua avaliação, nenhum tesouro poderia se igualar ao valor do dom do conhecimento de Cristo ( Manuscrito 89, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filipenses 3:1-11
Os cristãos sinceros regozijam-se em Cristo Jesus. O profeta a quem o apóstolo parece estar se referindo trata os falsos profetas como cães mudos (Isaías 56:10). Cães, por sua malícia contra aqueles que são fiéis ao Evangelho de Cristo, pois latem para estes e procuram mordê-los. Impõem as obras humanas colocando-as em oposição à fé em Cristo, e Paulo classifica-os como praticantes de iniquidades. São mutiladores, porque rasgam a Igreja de Cristo e a despedaçam. A obra da religião não tem propósito algum se o coração não estiver nela. Devemos adorar a Deus com a força e a graça do Espírito divino. Eles se regozijam em Cristo Jesus, não somente no deleite e no cumprimento exterior. Jamais nos resguardaremos com exagero daqueles que se opõem à doutrina da salvação gratuita, ou que abusam dela.
O apóstolo tivera muitos motivos, como qualquer outro homem, para gloriar-se e confiar na carne. Porém, as coisas que considerou como ganho enquanto era fariseu, e as havia reconhecido, considerou como perda por amor a Cristo. O apóstolo não lhes pedia que fizessem algo além daquilo que ele mesmo fazia; nem que se arriscassem em algo, senão naquilo em que ele mesmo arriscou a sua alma imortal. Ele considera que todas estas coisas nada mais eram que perda quando comparadas ao conhecimento de Cristo, pela fé em sua pessoa e salvação.
Fala de todos os deleites mundanos e dos privilégios exteriores, que buscavam em seus corações um lugar junto a Cristo, ou que pudessem ter a pretensão de alcançar algum mérito e algo digno de recompensa, e considera-os como perda; pode parecer fácil dizer isso, mas o que faria quando chegasse a prova? Havia sofrido a perda de tudo por causa dos privilégios de ser um cristão; não somente os considerava como perda, mas como o lixo mais vil, como sobras que são lançadas aos cães; não somente menos valiosas do que Cristo, mas desprezíveis no mais alto grau quando comparadas a Ele.
O verdadeiro conhecimento de Cristo modifica e transforma os homens, os seus juízos e os seus modos, e faz como se eles fossem novamente criados. O crente prefere a Cristo, sabendo que é o melhor para nós estar desprovidos de todas as riquezas do mundo, do que estarmos sem Cristo e sem a sua Palavra. vejamos a que o apóstolo decidiu apegar-se fortemente: a Cristo e ao céu. Estamos perdidos, sem qualquer justiça própria para comparecer à presença de Deus, porque somos culpáveis. Existe em Jesus Cristo uma justiça que foi preparada para nós, que é uma justiça completa e perfeita. Ninguém poderá ter o benefício dela se confiar em si mesmo. A fé é o meio estabelecido para solicitar o beneficio da salvação. É pela fé no sangue de Jesus Cristo. somos colocados em conformidade com a morte de Cristo quando morremos para o pecado, assim como Ele morreu para o pecado; e o mundo é crucificado para nós, assim como nós somos crucificados para o mundo por meio da cruz de Cristo. O apóstolo está disposto a fazer ou a sofrer qualquer coisa para alcançar a gloriosa ressurreição dos santos. Esta esperança e perspectiva fazem com que ele vença todas as dificuldades de sua obra. Não espera alcançá-lo por seu mérito, nem por sua justiça própria, mas pelo mérito e justiça de Jesus Cristo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 128

Este Dia com Deus, Pág. 198

Para Conhece-lo, Pág. 199

Nossa Alta Vocação, Pág. 19

E Recebereis Poder, Pág. 332
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 30 certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Números 14:30 6 Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:6 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus. Lucas 11:20 10 Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. 1 Coríntios 9:10 19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 1 João 2:19 24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24 18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18 10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, Filipenses 3:10 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:11 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:23,24 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mateus 11:25-27 16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:16,17 21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Lucas 10:21,22 7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. João 14:7,20 3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. João 16:3 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. 8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. João 17:3,8 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 1 Coríntios 2:2 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:4,6 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, Gálatas 1:16 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; 18 sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, Efésios 1:17,18 8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, 9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, 18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Efésios 3:8,9,18,19 2 para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, 3 no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colossenses 2:2,3 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 1 Pedro 2:7 3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; 2 Pedro 1:3 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20 43 E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Lucas 1:43 42 Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, 43 até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. 44 Logo Davi lhe chama Senhor como, pois, é ele seu filho? Lucas 20:42-44 13 E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! João 20:13,28 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; Filipenses 3:7 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:27-29 9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens. 10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis. 11 Até a presente hora padecemos fome, e sede; estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos; 13 somos difamados, e exortamos; até o presente somos considerados como o refugo do mundo, e como a escória de tudo. 1 Coríntios 4:9-13 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. 2 Coríntios 11:23-27 6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. 2 Timóteo 4:6 10 portanto, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e exterminarei de Jeroboão todo homem, escravo ou livre, em Israel, e lançarei fora os remanescentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. 1 Reis 14:10 37 e o seu cadáver será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se poderá dizer: Esta é Jezabel. 2 Reis 9:37 7 contudo, como o seu próprio esterco, perecerá para sempre; e os que o viam perguntarão: Onde está? Jó 20:7 3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora. Malaquias 2:3 44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. 45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; 46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. Mateus 13:44-46 14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; Hebreus 3:14 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Efésios 4:13 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:39 1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: Filipenses 1:1 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Filipenses 3:12
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 128

Este Dia com Deus, Pág. 198

Para Conhece-lo, Pág. 199

Nossa Alta Vocação, Pág. 19

E Recebereis Poder, Pág. 332