Comentário Bíblico
Adventista
Como homem - (cba)
1 Coríntios 9:8
A forma da pergunta em grego requer uma resposta negativa. Seria o plano para a manutenção do ministério uma ideia meramente humana?
Talvez existissem os que argumentavam assim e afirmavam que não havia apoio bíblico para tal arranjo.
Não o diz também a lei? - (cba)
1 Coríntios 9:8
A lei de Deus, fossem os dez mandamentos ou as ordenanças da Lei de Moisés, era considerada com grande respeito pelos judeus e pelos cristãos de origem judaica. Ao falar com os judeus, Paulo costumava provar seus argumentos com base no AT. Em 1 Coríntios 9:7, ele demonstrou por meio de raciocínio humano que é justo que a igreja mantenha os ministros do evangelho. Ele prova, a partir de ilustrações do AT, que o mesmo princípio era reconhecido e posto em prática na época do antigo Israel.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 9:1-14
Não é nenhuma novidade que se responda a um ministro de maneira nada amável como retribuição de sua boa vontade para com as pessoas, e por realizarem um serviço diligente e coroado de êxito entre eles. Tinha direito de casar-se como os demais apóstolos, e a reclamar das igrejas o que fosse necessário para a sua esposa e filhos, se os houvesse tido, sem ter que trabalhar com suas próprias mãos para obter recursos.
Àqueles que procuram fazer o bem às nossas almas, deve-se proverlhes a sua alimentação. Porém, Paulo renunciou o seu direito para não impedir seu êxito pelo fato de reclamá-lo. É um dever do povo manter o seu ministro. Podem abrir mão de seu direito como fez Paulo, mas aqueles que negam ou retém o devido sustento transgridem um preceito de Cristo.
- Veja também Dízimos e Ofertas 9:6,8
Patriarcas e Profetas, Pág. 528
"Dai-lhes vós de Comer" 9:6-11O Desejado de Todas as Nações, Pág. 371
Uma Igreja Liberal 9:7-14Atos dos Apóstolos, Pág. 336
Uma Igreja Liberal 9:8-11Atos dos Apóstolos, Pág. 344
|
- Análise em Cadeia 40 Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus. 1 Coríntios 7:40 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. Romanos 6:19 13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 1 Tessalonicenses 2:13 8 Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo. 1 Tessalonicenses 4:8 34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5