Comentário Bíblico
Adventista
Seguramente - (cba)
1 Coríntios 9:10
Do gr. pantõs, “certamente”, “seguramente”, “sem dúvida”. No entanto, Paulo não nega a aplicação literal da lei (ver com. de 1 Coríntios 9:9). Ele faz uma aplicação tão ampla do princípio que, em comparação com a amplitude da aplicação, a interpretação é, por assim dizer, insignificante.
Por nós - (cba)
1 Coríntios 9:10
Paulo aplica essa lei aos que são chamados por Deus para proclamar o evangelho. Pode-se perguntar em que sentido essa norma foi dada por causa do ministério. A resposta mostra que é plano de Deus que todos que honestamente se esforçam tenham direito a uma recompensa. Não que a recompensa seja o principal objetivo do obreiro do evangelho; ele prega porque, como Paulo, não pode fazer outra coisa (ver 1 Coríntios 9:16). Mas o Senhor demonstra Sua terna consideração por Seus servidores. Embora o verdadeiro ministro do evangelho se sinta impelido a trabalhar pela salvação de seu próximo, não se espera que faça isso sem compensação, na forma de apoio material e também de alegria futura (ver Jeremias 20:9; 2 Coríntios 1:14; 1 Tessalonicenses 2:19,20).
- 16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Coríntios 9:16 9 Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais. Jeremias 20:9 14 como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. 2 Coríntios 1:14 19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós? 20 Na verdade vós sois a nossa glória e o nosso gozo. 1 Tessalonicenses 2:19,20
Lavra [...] com esperança - (cba)
1 Coríntios 9:10
Quem cultiva o solo deve se sentir motivado a se empenhar nisso. Para que assim seja, deve ter a esperança e expectativa de que seu trabalho e sua diligência serão coroados de êxito. Deve trabalhar com a segurança de que poderá desfrutar o resultado de seus labores. Quem é obrigado a trabalhar sem essa esperança motivadora se acha em grande desvantagem e é improvável que seja capaz de se esforçar ao máximo. Como pode alguém que não tem a certeza de recehcr uma compensação justa manifestar interesse em seu trabalho? Como se pode esperar que se dedique de forma desinteressada e incansável à tarefa a ele confiada? Como pode estar livre de ansiedade ao pensar nas necessidades de sua família? Se é assim com alguém que se dedica a uma obra secular, não é também verdade no caso daquele que trabalha na vinha do Senhor?
Faça-o na esperança de receber - (cba)
1 Coríntios 9:10
No plano de salvação, Deus emprega muitos instrumentos para a realização de Seus propósitos. Assim como na agricultura, um prepara o solo e o outro faz a colheita, na nobre tarefa de salvar pessoas para o reino de Deus, o Santo Espírito pode usar um para semear a semente do evangelho, e outro para conduzir a pessoa ao batismo (ver 1 Coríntios 3:6,7). Qualquer que seja a parte desempenhada na conversão de uma pessoa para Cristo, a recompensa é a mesma para todos que o Senhor usa para tal tarefa (ver Mateus 20:8-10; João 4:36-38; 1 Coríntios 3:8,14). Assim, o obreiro que lança a semente da verdade tem tanto direito ao sustento material quanto o que, mais tarde, tem o privilégio de fundar uma igreja composta pelos que foram apresentados ao evangelho pelo primeiro obreiro (ver 2 Timóteo 2:6).
- 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:6,7 8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros. 9 Chegando, pois, os que tinham ido cerca da hora undécima, receberam um denário cada um. 10 Vindo, então, os primeiros, pensaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um denário cada um. Mateus 20:8-10 36 Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. 37 Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. 38 Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhaste; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. João 4:36-38 8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 1 Coríntios 3:8,14 6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. 2 Timóteo 2:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 9:1-14
Não é nenhuma novidade que se responda a um ministro de maneira nada amável como retribuição de sua boa vontade para com as pessoas, e por realizarem um serviço diligente e coroado de êxito entre eles. Tinha direito de casar-se como os demais apóstolos, e a reclamar das igrejas o que fosse necessário para a sua esposa e filhos, se os houvesse tido, sem ter que trabalhar com suas próprias mãos para obter recursos.
Àqueles que procuram fazer o bem às nossas almas, deve-se proverlhes a sua alimentação. Porém, Paulo renunciou o seu direito para não impedir seu êxito pelo fato de reclamá-lo. É um dever do povo manter o seu ministro. Podem abrir mão de seu direito como fez Paulo, mas aqueles que negam ou retém o devido sustento transgridem um preceito de Cristo.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 371

Atos dos Apóstolos, Pág. 336

Atos dos Apóstolos, Pág. 344
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Mateus 24:22 4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos 15:4 15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 2 Coríntios 4:15 9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3:9 7 Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: chega-te já, e reclina-te à mesa? 8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás? Lucas 17:7,8 35 Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. 36 Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. 37 Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. 38 Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhaste; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. João 4:35-38 6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. 2 Timóteo 2:6 23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; Romanos 4:23